A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Necessidades nutricionais na 2ª Infância (3 aos 6 anos)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Necessidades nutricionais na 2ª Infância (3 aos 6 anos)"— Transcrição da apresentação:

1 Necessidades nutricionais na 2ª Infância (3 aos 6 anos)
Saúde Infantil 11ºA1

2 Introdução Neste trabalho pretendemos falar sobre a alimentação das crianças entre os 3 e os 6 anos, todas as necessidades nutricionais e vamos dar o exemplo de 1 ementa escolar.

3 O que é alimentação? Alimentação é o conjunto de hábitos e substâncias que o homem usa principalmente para as suas funções vitais (crescer, reproduzir-se e movimentar-se e regular a temperatura do corpo).

4 O que é alimentação saudável?
Alimentação saudável é o ato de comer bem e de forma equilibrada para que as crianças se consigam desenvolver bem e intelectualmente.

5 Roda dos Alimentos A roda dos Alimentos tem 8 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária. A água assume a posição central na nova roda dos alimentos, por se encontrar em todos os alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida, recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 a 3 litros.

6 Cereais e derivados, tubérculos
Porções Diárias Cereais e derivados, tubérculos 4 a 11 porções 28% Hortícolas 3 a 5 porções 23% Fruta 20% Lacticínios 2 a 3 porções 18% Carnes, pescado e ovos 1,5 a 4,5 porções 5% Leguminosas 1 a 2 porções 4% Gorduras e óleos 1 a 3 porções 2%

7 O que é nutrição? A nutrição é um processo biológico em que os organismos, através de alimentos, aproveitam nutrientes para realizarem as funções básicas, como andar, comer, respirar e muitas mais. Nutrição também pode ser o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e a doença ou o bem estar do ser humano.

8 Vantagens da Alimentação na Escola
As crianças ganham uma maior independência; Existe uma atividade física maior, e um crescimento constante; A alimentação é feita com regularidade; As crianças têm sempre a supervisão de um superior.

9 Intervenção nas Escolas
Desde cedo as crianças devem de ter acesso a informações sobre saúde, alimentação, nutrição e as vantagens do exercício físico; Preferir sempre os alimentos saudáveis e biológicos; Promover as atividades físicas;

10 Almoço Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Pão Pão de mistura Sopa Canja Creme de ervilhas Sopa de cenoura e couve-flor Creme de legumes Sopa de feijão branco Prato Ovos mexidos com cogumelos, arroz de ervilhas e salada de couve-roxa e tomate Salmão gralhado com arroz e salada de alface Esparguete à bolonhesa com salada de alface e cenoura ralada Meia desfeita de bacalhau (bacalhau desfiado, grão, batata, cenoura e repolho) Bifinhos de porco grelhados com arroz de cenoura e juliana de alface Sobremesa Fruta da época Gelatina Bebida Água Existe sempre um prato de dieta disponível

11 Alimentação e a Cultura
Comestível Não Comestível Insetos América Latina, Ásia, África, etc. Europa do Oeste, América do Norte, etc. Cães Coreia, Bélgica, Japão. Europa, América do Norte, etc. Cavalo Europa. Grã-Bretanha, América do Norte, etc. Coelho Europa, Ásia. Rãs França Ásia, etc.

12 Nutrientes específicos a idade pré-escolar
As crianças precisam de um padrão alimentar equilibrado e adequado às suas necessidades que vão variando com a idade. A criança deverá de ter uma distribuição calórica dependendo das suas necessidades energéticas mas sempre com uma alimentação saudável. A criança deve ter uma alimentação variada e integrar todos os grupos da roda alimentar no seu dia a dia, em quantidades adequadas ao seu peso e altura.

13 Necessidades Calóricas

14 Dicas para fazer as crianças comer
As crianças com 5 ou 6 anos estão na fase de estímulos primários, são atraídas por cores, formas, novidades. Nessa fase, os pais podem apresentar diferentes sabores dos alimentos. Nas sopas de legumes, o melhor é esmagar os ingredientes com o garfo, sem passar pelo liquidificador para conservar as fibras dos alimentos.

15  A partir dos 4 ou 5 anos, é normal que a criança não queira beber leite. Algumas populações (como as de origem mediterrânea e africana) têm mais dificuldade em digerir o leite (por causa da lactose), mas isso não ocorre com iogurte, queijos, etc., e assim as crianças podem ter acesso ao cálcio e a vitamina D que a criança precisa.

16 Conclusão Com este trabalho foi possível falar sobre varias formas de alimentação, diferenças de alimentos escolhidos entre várias culturas, as necessidades que uma criança necessita, a constituição da roda dos alimentos e a ajuda que a escola pode dar para que as crianças tenham uma alimentação saudável.


Carregar ppt "Necessidades nutricionais na 2ª Infância (3 aos 6 anos)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google