A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática 2008-2

2 História do Curso de Matemática
1976: criação do Curso de Licenciatura em Ciências nas modalidades Física, Química, Matemática e Biologia. 1986: Licenciatura em Ciências foi reestruturada dando lugar aos Cursos de Graduação em Biologia, Física, Matemática e Química. De 1986 a 2000: O Curso de Graduação em Matemática funcionou com as modalidades licenciatura e bacharelado. 2000: Inicio da habilitação bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional. 2004: o currículo do curso de Licenciatura foi totalmente reformulado para atender às novas diretrizes curriculares para a formação de professores.

3 Estrutura do curso 3 habilitações: Licenciatura em Matemática
Bacharelado em Matemática Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional Os dois primeiros períodos são comuns para as 3 habilitações. No 3o período, o aluno pode optar por uma habilitação ou fazer mais de uma.

4 Estrutura do curso Monografia:
Obrigatória para todas as habilitações, devendo ser impressa, defendida e apresentada para uma banca de 3 professores. Até 09/2008 foram catalogadas 462 monografias, nas mais diversas áreas do conhecimento. As monografias ficam disponíveis para consulta pelos demais alunos na biblioteca setorial.

5 Estrutura do curso

6 Relação candidato x vaga (vestibular)

7 SITUAÇÃO DOS ÚLTIMOS PERÍODOS

8 Situação dos alunos

9 PROPOSTAS PARA MELHORIA DO CURSO DE MATEMÁTICA Em reunião dos Colegiados do Curso de Matemática e do Departamento de Matemática em 28/07/2008 Redução do número de vagas no vestibular (viabilidade?). Entrada no vestibular só no 1o semestre (Redução de vagas no vestibular?). Criação de um curso de Bacharelado em Estatística (Não há consenso). Criação de um mestrado em Matemática (ou uma pós-graduação) (Quase todos professores concordam). Escolha de professores para os dois primeiros períodos (Não há consenso). Divulgação do curso (Rural de portas abertas) (propaganda). Reativar as palestras (seminários temáticos). Voltar com a olimpíada de matemática. Melhorar a biblioteca setorial. Criar a orientação acadêmica Projetos para iniciantes (leitura de livros). Análise de currículo no concurso para monitores. (incluir nos próximos editais).

10 Continuação das propostas
Horário dos primeiros períodos. (Verificar a possibilidade de colocar os primeiros períodos na parte da manhã). Reunião com os professores dos primeiros períodos. Fazer desafios para os alunos. Pensar na geometria analítica. Incrementar a página do curso. Convidar professor externo para palestra na aula inaugural do curso. Pensar em uma disciplina de leitura para o 1o semestre.

11 Resultado Parcial de Pesquisa com Alunos Ativos da Matemática
Alunos ativos em : 326 Resposta de questionários : 110 Questionários analisados : 110 O curso de Matemática foi sua 1a opção no vestibular? Sim Não 28 Qual modalidade é a sua 1a opção no curso: licenciatura bacharelado aplicada estatística 4 Você gosta do Curso de Matemática? Sim Não 9 Você gosta de estudar na Rural ? Sim Não 2

12 Continuação da Pesquisa


Carregar ppt "CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google