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WORKSHOP: MÍDIAS CORPORTIVAS
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Nova perspectiva da cultura organizacional
Laís Maria Fermino de Souza Marília Luiza Néspoli Ferreira
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Partindo do conceito exposto no texto An introduction to business cultures, cultura organizacional não é somente sobre como os outros vêem um negócio, mas também sobre como os indivíduos dentro de uma organização a entendem.
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Atualmente, observa-se nas relações mercadológicas que há grande preocupação em formar e especializar seus funcionários. Em décadas passadas, os colaboradores eram vistos meramente como mão-de-obra, geradores de lucro. Devido ao contexto da época, na qual as organizações que dominavam o mercado eram baseadas na linha de produção, criando um objeto e somente o vendendo, não era necessário fidelizar seus clientes ou preocupar-se com sua satisfação.
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Com o desenvolvimento tecnológico e a substituição da força humana pelas máquinas, a presença de trabalhadores no processo produtivo não se faz mais tão necessária. Neste contexto, os colaboradores viram como uma oportunidade e nova função a área criativa desse processo e a gestão das relações interpessoais (inclusive organização x clientes). A partir disso, então, observa-se que a prestação de serviço se tornou um campo em ascensão e essencial para a sobrevivência das empresas nos negócios.
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Sob essa nova perspectiva, o cliente tem a sua disposição grande conteúdo. Pode-se, através da internet especialmente, ter contato com diversos serviços e novas tecnologias, por isso, cada vez mais esse público torna-se criterioso ao optar por uma empresa ou outra. Por causa disso, as organizações encontram grande dificuldade em satisfazê-los.
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De modo a tentar amenizar a essa competição mas ainda assim buscando ser líder no mercado, as empresas preocupam-se em diferenciar seu produto ou serviço. Para isso, aplicam-se na cultura organizacional ações que não são vistas para o cliente a princípio, mas depois transparecem a esse público. Um corpo de funcionários motivados e satisfeitos, que vestem a camisa da instituição, trabalha melhor, conquistando seus clientes, o que proporciona mais rendimento para aquela organização.
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Portanto, o departamento de Recursos Humanos procura integrar seus funcionários à cultura organizacional e instiga-los a superar seus próprios serviços. Assim, busca-se cada vez mais a formação desse grupo, proporcionando um serviço mais especializado e de qualidade. Cabe a esse núcleo da empresa propor ações motivacionais, estimulando à autopromoção da especificidade de cada colaborador, e compreender que o desenvolvimento desse público agrega a toda a empresa. Melhorando essa dinâmica interna, a boa comunicação entre funcionários e clientes flui, dessa forma, consegue-se solidificar as relações entre esses públicos, fidelizando os stakeholders.
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Referência An introduction to business cultures. Disponível em: <
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