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Campanha publicitária

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Apresentação em tema: "Campanha publicitária"— Transcrição da apresentação:

1 Campanha publicitária
Que caminho seguir?

2 1) Conceito ou Tema de Campanha ou Mote.
O conceito é a coluna vertebral onde se constrói a campanha.

3 2) Approch ou Abordagem Approach em inglês significa abordagem. Termo utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o gancho criativo da peça de propaganda. O Approach pode ser racional, se a promessa se baseia em elementos técnicos, ou emocional, que e a abordagem mais usual em publicidade, devido ao poder persuasivo. Isto faz lembrar as vertentes do texto publicitário a apolínea, da razão, e a dionisíaca, da emoção. A primeira convence.  A segunda persuade. 

4 3) Linhas Criativas (ou Caminhos Criativos)
A Linha Criativa é como um estilo, onde o roteirista escolheria, por exemplo, a linha do suspense para o seu filme.

5 Problema/Solução  Quando um produto é criado para resolver um problema, podemos mostrar exatamente essa mecânica ao consumidor em potencial. Apresentamos então a ele o problema e logo em seguida a solução. 

6 Demonstração É ideal quando o produto supera em eficácia o dos concorrentes ou quando é capaz de apresentar um diferencial surpreendente. Às vezes, é a criatividade promocional que converte em surpreendentes as características do produto. O caminho da demonstração não pode ser monótono, visto que deverá ser espetacular e gerar a surpresa. Ex: OMO - lava mais branco.

7 Estimulação  É praticamente o caminho mais adotado para alimentos e bebidas. Mena Barreto refere-se a esse caminho como "o testar na frente do cliente". Consiste em mostrar o produto, bem em primeiro plano, sublimado, de modo que o espectador sinta "água na boca". Se possível, devemos utilizar o movimento pois também excita, como por exemplo o chocolate quente sendo derramado sobre o sorvete, ou as gotinhas d'água correndo pela garrafa de um refrigerante bem gelado. O som também é um estímulo ideal. A sonoplastia que sugere blocos de gelo caindo no copo e em seguida o choque do líquido, aumenta substancialmente a eficácia do anúncio de bebidas refrescantes.

8 Informação Toda mensagem publicitária tem de informar, mas a  Campanha que segue essa linha  apresenta com detalhes o produto. Mas cuidado para não reduzir  o impacto.

9 Comparação  Nós passamos boa parte de nossas vidas tomando decisões, isto é, realizando uma série de comparações sucessivas em nossas mentes para fazermos nossas escolhas. Por isso, a comparação como caminho criativo, quando oferece elementos de contrastes, facilita a decisão do consumidor.

10 Analogia É a relação de semelhança entre duas coisas diferentes, ou seja, a comparação de uma nova ou desconhecida com outra conhecida ou familiar ao consumidor, ou entre o produto e outro objeto. Porém o produto anunciado deverá ficar no foco. Como fazer? Combine o produto com outros objetos, mesmo que essa combinação parece absurda, ridícula ou coisa de doido.

11 Símbolo Visual (ou Imagem Global)
Muitos produtos utilizam mascotes de Marcas que podem ser: animais, personagens, ícones, mitos. A finalidade é que esse símbolo gere uma identidade, uma lembrança e afeto na mente do consumidor. Uma marca é algo abstrato, porém quando associada a um personagem torna-se viva, concreta. Guardamos melhor o concreto do que o abstrato. Um nome que signifique algo é sempre melhor do que um que não tenha significado. Exemplos: O Tigre da Esso; os bichinhos da Parmalat; o baixinho da Kaiser; o Zé Gotinha; Cofap ; Franguinho da Sadia.

12 Onírico Onírico é relacionado a sonho. Algumas campanhas usam par provocar aventura visual.


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