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Subscrição, Fixação de Preços e Gerenciamento de Produtos

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Apresentação em tema: "Subscrição, Fixação de Preços e Gerenciamento de Produtos"— Transcrição da apresentação:

1 Panorama das Seguradoras Brasileiras 2011        Soluções com uso de analíticos para seguradoras
Subscrição, Fixação de Preços e Gerenciamento de Produtos 1 º de Fevereiro, 2011

2 Agenda Gerenciamento de Produtos Desafios e Visão
© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. 2 Agenda Gerenciamento de Produtos Desafios e Visão Fixação de Preços e Decisões de Subscrição Regras Analíticos Preditivos Otimização

3 Gerenciamento de Produto
© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. 3 Agenda © 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. 3 Insurance scores: CBIS and property risk scores Custom models: GAM versus GLM Premium leakage and pre-claims fraudulent detection at underwriting detection activity at underwriting Gerenciamento de Produto

4 Três Desafios Chave para as Seguradoras Perguntas da Vida Real
Gerenciar a carteira de risco Como devemos gerenciar nossos sistema de distribuição de forma a alcançar nossos objetivos estratégicos? Como devemos subscrever e estabelecer os preços nas diversas localidades de forma a garantir uma distribuição de políticas estratégicas e de risco controlado? Como devemos identificar as ofertas adequadas para fazer com que os clientes alcancem crescimento e, ao mesmo tempo, atendam seus objetivos de risco? Elevar a rentabilidade dos clientes De que forma podemos identificar como clientes individuais respondem às novas taxas em combinação com preços competitivos? Como podemos oferecer a clientes individuais o pacote certo de políticas, produtos e serviços de forma a aumentar a retenção e o valor durante o ciclo de vida? Responder à concorrência Como podemos resistir a seguir os concorrentes e focar-nos em clientes rentáveis que são assediados? Como podemos comunicar à organização as ações necessárias para estabelecer um preço mais baixo e competitivo?

5 Visão da Infra-estrutura do Gerenciamento de Produto
Ambiente coeso para configuração, modificação e gerenciamento de produtos Definições de produtos centralizados Configurável Terminologia de negócios Componentes para reutilização de regras Estrutura centralizada de política de dados Serviços configuráveis Subscrição Rating Recomendações de política de usuários Impacto da modelagem de negócios Simulações “E se…” Desdobramento de produto centralizado

6 Gerenciamento de Produto
Encaminhamento dos Desafios do Gerenciamento de Produto: Regras e Analíticos Gerenciamento de Produto Governança Modularidade Reutilização Analíticos Colaboração Desconstrução de produtos e benefícios numa combinação de componentes (para maximizar a reutilização) Uma definição corrente do desenho do produto e dos processos vinculados que rodam múltiplas áreas funcionais Hierarquia produto/componente Resposta otimizada ao cliente Gerenciamento do ciclo de vida do processo & produto Repositório de Regras de Produto e Gerente de Fluxo de Regras Repositório de regras centralizado para armazenagem e gerenciamento de todas as informações necessárias aos participantes do processo e analíticos (gerentes de produto, designers, subscritores, etc.) Aplicações O serviço contata sistemas back-end

7 Ambiente de Gerenciamento de Produto Regras, Analíticos e Otimização
Cenário típico

8 Decisões de Fixação de Preços e Subscrição
© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. 8 Agenda © 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. 8 Insurance scores: CBIS and property risk scores Custom models: GAM versus GLM Premium leakage and pre-claims fraudulent detection at underwriting detection activity at underwriting Decisões de Fixação de Preços e Subscrição

9 Visão de Gerenciamento de Produto Como melhorar com o processo de aquisição
Ponto de Venda/Processo de Novos Negócios Marketing Elegibilidade Subscrição Preço de tabela

