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Redes Móveis GSM Aferição da Qualidade de Serviço

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Apresentação em tema: "Redes Móveis GSM Aferição da Qualidade de Serviço"— Transcrição da apresentação:

1 Redes Móveis GSM Aferição da Qualidade de Serviço
António Vassalo

2 Sumário Estado do Serviço Telefónico Móvel no 2.º Trimestre de 2006
Preâmbulo Estado do Serviço Telefónico Móvel no 2.º Trimestre de 2006 Objectivo do Estudo Estratégia: transparência do mercado Metodologia Metodologia Seguida Amostra Locais e dimensão da amostra Meios Utilizados Meios Técnicos e Humanos Utilizados nos Estudos Resultados Resultados dos Estudos e Conclusões Futuro… Evolução futura destes Estudos

3 Preâmbulo

4 Redes Móveis Portuguesas
Estatísticas referentes ao 2.º Trimestre de 2006 Assinantes Duração média das chamadas Tráfego de Voz Originado SMS 11,7 milhões 112 segundos 3.000 milhões de minutos 1.640 milhões de chamadas 3.000 milhões

5 Objectivo do Estudo

6 Objectivo do Estudo Aferição da Qualidade das Redes e dos Serviços prestados, ao público em geral, pelos operadores móveis OPTIMUS, VODAFONE e TMN. Realização de testes automáticos extremo-a-extremo (Drive-Tests). Perspectiva de qualidade na óptica do utilizador/consumidor.

7 Metodologia

8 Aspectos Fundamentais
As medições são efectuadas entre um ponto terminal de uma rede móvel e um ponto terminal de uma rede fixa. Medidas extremo-a-extremo As medições são efectuadas em simultâneo, no tempo e no espaço, para os três operadores (OPTIMUS, VODAFONE e TMN), garantindo-se, assim, igualdade de condições de teste. Imparcialidade Os testes são feitos de uma forma totalmente automática, eliminando-se, assim, a subjectividade inerente à intervenção ou decisão humana. Objectividade

9 Aspectos da Qualidade de Serviço
Indicação de que a rede móvel está presente e é possível utilizar os serviços (normalmente corresponde à indicação do nome da rede no visor do equipamento terminal). Acesso à Rede Quando o utilizador pretende utilizar um serviço, o operador móvel deve disponibilizar o mais rapidamente possível o acesso a esse serviço (v.g. estabelecer uma chamada de voz) Acesso ao Serviço Corresponde à Qualidade do Serviço (QoS) durante a sua utilização (v.g. Qualidade Áudio durante uma chamada de voz) Integridade do Serviço Corresponde à forma como termina a utilização do serviço (de acordo ou contra a vontade do utilizador) Manutenção do Serviço

10 Indicadores de QoS (1/6) Verificação dos níveis de sinal. Cobertura

11 Indicadores de QoS (2/6) Acessibilidade Voz
Consiste em verificar a capacidade de estabelecimento e manutenção de chamadas, de uma rede móvel. Acessibilidade Voz

12 Redes Móveis GSM: Aferição da Qualidade de Serviço
22 de Setembro de 2006 Indicadores de QoS (3/6) Consiste em verificar a perceptividade das conversações mediante o estabelecimento de uma ligação com sucesso e durante um período de tempo pré‑definido. É simulada, pelo sistema, uma conversação telefónica entre dois utilizadores. Qualidade Áudio Apesar de a OPTIMUS não ter cobertura em grande parte da ilha, é a rede que apresenta melhores resultados do indicador Qualidade Áudio. JPaiva/DFI2

13 Redes Móveis GSM: Aferição da Qualidade de Serviço
22 de Setembro de 2006 Indicadores de QoS (3/6) Consiste em verificar a perceptividade das conversações mediante o estabelecimento de uma ligação com sucesso e durante um período de tempo pré‑definido. É simulada, pelo sistema, uma conversação telefónica entre dois utilizadores. Qualidade Áudio Apesar de a OPTIMUS não ter cobertura em grande parte da ilha, é a rede que apresenta melhores resultados do indicador Qualidade Áudio. JPaiva/DFI2

