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PROF. GEORDANO VALENTE RAAD

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Apresentação em tema: "PROF. GEORDANO VALENTE RAAD"— Transcrição da apresentação:

1 PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
RICARDO REIS PROF. GEORDANO VALENTE RAAD

2 BIOGRAFIA Nasceu no Porto (1887); Foi educado num colégio de jesuítas;
É latinista por educação alheia e semi-helenista por educação própria; Profissão: médico; Viveu no Brasil, expatriou-se voluntariamente por ser monárquico; Interesse pela cultura Clássica, Romana (latina) e Grega (helênica); Fisicamente: Um pouco mais baixo, mas forte, mais seco do que Caeiro; de um vago moreno; cara rapada;

3 CARACTERÍSTICAS ESTOICISMO EPICURISMO
Ricardo Reis propõe, pois, uma filosofia moral de acordo com os princípios do epicurismo e uma filosofia estóica: EPICURISMO ESTOICISMO - Busca da felicidade relativa; - Moderação nos prazeres; - Fuga à dor; - Ataraxia (tranquilidade capaz de evitar a perturbação); - Prazer do momento; - Carpe Diem (caminho da felicidade, alcançada pela indiferença à perturbação); - Não cede aos impulsos dos instintos; - Calma, ou pelo menos, a sua ilusão; - Ideal ético de apatia que permite a ausência da paixão e a liberdade; Considera ser possível encontrar a felicidade desde que se viva em conformidade com as leis do destino que regem o mundo, permanecendo indiferente aos males e às paixões, que são perturbações da razão; Aceitação das leis do destino (“... a vida/ passa e não fica, nada deixa e nunca regressa.”);  Indiferença face às paixões e à dor;  Abdicação de lutar; Autodisciplina;

4 HORACIANISMO PAGANISMO
- Aurea mediocritas: a felicidade possível no sossego do campo (proximidade de Caeiro); Culto do Belo, como forma de superar a efemeridade dos bens e a miséria da vida; Intelectualização das emoções;  Medo da morte; Quase ausência de erotismo, em contraste com o seu mestre Horácio; - Crença nos deuses; - Crença na civilização da Grécia; - Sente-se um “estrangeiro” fora da sua “pátria”, a Grécia;

5 CARACTERÍSTICAS ESTILÍSTICAS
- Submissão da expressão ao conteúdo: a uma ideia perfeita corresponde uma expressão perfeita; - Estrofes regulares de verso decassílabo alternadas ou não com hexassílabo; - Verso branco; - Recurso frequente à assonância, à rima interior e à aliteração; - Predomínio da subordinação; - Uso frequente do hipérbato (também conhecido como inversão, consiste na troca da ordem direta dos termos da oração [sujeito, verbo, complementos, adjuntos] ou de nomes e seus determinantes); - Uso frequente do gerúndio e do imperativo; - Metáforas, eufemismos, comparações, imagens; - Usa a inversão da ordem lógica, favorecendo o ritmo das suas ideias disciplinadas;

6 CARACTERÍSTICAS MODERNAS
- Angústia e tristeza - Linguagem e estilo: privilegia a ode (poema destinado a ser cantado, podendo igualmente significar qualquer forma de canto alegre ou triste ou o ato de cantar), o epigrama (composição poética breve que expressa um único pensamento principal, festivo ou satírico, de forma engenhosa) e a elegia (poesia triste, melancólica ou complacente, especialmente composta como música para funeral, ou um lamento de morte).

7 POEMAS A ABELHA A abelha que, voando, freme sobre
Poema em forma de Ode A ABELHA A abelha que, voando, freme sobre A colorida flor, e pousa, quase Sem diferença dela À vista que não olha, Não mudou desde Cecrops. Só quem vive Uma vida com ser que se conhece Envelhece, distinto Da espécie de que vive. Ela é a mesma que outra que não ela. Só nós — ó tempo, ó alma, ó vida, ó morte! — Mortalmente compramos Ter mais vida que a vida. Carpe Diem Versos Brancos Fundador de Atenas e da Civilização Grega (Paganismo) Versos Decassílabos e Hexassílabos; Comparação Uso de Imperativo Medo da Morte

8 ACIMA DA VERDADE Acima da verdade estão os deuses.
A nossa ciência é uma falhada cópia Da certeza com que eles Sabem que há o Universo. Tudo é tudo, e mais alto estão os deuses, Não pertence à ciência conhecê-los, Mas adorar devemos Seus vultos como às flores, Porque visíveis à nossa alta vista, São tão reais como reais as flores E no seu calmo Olimpo São outra Natureza.

9 AQUI Aqui, neste misérrimo desterro Onde nem desterrado estou, habito,
Fiel, sem que queira, àquele antigo erro Pelo qual sou proscrito. O erro de querer ser igual a alguém Feliz em suma — quanto a sorte deu A cada coração o único bem De ele poder ser seu.


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