10 Processo de Gerenciamento de Pedidos
Visão de Gerenciamento de Produto Ao longo do Processo de Gerenciamento de Pedidos Processo de Gerenciamento de Pedidos FNOL Adjudicação Processo de Pagamento Compensações dos Trabalhadores Veículo Propriedade Confiabilidade Inland Marine Vida & Saúde Um frequente e repetido volume de pedidos pode ser detectado e considerado comportamento abusivo, parte de um sutil esquema de fraude. Repositório centralizado para armazenagem e gerenciamento de todas as regras necessárias aos participantes do processo (investigadores de indenizações, agentes, etc.) Prospective fraud detection – preadjudiciation fraud detection…. Similarly to what we just saw for Underwriting, here we have broken down the claims value chain and highlighted where our solutions can help insurers. It starts at the very first point of contact with an insured about a claim at the First Notice of Loss. Blaze Advisor coupled with the SmartForms web-form tool that I mentioned earlier help to collect the appropriate data about the claim necessary to segment the claims for various prioritization criteria. Also, dynamically based on the information supplied, can determine additional drill down information that is required to make determinations on the claim. This can be done in an online format or by scripting the appropriate questions for the call center agents. Once all data has been collected, the claims are appropriately scored and segmented to be routed appropriately. One example here would be the liklihood of the claim being fraudulent which could require additional investigation. Claims comes in; use Blaze to trigger additional questions needed to assess if that claim is problematic or not Repositório de Regras de Produto e Gerente de Fluxo de Regras Detecção de Fraude/ Reservas Análise Preditiva Repositório de Regras Service calls to Aplicações

11 Visão de gerenciamento de produto Encaminhando a mensagem eficientemente
Ponto de Venda/Processo de Novos Negócios Marketing Elegibilidade Subscrição Preço de tabela Modelos preditivos Otimização Perfil & Segmentação Segmentos voltados para dados com perfis de atitude únicos Mensagens & Experiências mais relevantes Mapear atitudes de segmentos demográficos Otimizar as mensagens em função de atuais e futuros prospects X

12 Resultados de Estudo de Caso
Programa de registro 17.1% Meta sobre seguradoras Meta sobre o programa 36.7%

13 Visão de Gerenciamento de Produto Recomendações Proativas
Ponto de Venda/Processo de Novos Negócios Marketing Elegibilidade Subscrição Preço de tabela Blaze Advisor Modelos preditivos Configuração 1 Com venda cruzada Modelos preditivos ou “Pontuações” Avaliação comercial multidimensional Configuração 2 Com limites mais altos ALTO Configuração 3 Status preferencial

14 Variedade de Fontes de Dados
Poderosas características desenhadas a partir de variedade de dados Bases de dados compartilhados Bases de dados individuais de seguradoras Consumidores Pequenas empresas Dados de Bureaux de crédito Primeiros créditos baseados em modelos de pontuação de seguros foram desenvolvidos e lançados pela FICO em 1993 Pontuações CBIS atualmente são utilizadas por ~95% de todas as seguradoras de veículos e residências dos EUA e ~60% do Canadá Dados de veículos, dados de indenizações, dados de inspeção de propriedade EUA e internacional Ampla variedade de fontes externas de dados Dados transacionais Dados não-estruturados (dados de texto) Issue is how to get palatable! © 1996 Fair, Isaac and Co, Inc. © 1996 Fair, Isaac and Co, Inc.

15 Visão de Gerenciamento de Produto Revisão Automatizada e Subscrição Consistente
Ponto de Venda/Processo de Novos Negócios Marketing Elegibilidade Subscrição Preço de tabela Blaze Advisor Modelos preditivos Modelos preditivos ou “Pontuações” Avaliação comercial multidimensional Recusa Consulta Aprovação automática 1 2 3 4 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 5 6 7 8 9 10 ALTO

16 Projeto de Regras Blaze Advisor
Model Builder para Analíticos Preditivos Identifica os Fatores Mais Preditivos Modelagem Avançada preditiva Constrói e desenvolve modelos preditivos de alta fidelidade utilizando o consagrado approach da FICO, além de sofisticadas ferramentas Desenvolvimento Único Integra-se diretamente com o sistema de repositório de gerenciamento de regras de negócio FICO™ Blaze Advisor® para compartilhar fórmulas e componentes de modelos e permitir um rápido desenvolvimento dentro das regras de projetos Model Builder Projeto de Regras Blaze Advisor

17 Model Builder para Analíticos Preditivos Engenharia de Pontuação
Impondo restrições na pontuação de forma a alcançar diversos objetivos Objetivos Palatabilidade Exigências legais Robustez em momentos de mudanças Ajustar amostras já conhecidas Técnicas de Engenharia Escolha a função de objetivo “correto”– pode ser mais de um Restrições individuais de peso Restrições características Escalabilidade pelos múltiplos modelos Inovações FI em andamento Issue is how to get palatable! © 1996 Fair, Isaac and Co, Inc. © 1996 Fair, Isaac and Co, Inc.