14 Indicadores de QoS (4/6) Acessibilidade SMS
Probabilidade de um envio de SMS decorrer com sucesso, ou seja, é a razão entre o número de envios de SMS bem sucedidos (SMS’s recebidas pelo Centro de Mensagens) e o número total de envios efectuados. Acessibilidade SMS

15 Indicadores de QoS (5/6) Tempo de Entrega de SMS
Tempo que decorre entre o envio com sucesso de uma SMS, pelo equipamento terminal de origem, e a recepção dessa mesma SMS, pelo equipamento terminal de destino. Tempo de Entrega de SMS

16 Indicadores de QoS (6/6) Taxa de Entrega de SMS
Relação entre o número de SMS’s que foram recebidas pelo terminal de destino e o número de SMS’s enviadas pelo terminal de origem. Taxa de Entrega de SMS

17 Procedimentos de Realização das Medidas (1/2)
Serviço de Voz Entre terminais das Redes Móveis GSM e terminais de uma Rede Telefónica Fixa; Os equipamentos terminais móveis (1 por operador) deslocam‑se ao longo do trajecto em estudo (utilizadas viaturas com antena exterior); As chamadas são inicializadas alternadamente pelos terminais móveis e fixos; Após o estabelecimento com sucesso de uma chamada, segue-se uma fase de conversação (é simulada uma conversação real) com duração pré-definida (será inferior se a chamada for abandonada ou o tempo de estabelecimento tiver sido longo); Independentemente de quem iniciou a chamada, são feitas medidas de qualidade áudio (MOS) nos dois extremos envolvidos na chamada.

18 Procedimentos de Realização das Medidas (2/2)
SMS Entre terminais da mesma Rede Móvel GSM (Móvel-Móvel Intra-Rede); Os equipamentos terminais móveis (2 por operador) permanecem estáticos em local com adequada cobertura; Os equipamentos terminais funcionam como originadores e receptores de SMS; O intervalo entre envios consecutivos de SMS é de 70 segundos; A janela de tempo para entrega de SMS é de 175 segundos.

19 Dados Recolhidos (1/3) MOS (Mean Opinion Score) Chamadas Encaminhadas
Índice de qualidade áudio de uma comunicação do tipo extremo-a- extremo. Serão obtidos os valores médios por chamada e em cada um dos extremos intervenientes na mesma. MOS (Mean Opinion Score) Chamadas telefónicas estabelecidas com sucesso pela rede e entre os dois extremos em causa (“A chamada atingiu o terminal chamado”). Chamadas Encaminhadas Chamadas telefónicas não estabelecidas pela rede entre os dois extremos em causa (“A chamada não atingiu o terminal chamado”). Chamadas Não Encaminhadas Chamadas telefónicas estabelecidas com sucesso pela rede, mas que foram abandonadas na fase de conversação. Chamadas Abandonadas na Conversação

20 Dados Recolhidos (2/3) Chamadas com Terminação Normal
Chamadas telefónicas estabelecidas com sucesso pela rede e que terminaram de uma forma normal. Chamadas com Terminação Normal Motivos que levaram ao abandono das comunicações: Sem Serviço, Congestão, Falha do Canal Radioeléctrico, etc. Causas do Abandono das Chamadas Indicação do nível de sinal recebido pelo terminal móvel. Nível de Sinal RSSI (Received Signal Strength Indication, em dBm) Pontos onde são efectuadas as medições. Coordenadas Geográficas

21 Dados Recolhidos (3/3) Número total de tentativas de envio de mensagens chamada e em cada um dos extremos intervenientes na mesma. SMS Enviadas Número total de mensagens recebidas pelo terminal de destino, excluindo SMS duplicadas. SMS Entregues Tempo que decorre entre o envio da SMS, pelo terminal de origem, até à sua recepção, pelo terminal de destino. Tempo de Entrega de SMS

