A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDITORIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDITORIA."— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA

2 PROFESSOR: GIOVANE CASTRO

3 PLT : PROGRAMA LIVRO TEXTO
Auditoria: Conceitos e Aplicações/Attie,William – 4ª edição- São Paulo: Atlas,2009.

4 08/08 = Apresentação do plano de ensino e Introdução à Auditoria
15/08 = FERIADO 22/08 = Fundamentos de Auditoria das Demonstrações Contábeis e Processo Auditorial 29/08 = Normas de auditoria e parecer de auditoria 05/09 =Demonstrações contábeis e princípios fundamentais de contabilidade

5 Aquele que ouve; ouvinte
QUE É UMA AUDITORIA? 1. Cargo ou emprego de auditor. 2. Funcionário ou Terceirizado AUDITOR ? Aquele que ouve; ouvinte

6 Definição de Auditoria
“Auditoria é um exame sistemático e independente para determinar que as atividades e seus resultados estão de acordo com os objetivos planejados.”

7 Definição de Auditoria
“Auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”

8 DEFINIÇÕES Auditado: Empresa privada ou pública.
Auditor: pessoa com competência para conduzir uma auditoria. Equipe Auditora: dois ou mais auditores que conduzem uma auditoria.

9 Critérios de auditoria: grupo de políticas, procedimentos ou requerimentos da auditoria.
NOTA: são usados como referência para comparar uma evidência de auditoria Achados de auditoria: resultados da avaliação das evidências verificadas na auditoria a serem comparados com os critérios de auditoria. NOTA: os achados de auditoria podem indicar conformidade ou não conformidade com os criterios da auditoria ou oportunidades de aperfeiçoamento.

10 Evidências de auditoria: registros, declarações de fatos ou outras informações as quais são relevantes para os criterios de auditoria; são verificáveis. A evidência de auditoria pode ser qualitativa ou quantitativa. Obrigação dos membros da Equipe Auditora de abster-se de divulgar verbal, escrita ou de qualquer outra forma, as informações, evidências e achados de auditoria obtidos antes, durante e depois da auditoria.

11 QUE É UMA AUDITORIA? Na prática, AUDITORIA pode ser definida como:
O procedimento sistemático, independente e documentado que permite uma validação, verificação ou reavaliação de um sistema.

12 VALIDAÇÃO Conjunto de procedimentos cujo objetivo é assegurar que todos os requerimentos legais, estruturais e de processo sejam corretamente identificados pela equipe de auditores e que possam ser controlados de maneira eficaz pelo programa ou sistema proposto.

13 VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.

14 OBJETIVO PRINCIPAL DA AUDITORIA
O objetivo das auditorias é avaliar se a estrutura, funcionamento e processos estão de acordo com o pré-estabelecido pela empresa e com a normas de contabilidade e finanças.

15 OBJETIVOS PRINCIPAIS DA AUDITORIA
Verificar se o programa/operações escritos foram elaboradas com base científica e/ou legal Verificar se o programa/operações escritos estão sendo aplicados na prática obedecendo as normas e critérios adotados pela administração Verificar se a aplicação prática do programa/metas escritos está atingindo os objetivos almejados.

16 exemplos de outros objetivos da auditoria
Propiciar à instituição auditada uma oportunidade para avaliação interna e a melhoria contínua do Sistema Atender aos requisitos da legislação vigente, etc.

17 Por que Auditar ? Auditar é um meio de obter informações de uma maneira independente e imparcial. Normalmente, as auditorias são realizadas, dentre outras, por uma ou mais das seguintes razões: verificar se o sistema da própria organização atende as especificações e se está implementado; comprovar a eficácia do sistema frente a organismos fiscalizadores.

18 AUDITORIA REPRESENTA uma contribuição ao aperfeiçoamento de programas ou sistemas um levantamento sobre as conformidades e não conformidades uma oportunidade de melhoria dos processos um retorno isento e imparcial

19 A AUDITORIA NÃO DEVE SER
Uma forma de espionagem Uma inquisição Uma forma de exercer pressão Uma cobrança de resultados Uma situação de confronto / desconforto

20 AUDITORIA DEVE CONTEMPLAR:
os recursos humanos e materiais disponíveis, a estrutura organizacional, capilaridade do serviço, a capacidade de gerenciamento dos programas e metas da organização.

21 AUDITORIA DEVE CONTEMPLAR:
nível de acompanhamento e padronização das atividades internas e externas, as atividades administrativas,vendas,produção,finanças etc. legislação disponível (contábil,financeira etc..)

22 Classificações das Auditorias
As auditorias podem ser classificadas da seguinte forma: Quanto ao tipo: Auditoria de Adequação Auditoria de Conformidade Quanto à instituição: Interna Externa

23 O ciclo de vida da auditoria
PLANEJAMENTO EXECUÇÃO RELATÓRIO

24 EXERCÍCIOS O que é um auditor ? Qual é a definição de auditoria?
O que são critérios de auditoria? O que são evidências de auditoria? Cite um exemplo de quantitativa. Na prática como pode ser definida a auditoria? Qual o objetivo principal da auditoria? O que representa a auditoria? O que não deve ser a auditoria? 9. O que deve contemplar a auditoria? 10. Como pode ser classificada a auditoria?

25


Carregar ppt "AUDITORIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google