18 Resultados de Estudo de Caso
Variação de Pontuação Relação de prejuízo Ação Troca de Portfolio Lucro Melhor 20% 40.5% Grande desconto 37.6% +266,000 Segundo 20% 48.2% Desconto moderado -8.4% +106,000 Terceiro 20% 53.7% Taxas padrão -8.5% +1,489,000 Quarto 20% 58.2% Moderada sobretaxa -9.2% +3,493,000 Pior 20% 64.9% Grande sobretaxa -6.9% +6,237,000 TOTAL 54.2% 0.9% +11,591,000

19 Distribuição Informação Dados adicionais de políticas
Visão de Gerenciamento de produto Fixação otimizada de preços para atingir objetivos conflitantes Ponto de Venda/Processo de Novos Negócios Marketing Elegibilidade Subscrição Preço de tabela Blaze Advisor Modelos Preditivos Otimização Conversão Modelos Preditivos ou “Pontuação” Otimização de Decisão Aplicação Despesa Distribuição Informação Prejuízo Cobertura Amt Preço de tabela Histórico Financeiro Relação de prejuízo ALTO Indenização Dados Externos Prêmio Comissão Dados adicionais de políticas # de políticas

20 Além das Predições  Analíticos de Decisão
INPUTS DECISÃO RESULTADO (metas, restrições e objetivos) Conversão Aplicação Despesa Distribuição Informação Prejuízo Cobertura Amt Preço de Tabela Histórico financeiro Relação de prejuízo Indenização Dados externos Prêmio Comissão Dados adicionais de apólices # de Apólices Explicitar a modelagem das decisões disponíveis Ampla gama de resultados, restrições e objetivos considerados InterACT 2007 Page 20

21 Decision Optimizer Quatro Passos Fundamentais
MODELAGEM DE DECISÃO Avalia e monitora dados que podem impactar a tomada de decisões Constrói um modelo gráfico para uma ou mais decisões Estabelece relações matemáticas dentro de variáveis chave OTIMIZAÇÃO DE DECISÃO Resolve estratégias de gerenciamento de maximização de lucro Utiliza permutas em restrições para avaliar alternativas DESDOBRAMENTO DE DECISÃO Incorpora estratégias otimizadas ao centro de processamento de soluções imediatamente Gerencia e mantém as estratégias de decisão para responder eficientemente às demandas do mercado e às mudanças REFINO DA DECISÃO Refina estratégias para interpretação, robustez e facilidade de implementação Gerencia o portfólio de riscos em várias dimensões e em diversos níveis alternativos de detalhamento Page 21

22 Analíticos de Decisão Tecnologias de Apoio
Descrição Utilização Otimização de Modelagem e Refino FICO™ Model Builder Analíticos para previsão de comportamento individual futuro Utiliza analíticos para definir árvores de decisão que otimizam a estratégia escolhida Melhoria da avaliação de risco dos clientes Foco em oportunidades de Marketing Melhoria do uso da informação no gerenciamento da carteira FICO™ Decision Optimizer Técnicas de analíticos para identificar as melhores ações ou tratamentos para evitar restrições desnecessárias Simula ofertas de alinhamento de decisão com as estratégias da organização Desenho de estratégias que elevam a rentabilidade, as respostas e outras métricas decisivas Gerencia a carteira de riscos dentro do nível de da agência ou do mercado local Implantação FICO™ Blaze Advisor® business rules management system Software para definição, testes e execução de regras, processos e estratégias Toma decisões instantâneas, consistentes e em tempo real dentro da empresa Page 22

23 Agenda Abertura: Panorama das Seguradoras Brasileiras 2011
© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. 23 Agenda Abertura: Panorama das Seguradoras Brasileiras 2011 Soluções para Seguros com o uso de Analíticos Subscrição, Fixação de Preços e Gerenciamento de Produto Sumário em Grupo/EncerramentoQ&A

24 © 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential.
24 Agenda © 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. 24 Aberto o Debate

25 Tópicos do Debate Um dos desafios mais prementes é trazer novos produtos ao mercado Estratégias de segmentação de clientes—compartilhar aquilo que funciona e aquilo que não A prática de utilização de CBIS, modelos customizado ou ambos—vantagens e desvantagens O uso da Tecnologia de Otimização para Seguros

26 Obrigado! 1º de Fevereiro, 2011


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