22 Amostra

23 Redes Móveis GSM: Aferição da Qualidade de Serviço
22 de Setembro de 2006 Dimensionamento... Locais onde o serviço é mais utilizado: Zonas Urbanas; Eixos Rodoviários; Eixos Ferroviários. Distribuição Geográfica: Todas as Capitais de Distrito; Grande Lisboa; Grande Porto; Açores e Madeira; Principais Eixos Rodoviários e Ferroviários. Nem sempre foi feito assim... Inicialmente foi feita sobreamostragem! JPaiva/DFI2

24 Locais Visados pelo Estudo
33 Aglomerados Urbanos; 11 Eixos Rodoviários (Continente); Eixos Rodoviários de todas as ilhas dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira; 4 Eixos Rodoviários (Chamadas de longa duração); 3 Eixos Ferroviários.

25 Redes Móveis GSM: Aferição da Qualidade de Serviço
22 de Setembro de 2006 Dimensionamento... Análise Estatística: Intervalo de Confiança: 95% Erro Máximo: < 3% Variância: Calculada com base nos resultados de 2004 Nem sempre foi feito assim... Inicialmente foi feita sobreamostragem! JPaiva/DFI2

26 Dimensão da Amostra (por operador)
Redes Móveis GSM: Aferição da Qualidade de Serviço 22 de Setembro de 2006 Dimensão da Amostra (por operador) Horas Chamadas SMS Aglomerados Urbanos 135 / aglom. 6 / aglom. Grande Lisboa 816 35 8.590 168 Grande Porto 398 17,5 8.590 168 Arquipélago dos Açores 1.387 62,5 Arquipélago da Madeira 472 21,5 Eixos Rodoviários (Continente) 1.300 59 Eixos Rodoviários (Longa Duração) 500 50 Na prática, e como também se pretendia aferir a variável cobertura, para um tempo de chamada de 2m40s (110 segundos de conversação). Eixos Ferroviários 1.000 46 Total (2005) 8.072 393 17.180 168 JPaiva/DFI2

27 Meios Utilizados

28 Equipamento de Teste e Medida
Meios Técnicos (1/2) Equipamento de Teste e Medida DATAMAT M366plus 3 cartões SIM 3 linhas telefónicas

29 Meios Técnicos (2/2) Ferramentas de pós-processamento Report Access
GeoReport Mapinfo Viaturas Automóveis (Comboios)

30 Redes Móveis GSM: Aferição da Qualidade de Serviço
22 de Setembro de 2006 Meios Humanos Definição da estrutura e metodologia do estudo; Coordenação dos trabalhos operacionais; Tratamento da informação e elaboração de relatório final com resultados e conclusões: Estudos realizados em 2005 2 Elementos Recolha e pós-processamento de dados: As equipas efectuam a recolha de medidas e o seu pós-processamento. Estudos realizados em 2005 4 Equipas x 2 elementos JPaiva/DFI2

31 Resultados

32 Estudos Realizados (1/2)
2000 2001 2002 2003 2004 Medidas Terreno no Início 31 Jan. 16 Abr. 18 Fev. 3 Nov. 11 Out. Fim 5 Mai. 27 Jun. 20 Jun. 9 Dez. 21 Dez. N.º de Chamadas Efectuadas 23.451 40.037 49.999 14.790 17.210 Horas em Medidas 250h00 560h17 704h05 209h06 259h22 Quilómetros Percorridos Km Km Km 7.842 Km 8.926 Km Publicação dos Resultados Mai. 2000 Set. 2001 Out. 2002 Fev. 2004 (Fev. 2005)

