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Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 6 Prof

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Apresentação em tema: "Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 6 Prof"— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 6 Prof
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 6 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Gerenciamento do Custo
Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado. Agrega: Planejamento Estimativa Controle de Custos } Previsão Orçamentária

3 Gerenciamento do Custo

4 Gerenciamento do Custo
Abrange: Estimativa de Custos: elaboração de uma aproximação (estimativa) dos custos dos recursos necessários para a conclusão das atividades do projeto.

5 Gerenciamento do Custo
Abrange: Orçamentação: agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos.

6 Gerenciamento do Custo
Abrange: Controle de Custos: controle das mudanças do orçamento do projeto e dos fatores que criam as variações de custos.

7 Gerenciamento do Custo
Gastar menos do que planejado é bom? Gastar mais do que planejado é bom?

8 Gerenciamento do Custo

9 Gerenciamento do Custo
Estimativas de Custo .1 Estimativa análoga: Fazer uma estimativa de custos análoga significa usar o custo real dos projetos anteriores semelhantes como base para estimar os custos do projeto atual. .2 Determinar os valores de custo de recursos: A pessoa que determina os valores ou o grupo que prepara as estimativas deve conhecer os valores de custo unitário, como o custo de um funcionário por hora e o custo do material a granel por metro cúbico, para cada recurso a fim de estimar os custos das atividades do cronograma.

10 Gerenciamento do Custo
Estimativas de Custo .3 Estimativa “bottom-up”: Esta técnica envolve a estimativa dos custos de pacotes de trabalho individuais ou de atividades do cronograma individuais com o nível mais baixo de detalhes. .4 Estimativa paramétrica: A estimativa paramétrica é uma técnica que utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis (por exemplo, metros quadrados em construção, linhas de código em desenvolvimento de software, horas de mão-de-obra necessárias) para calcular uma estimativa de custos para um recurso de uma atividade do cronograma.

11 Gerenciamento do Custo
Estimativas de Custo .5 Software de gerenciamento de projetos: Softwares de gerenciamento de projetos, como aplicativos de software para estimativa de custos, planilhas computadorizadas e ferramentas estatísticas e de simulação, são amplamente usados para auxiliar na estimativa de custos. .6 Análise de proposta de fornecedor: Outros métodos de estimativa de custos incluem a análise de proposta de fornecedor e uma análise de quanto o projeto deve custar.

12 Gerenciamento do Custo
Estimativas de Custo .7 Análise das reservas: Muitos avaliadores de custos incluem as reservas, também denominadas provisões para contingências, como custos em várias estimativas de custos da atividade do cronograma. .8 Custo da qualidade: O custo da qualidade também pode ser usado para preparar a estimativa de custos da atividade do cronograma.

13 Gerenciamento do Custo
Estimativas de Custo .7 Análise das reservas: Muitos avaliadores de custos incluem as reservas, também denominadas provisões para contingências, como custos em várias estimativas de custos da atividade do cronograma. .8 Custo da qualidade: O custo da qualidade também pode ser usado para preparar a estimativa de custos da atividade do cronograma.

14 Gerenciamento do Custo
Orçamentação .4 Reconciliação dos limites de financiamento: A reconciliação exigirá que os cronogramas do trabalho sejam justados para nivelar ou regular essas despesas, o que será realizado colocando restrições de data imposta para alguns pacotes de trabalho, marcos do cronograma ou componentes da EAP no cronograma do projeto.

15 Gerenciamento do Custo
Controle de Custos .1 Sistema de controle de mudanças nos custos: Um sistema de controle de mudanças nos custos, documentado no plano de gerenciamento de custos, define os procedimentos através dos quais é possível realizar mudanças na linha de base dos custos. .2 Análise de medição de desempenho: As técnicas de medição de desempenho ajudam a avaliar a extensão das variações que invariavelmente irão ocorrer. .3 Previsão: A previsão inclui a realização de estimativas ou prognósticos de condições futuras do projeto com base nas informações e no conhecimento disponíveis no momento da previsão.

16 Gerenciamento do Custo
Controle de Custos .4 Análises de desempenho do projeto: As análises de desempenho comparam o desempenho de custos ao longo do tempo, as atividades do cronograma ou os pacotes de trabalho que estouram ou estão abaixo do orçamento (valor planejado), os marcos esperados e marcos atingidos. .5 Software de gerenciamento de projetos: O software de gerenciamento de projetos, como planilhas computadorizadas, é freqüentemente utilizado para monitorar o VP em relação ao CR e para prever os efeitos de mudanças ou variações. .6 Gerenciamento das variações: O plano de gerenciamento de custos descreve como as variações de custos serão gerenciadas, por exemplo, tendo diferentes respostas para problemas importantes ou não.

17 Gerenciamento do Custo
Curiosidades... As estimativas de custos devem ser feitas para os custos diretos e indiretos independente do projeto; Custos indiretos: DGA (Despesas Gerais e Administrativas) Recursos compartilhados entre projetos Terceiros Margem de erro do custo de um projeto: No início do planejamento: -25% e +75% Etapas seguintes: -10% e 25% Final do planejamento: -5% e 10%

18 Gerenciamento do Custo
Curiosidades... Estimativas: Top-down Para geração de valores que tem uma margem de risco alta para erros em custos. Usado para geração de propostas simplificadas e com sabida margem de variação. Bottom-up Para geração de valores que tem uma margem de risco baixa para erros em custo. Usado para geração de propostas detalhadas e com maior planejamento.

19 Gerenciamento do Custo
Curiosidades... Técnica Pert ( Custo Otimista + Custo Pessimista + ( Custo Provável x 4 ) ) / 6 Reserva para riscos: 5%

20 Gerenciamento do Custo
Fluxo de Caixa

21 Gerenciamento do Custo
TRABALHOS Finalizado, enviar para


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