A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VEGETARIANISMO Trabalho realizado por: Adguela Carvalho N: 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VEGETARIANISMO Trabalho realizado por: Adguela Carvalho N: 1"— Transcrição da apresentação:

1 VEGETARIANISMO Trabalho realizado por: Adguela Carvalho N: 1
Daniela Figueira N: 3 Tº 3TAS

2 INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Higiene, cujo o tema é o vegetarianismo. Ao pesquisar, tivemos a informação que o vegetarianismo é uma dieta mais saudável que o ser humano pode ter. Este trabalho foi feito com o objetivo de aprender e transmitir os conhecimentos adquiridos sobre os vários tipos de vegetarianismo e os constituintes de cada dieta.

3 VEGETARIANISMO É um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Define-se como a prática de não comer qualquer tipo de animal, com sem uso de laticínios e ovos. Exclui todos os tipos de carne ( boi, peixe, porco, frango e outras aves), nem o seus subprodutos (bacon, salsicha, presunto etc.)

4 As razões do vegetarianismo
Uma das principais é o respeito à vida dos animais. A tal motivação ética as crenças religiosas juntamente com os direitos dos animais. Outras motivações estão relacionadas com a saúde, o meio ambiente,  e a economia.

5 Tabela de alimentos consumidos nas principais dietas vegetarianas
Nome da dieta Carne Vermelha e suína Carne branca Ovos Lacticínios Mel Ovolactovegetarianismo Não Sim Lactovegetarianismo Ovovegetarianismo Vegetarianismo Semiestrito Estrito

6 Formas de vegetarianismo
Ovolactovegetarianismo: que exclui todos os tipos de carnes, mas inclui ovos, leite e laticínios. Lacto vegetarianismo: que exclui todos os tipos de carne e também o ovo. Mas é consumido leite e os seus derivados. Vegetarianismo semiestrito: dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel. Vegetarianismo estrito: neste, são excluídos todos os produtos de origem animal, como ovos, laticínios e mel.

7 VEGETARIANISMO Principais Vantagem
Ricas em proteínas, glícidos fibras, magnésio, potássio, acido fólico e antioxidantes (vitaminas C e E); Pobre em gorduras saturadas e colesterol. Principais desvantagem Carência em ácidos gordos ómega 3, vitamina B12, vitamina D, cálcio, selénio, Iodo, ferro, zinco.

8 Refeitório escolar A ideia é colocar uma ementa vegetariana, 1 a 2 vezes por semana ou fazer no mês da alimentação saudável, 1 a 2 ementas Vegetarianas.

9 Ementa de 5 a 9 de Outubro 2ª Feira Sopa: Macedónia de Legumes
Prato 1: Esparguete á Bolonhesa Sobremesa: Fruta 3ªFeira Sopa: Espinafres Prato 1: Lombos de cavala c/ Feijão Frade e Molho Verde Sobremesa: Fruta ou Gelatina 4ª Feira Sopa: Creme de creme de alho francês e couve flor. Prato 1: Massa de carnes 5ªFeira Sopa: Camponesa Prato 1: Abóbora Estofada c/ molho de tomate e arroz Sobremesa: Fruta ou Fruta cozida 6ªFeira Sopa: Juliana Prato 1: Carne de porco Assada c/ Batata

10 Ementa de 2 a 6 de Novembro 2ªFeira Sopa: Macedónia de legumes
Prato 1: Carne picada com esparguete salada Sobremesa: Fruta 3ªFeira Sopa: Grão c/ Lombardo Prato 1: Abrótea Estufada c/cotovelinhos Sobremesa: Fruta Ou Fruta cozida 4ªFeira Sopa: Creme de cenoura Prato 1: Frango assado c/ arroz de cenoura 5ªFeira Sopa: Alho francês Prato 1: Tortilha de atum c/ legumes Sobremesa: Fruta ou leite creme 6ªFeira Nabo c/espinafres Prato 1: Rancho

11 CONCLUSÃO Com este trabalho ficamos a saber mais sobre o vegetarianismo as suas razões, as formas de vegetarianismo e as suas vantagens e desvantagens. E também concluímos que é a dieta mais saudável e que milhares de pessoas já aderiram à mesma, tanto em Portugal como no resto do Mundo.


Carregar ppt "VEGETARIANISMO Trabalho realizado por: Adguela Carvalho N: 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google