33 Estudos Realizados (2/2)
2005 L. Duração SMS Açor./Mad. Est. Global Eix. Ferrov. Medidas Terreno no Início 9 Mai. 30 Mai. 13 Jun. 19 Set. 15 Nov. Fim 18 Mai. 6 Jun. 13 Jul. 20 Out. 21 Nov. N.º Chamadas/SMS Efectuadas 1.500 51.540 5.578 14.134 3.000 Horas em Medidas 50h00 168h00 84h00 213h00 46h00 Quilómetros Percorridos 4.256 Km ----- 2.749 Km 8.693 Km 2.185 Km Publicação dos Resultados Jul. 2005 Set. 2005 Set. 2005 (Fev. 2006) (Fev. 2006)

34 Resultados QoS-GSM 2005 Chamadas de Longa Duração

35 Chamadas de Longa Duração Eixos Rodoviários
Acessibilidade

36 Chamadas de Longa Duração Eixos Rodoviários
Qualidade Áudio

37 Chamadas de Longa Duração Eixos Rodoviários
Comparação com chamadas de média duração

38 Resultados QoS-GSM 2005 SMS – Serviço de Mensagens Curtas

39 SMS Lisboa e Porto Resultados

40 Acessibilidade e Taxa de Entrega
SMS Lisboa e Porto Acessibilidade e Taxa de Entrega

41 SMS Lisboa e Porto Tempo de Entrega

42 SMS Lisboa e Porto

43 SMS Lisboa e Porto

44 SMS Lisboa e Porto

45 SMS Lisboa e Porto

46 SMS Lisboa e Porto

47 SMS Lisboa e Porto

48 Resultados QoS-GSM 2005 Açores e Madeira

49 Madeira Aglomerados Urbanos
Acessibilidade

50 Madeira Aglomerados Urbanos
Qualidade Áudio

51 Madeira Eixos Rodoviários
Acessibilidade

52 Madeira Eixos Rodoviários
Qualidade Áudio

53 Madeira Comparativo Acessibilidade

54 Madeira Comparativo Qualidade Áudio

55 Madeira Cobertura - Optimus

56 Madeira Cobertura - Vodafone

57 Madeira Cobertura - TMN

58 Açores Aglomerados Urbanos
Acessibilidade

59 Açores Aglomerados Urbanos
Qualidade Áudio

60 Açores Eixos Rodoviários
Acessibilidade

61 Açores Eixos Rodoviários
Qualidade Áudio

62 Açores Comparativo Acessibilidade

63 Açores Comparativo Qualidade Áudio

64 Açores Cobertura - Optimus

65 Açores Cobertura - Vodafone

66 Açores Cobertura - TMN

67 Resultados QoS-GSM 2005 Estudo Global

68 Estudo Global Aglom. Urbanos + Eixos Rodoviários
Acessibilidade

69 Estudo Global Aglom. Urbanos + Eixos Rodoviários
Qualidade Áudio

70 Estudo Global Evolução

71 Estudo Global Evolução

72 Estudo Global Comparativo entre Operadores

73 Estudo Global Cobertura

74 Resultados QoS-GSM 2005 Eixos Ferroviários

75 Eixos Ferroviários Acessibilidade

76 Eixos Ferroviários Qualidade Áudio

77 Eixos Ferroviários Comparativo
Acessibilidade

78 Eixos Ferroviários Comparativo
Qualidade Áudio

79 Eixos Ferroviários Cobertura

80 Futuro…

81 Redes e Serviços Móveis Evolução dos Estudos de Aferição de QoS
Cobertura Voz SMS GSM Cobertura GSM + WCDMA Voz SMS MMS Videotelefonia FTP upload / download Web browsing Videostreaming Ping GPRS UMTS

82 Redes e Serviços Móveis Evolução dos Estudos de Aferição de QoS
Sistema de Teste/Medida e Pós-processamento

83 Redes e Serviços Móveis Evolução dos Estudos de Aferição de QoS
Equipamento terminal móvel utilizado: NOKIA 6680

84 António Vassalo a.vassalo@anacom.pt
Obrigado! António Vassalo


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