A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Capítulo 14 Grupos Focais

2 O que essas duas posturas epistemológicas diferentes implicam para a análise de dados de grupos focais? Analiticamente falando, o processo grupal pode ser entendido em dois níveis diferentes: (1) intrapessoal, ou seja, os pensamentos, sentimentos, atitudes e valores do indivíduo; (2) intragrupo, isto é, como as pessoas se comunicam e interagem entre si dentro do grupo. A seleção de um método de análise adequado é fundamental para o sucesso de uma investigação com grupo focal, já que as “evidências” estão nas mãos do pesquisador que deve, de alguma forma, traduzi-la de maneira significativa e sensível. O foco no conteúdo implicará alguma forma de análise de conteúdo.

3 O que essas duas posturas epistemológicas diferentes implicam para a análise de dados de grupos focais? A análise de conteúdo pode ser realizada como um exercício qualitativo ou quantitativo, com o segundo fornecendo dados na forma de frequências. O foco no processo implicará alguma forma de análise de processo etimologicamente adequada a esse tipo de base de evidências. As formas de análise de processo são relativamente subdesenvolvidas e dependem muito dos métodos linguísticos, incluindo análise do discurso. É necessário um desenvolvimento analítico no campo que permita ao pesquisador captar conteúdo e processo sem dissociação.

4 Que tipos de problemas logísticos, os quais precisam ser prevenidos quando possível, podem surgir na condução de grupos focais? Quando realizado em ambiente organizacional: Pode ser percebido pelos funcionários como algo conflitante com a organização, apesar das garantias em contrário que podem provocar comportamento defensivo. Percebido potencialmente pelos funcionários como uma oportunidade confidencial para desabafar. Podem surgir questões éticas que terão que ser tratadas explicitamente.

5 Se realizados exclusivamente para investigar conteúdo:
O conteúdo provavelmente será muito influenciado pelo contexto, que precisa ser controlado explicitamente e computado na análise. Por exemplo, grupos totalmente masculinos podem gerar “evidências” diferentes de grupos masculinos/femininos se as questões em discussão forem potencialmente ameaçadoras às identidades masculinas ou evocarem sensibilidade às respostas dos colegas. As respostas individuais terão que ser analisadas a partir da discussão do grupo em contexto. Entretanto, o grupo focal não pode gerar dados que possam ser usados para categorizar, comparar ou generalizar entre indivíduos ou grupos, nem para medir atitudes no sentido convencional de um levantamento ou inventário. As pessoas devem ser vinculadas à questão a ser discutida como uma plataforma para garantir um nível adequado de envolvimento com a discussão do grupo. Muito dependente da habilidade do facilitador para moderar a discussão. Ele deve ter habilidade suficiente para moderar o processo de interação com vistas a otimizar a quantidade e a qualidade do conteúdo gerado pelo grupo focal.

6 Quando realizado exclusivamente ou em parte para investigar o processo:
O papel do facilitador deve ser levado em conta, mesmo que seja um papel “silencioso” ou mínimo, de fundo. Podem surgir questões éticas que terão que ser tratadas (por exemplo, conflito ou hostilidade terão que ser contidos caso saiam do controle). A amostra (principalmente características de coorte) precisa ser selecionada com cuidado. O contexto da discussão em grupo é fundamental para o sucesso da investigação.

7 Que tipos de inovações podem ser possíveis usando o princípio de investigação com grupos focais?
Realizar grupos focais entre pessoas distribuídas no espaço e no tempo Oportunidade rica para análise de processo, bem como análise de conteúdo usando dados linguísticos ao vivo, pela internet. Elaborar o delineamento de grupos focais especificamente para o estudo de diálogos e interações ao vivo em um contexto quasi-naturalista. Introduzir no grupo algo cuidadosamente arranjado para observar o que acontece = por exemplo, divergências intensas.


Carregar ppt "Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google