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Enfª Rebeca Gusmão Soares

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Apresentação em tema: "Enfª Rebeca Gusmão Soares"— Transcrição da apresentação:

1 Enfª Rebeca Gusmão Soares
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade a Distância Turma 2 – Abril de 2012 Qualificação do atendimento ao usuário portador de Hipertensão e/ou Diabetes na Unidade de Saúde da Família Vila Rosa em Itapetinga, BA. Enfª Rebeca Gusmão Soares Orientador: Grace Fátima Souza Rosa

2 INTRODUÇÃO Qualidade da atenção na Estratégia de Saúde da Família.
Reorganização do trabalho de atenção à saúde das unidades da rede de atenção primária.

3 INTRODUÇÃO Itapetinga - Bahia População habitantes

4 CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO
INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO 12 ESF e 02 PACS Agropecuária Indústria de Calçados Policlínica Hospital CTA

5 Caracterização da USF VILA ROSA
Área de cobertura: habitantes, famílias cadastradas. Situada na SEDE. Possui 12 micro áreas. Equipe de Saúde da Família com ESB – modalidade 1.

6 Caracterização da USF VILA ROSA
Número estimado de pessoas portadoras da doença Diabetes Mellitus: 302 Número de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica: 952

7 Situação do Programa HIPERDIA desenvolvido antes da intervenção:
Atividades desenvolvidas Registro Incipiente ESF não utilizava Protocolo Atenção à SB deficiente Atividades educativas NÃO regulares

8 OBJETIVOS Objetivo Geral
Melhorar a atenção às pessoas portadoras de HAS e DM da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Vila Rosa do município de Itapetinga, Bahia.

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Ampliar a cobertura aos hipertensos e/ou diabéticos; 2. Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa; 3. Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na Unidade;

10 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4. Melhorar o registro das informações; 5. Mapear hipertensos e/ou diabéticos de risco para doença cardiovascular; 6. Realizar ações de promoção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos.

11 Ações nos 4 eixos pedagógicos de forma articulada:
Organização e Gestão do Serviço Qualificação da Prática Clínica Monitoramento e Avaliação Engajamento Público

12 METODOLOGIA Protocolo de Hipertensão Arterial Sistêmica do Ministério da Saúde, 2006.

13 METODOLOGIA Protocolo de Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde, 2006.

14 METODOLOGIA Monitoramento das ações: SIAB Fichas A Ficha espelho
Relatórios do HIPERDIA Planilha de coleta de dados

15 METODOLOGIA Reuniões de estudo com a equipe sobre saúde do hipertenso e/ou diabético. Acolhimento Reuniões de sala de espera Reuniões mensais voltadas à comunidade Caixa de elogios, críticas e sugestões

16 Resultados

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30 Resultados

31 Discussão Importância da intervenção para equipe / serviço / comunidade; Maior adesão ao Programa HIPERDIA; Melhora do registro das informações; Melhor qualidade da atenção à pessoa com HAS e/ou DM com atividades específicas; Capacitação da equipe de saúde - trabalho integrado; Redirecionamento das ações da equipe.

32 Processo de aprendizagem na implementação da intervenção
Aprofundamento de discussões sobre a Estratégia de Saúde da Família. Construção de propostas para a atenção à saúde de forma contextualizada.

33 Processo de aprendizagem na implementação da intervenção
Aproximação dos diferentes saberes e pontos de vista dos atores envolvidos no fazer em saúde – usuários e profissionais da rede. Reconhecimento de recursos e dinâmicas que articulem recursos locais que possam resultar em modificação de indicadores e das realidades de saúde.

34 Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
"Ela está no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para caminhar..." EDUARDO GALEANO, 1994.

35 OBRIGADA!!


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