A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
UNIDADE 1 Conceitos Fundamentais de Economia

2 Conceitos de Economia Roteiro: Produção de Bens e serviços
Escolha de Bens e Serviços Agentes e Setores Econômicos Sistemas de Organização Econômica Estudo da Economia: divisão de áreas

3 Conceitos de Economia Economia: significado
Estudo de como o indivíduo e a sociedade decidem como irão empregar os recursos produtivos escassos visando a obtenção de bens e serviços, com a finalidade de distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, satisfazendo, deste modo, suas necessidades humanas.

4 Conceitos de Economia Economia e a Área das Ciências Sociais
Estuda o processo de produção e distribuição da riqueza Presentes variáveis quantitativas e qualitativas Preço e quantidade de bens Gosto, preferência, expectativas, valoração

5 Conceitos de Economia Produção de Bens e Serviços: recursos escassos e necessidade infinita Seres humanos são dotados de necessidade ilimitada e os recursos disponíveis para produção são escassos. Sociedade não possui os recursos que gostaria de ter para produzir todos os bens e serviços que necessita.

6 Conceitos de Economia Diferentes tipos de Bens na Economia
Bens Livre: São produzidos sem qualquer esforço na natureza. Ex.: Ar Bens Econômicos: Apresentam esforço humano e são escassos. Ex.: Carros Bens Materiais: São tangíveis e podem ser estocados. Ex.: Roupa Serviços: São intangíveis e não podem ser estocados. Ex.: Serviço médico

7 Diferentes tipos de Bens na Economia
Bens de Consumo não-Duráveis: Não apresentam duração ao ser consumido. Ex: Gasolina Bens de Capital: São utilizados na produção de outros bens. Ex.: Máquinas Bens Intermediários: Precisam ser transformados para atingir seu fim. Ex.: Cimento

8 Conceitos de Economia Escolha e Decisão em Economia
O que e quanto: a sociedade deverá decidir o que produzir, ou seja, se irá produzir automóveis ou alimentos, e em que quantidade deverá ser produzida, dependendo da renda da sociedade e de suas preferências.

9 Escolha e Decisão em Economia
Como produzir: sociedade deverá indicar como serão utilizados os fatores produtivos segundo maior eficiência produtiva, ou seja, deverá decidir se a produção irá ocorrer através do uso de um número maior de mão-de-obra ou de máquinas e equipamentos.

10 Conceitos de Economia Escolha e Decisão em Economia
Para quem: sociedade deverá mostrar quais serão os setores beneficiados por determinados bens produzidos em detrimento de outros, ou seja, deverá decidir se os esforços ocorrerão na indústria ou no campo,entre os mais abastados ou os mais pobres, etc.

11 Conceitos de Economia Agentes Econômicos
Empresas = são os agentes encarregados de produzir e comercializar bens e serviços. Família = os indivíduos e unidades familiares que adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços. Governo = organizações de controle do Estado voltadas à prestação de serviços e a produção de bens.

12 Conceitos de Economia Setores Econômicos
Setor Primário....atividades econômicas da agropecuária Setor Secundário......atividades econômicas da indústria Setor Terciário atividades econômicas do serviço

13 Conceitos de Economia Setor primário:
Lavoura, pecuária, caça, pesca, extração vegetal, reflorestamento, etc. Setor secundário: Petróleo, gás, têxtil, vestuário, calçados, alimentos, metalurgia, etc. c) Setor terciário: Comércio - atacado e varejo, gestão pública, transporte, educação, saúde, etc.

14 Conceitos de Economia Sistemas de Organização Econômica
Economia de Mercado (Descentralizada) Predomínio das forças concorrencias do mercado na alocação dos recursos. Decisão do que, quanto, como e para quem produzir influenciada pelo preço. Não há interferência do Estado no mercado.

15 Conceitos de Economia Economia de Mercado Mista (Intervenção)
Alocação dos recursos na economia é regida pelas leis de mercado, mas com intervenção do governo. Motivos: Realiza investimentos em infra-estrutura - energia, transporte, etc. Controla as variáveis econômicas importantes - juros e câmbio, etc. Fornecer bens públicos - educação, justiça, segurança, etc.

16 Conceitos de Economia Economia Planificada (centralizada)
Decisão do que, quanto, como e para quem produzir definida pelo Estado. Os meios de produção - máquinas, insumos, etc. - são de propriedade do Estado. Estado define a produção e a distribuição dos bens entre a população. Preço é controlado e o lucro é retido pelo Estado.

17 Conceitos de Economia Economia: Divisão de Áreas Microeconomia
Estudo do comportamento dos indivíduos e das empresas, preocupando-se com a formação de preços, funcionamento do mercado, otimização dos recursos, o impacto das mudanças em mercados específicos.

18 Conceitos de Economia Economia: Divisão de Áreas Macroeconomia
Estudo do comportamento da economia em seus agregados nacionais, preocupando-se com o nível de preços, renda nacional, emprego, fatores de produção, taxas de juros e de câmbio e balanço de pagamento.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google