A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos
Programa: Escola de Paz Curso: Planejamento, Implementação e Avaliação de Projetos Sociais Encontro: 2º (Novembro / 2004)

2 Elaboração de Projetos: o que é?
Planejamento: atividade do dia-a-dia Método: contínuo e organizado Técnicas: fortalecem nossos planos Resultado: transformar discurso em ação Importância: continuidade na descontinuidade

3 Da Política ao Projeto: A lógica instrumental da ação planejada
Planejar: processo consciente e sistemático de tomar decisões presentes sobre objetivos e atividades a serem buscados no futuro. Níveis de Planejamento: 1. Política 2. Diretriz 3. Objetivo 4. Projeto 5. Programa

4 Níveis de Planejamento: Política
O que é: definição ampla de propósitos comuns de um governo ou de uma organização, estabelecendo linha de orientação para tomadores de decisões subseqüentes, através da forma de um comportamento genérico de uma vontade. Exemplo: “Todas as vezes em que tirar férias, vou viajar” (Marco Orientador).

5 Níveis de Planejamento: Diretriz
O que é: declarações particularizantes e limitadoras com relação a uma política, definindo princípios orientadores quanto ao comportamento dos decisores subseqüentes com relação ao cumprimento da política de referência. Exemplo: “(a) farei duas viagens por cada período de férias; (b) viajarei sempre pelo Brasil; (c) não gastarei mais do que 40% do que tiver em poupança” (Bases de Aderência).

6 Níveis de Planejamento: Objetivo
O que é: expressão de um resultado a ser alcançado, de uma situação desejada a ser buscada e para a qual devem ser operacionalizados recursos, métodos e processos. Exemplo: “Nas próximas férias, passarei 10 dias em Petrópolis (RJ) e depois 10 dias em Salvador (BA)” (Situação Concreta)

7 Níveis de Planejamento: Programa
O que é: conjunto de projetos correlatos e articulados entre si, construídos em torno de um mesmo objetivo de longo alcance. Exemplo: Programa de Férias Projeto 1: Viagem à Petrópolis (RJ) 15/09 à 24/09/04 R$ 3.800,00 Projeto 2: Viagem à Salvador (BA) 05/10 à 14/10/04 R$ 6.200,00

8 Níveis de Planejamento: Projeto
O que é: expressão concreta de um resultado a ser alcançado, contendo definições precisas a cerca de quando, como, para quê e com que meios a ação acontecerá, permitindo a extração de indicadores / medidores de natureza qualitativa e quantitativa; é, portanto, unidade operativa básica da função Planejamento. Dimensões: (1) comunicativa; (2)pedagógica; (3) política; (4) conceitual e valorativa

9 Delimitando o Foco do Projeto: A Situação Problema e os Objetivos
Princípio da Factibilidade: um projeto social de qualidade é sempre factível, pois parte de uma situação problema que, enfrentada de modo direto, pode de fato ser transformada em escala significativa. Princípio do Domínio Técnico: um projeto social de qualidade expressa sólido conhecimento técnico por parte da equipe que o concebe e o opera.

10 Delimitando o Foco do Projeto: Árvore de Problemas
Considere, agora, o momento em que você já tem uma situação problema escolhida, claramente definida a partir do diagnóstico e orientada pelos princípios da factibilidade e do domínio técnico. Aprofundando mais e melhor a análise dessa situação, é preciso trabalhar com causas e conseqüências, formando cadeias de eventos relacionados capazes de permitir plena contextualização da situação problema em um cenário sistêmico e articulado.

11 Delimitando o Foco do Projeto: Árvore de Problemas
Determine o problema focal Determine as causas do problema focal (por que acontece) Determine os efeitos (conseqüências) do problema focal (o que acontece) Construa um diagrama em forma de árvore, indicando a relação de causa e efeito entre os problemas (relação de causalidade)

12 Delimitando o Foco do Projeto: Árvore de Problemas
Efeito (A) Efeito (B) PROBLEMA FOCAL Causa (A) Causa (B)

13 Delimitando o Foco do Projeto: Árvore de Problemas
Para construir sua árvore de problemas você e sua equipe devem pensar nos seguintes passos: Crie o tronco da árvore; Identifique as conseqüências geradas pela situação problema, Identifique as causas da situação problema; Revise as cadeias criadas, testando sua lógica.

14 Delimitando o Foco do Projeto: A estrutura de objetivos
O êxito de um projeto social está na razão direta do quanto seus objetivos agregam valores de clareza e legitimidade. Isso porque é em função do quadro de objetivos traçado que todas as ações do projeto são pensadas, executadas e avaliadas. Assim, os objetivos de um projeto social precisam ser apropriados por todos os atores sociais envolvidos – equipe, parceiros, financiadores e beneficiários.

15 Delimitando o Foco do Projeto: A estrutura de objetivos
A estrutura de objetivos de um projeto compõe-se de: Objetivo geral: é a declaração ampla da transformação social a ser alcançada, diretamente derivado do problema focal e deve ser claro e consistente. Objetivos específicos: é o desdobramento operacional do objetivo geral, ou seja, os resultados pontuais dos quais depende o alcance do objetivo geral. Metas: é uma declaração concreta de resultados esperados, contendo intenções quantitativas ou qualitativas, cronológicas e territoriais. Cada objetivo específico terá, ao menos, uma meta.


Carregar ppt "Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google