A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTEIRAS Elaboração: Guilherme Alonso Leandro Urtado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTEIRAS Elaboração: Guilherme Alonso Leandro Urtado"— Transcrição da apresentação:

1 ESTEIRAS Elaboração: Guilherme Alonso Leandro Urtado
Denis Alexandre S. Peres Joeberton Gimenes Salles

2 Objetivo Apresentar de maneira bem simples a importância que as esteiras têm no mercado atual para que se atendam as necessidades das empresas em geral, mostrar também alguns modelos que existem e aplicações para cada modelo.

3 Introdução Com o aprimoramento dos processos industriais, cada vez mais se exige rapidez e fabricação do maior número de peças no menor tempo possível. Essa realidade foi iniciada após a Revolução Industrial e principalmente com o modelo fordista de produção.

4 Esteira transportadora numa velha mina de Minério

5 Esteira Desenvolvida em 1900 por Speer e Max Schmidt para Transportar Pessoas

6 Esses equipamentos, além do uso industrial, também podem servir em variados outros contextos. Por exemplo, em aeroportos, as malas são transportadas para dentro do avião com o uso de grandes esteiras motorizadas. Também há em muitos aeroportos e supermercados o uso de esteiras como forma de transportar pessoas.

7 Componentes Correias

8 Tambores Acionamento Retorno Esticador

9 Roletes Transportadores
Roletes de Impacto Roletes de Carga

10 Freios São utilizados para evitar a continuidade de descarga do transportador após o seu desligamento, em situações de emergência ou em caso de controle de aceleração para a partida

11 Esticador de Correia Automático por gravidade A - Tambores de desvio
B - Tambores de esticamento

12 Tripper Manual - Utilizado para pequenas descargas e em alturas baixas, desloca-se sobre o transportador através de manivelas e sua construção é bastante simplificada.

13 Motorizado - Tripper de maior porte que trabalha de maneira automatizada, em descargas de alta capacidade

14 Tipos de Esteiras Plana - A aplicação da esteira transportadora de correia plana ocorre no transporte elevado de carga e descarga de sacarias, como exemplo, carregamento de caminhões.

15 Esteira de Roletes: Os transportadores de roletes podem ser por gravidade ou motorizados, é composto por um conjunto de rolos geralmente cilíndricos e que são acompanhados por um suporte. O funcionamento é aparentemente simples, quando acionado o conjunto de rolos inicia uma rotação em torno do seu eixo iniciando as atividades de movimentação de cargas variadas.

16 Esteira de Roletes Motorizados - São equipamentos que utilizam roletes eletricamente motorizados para o transporte de cargas, como caixas, sem a necessidade do uso de força humana, tornando a movimentação contínua e automática entre estações de trabalho.

17 Esteira Transportadora Flexível de Rodízio Transportadores gravitacionais de rodízios projetados para facilitar a movimentação de embalagens com fundo plano por meio da diferença de altura facilmente ajustável nas extensões dos apoios do transportador.

18 Esteira correia côncava - A correia é apoiada sobre roletes inclinados, montados com cavaletes, fixados ao longo das longarinas do transportador. Devido à grande variedade de aplicações cada caso deve ser analisado levando em conta as características do produto, capacidade e layout onde será instalado.

19 Alguns exemplos de aplicações
(Esteira côncava): Mineração - carvão, pedra, minério de ferro, areia, cal, etc.; Química - sais, enxofre, uréia, adubos, sulfatos, etc.; Alimentícia - Açúcar, sal, farinha, cacau, cereais, etc.; Outras como farmacêuticas, cerâmica e construção civil.

20 Tipos de Esteiras Esteira com Mesa a Vácuo - Esta tem por objetivo além do transporte, garantir a fixação de peças, sem que haja a necessidade da utilização de parafusos e grampos em sua fixação.

21 Tipos de Esteiras Alguns exemplos de aplicações (Esteira Mesa à vácuo): Fixação e movimentação de cargas. Manipulação de peças pequenas e frágeis. Operações que requerem condições de atmosfera limpa. Secagem.

22

23 MANUTENÇÃO Manutenção Preventiva 1 - Estrutura 4 - Roletes
2 - Correias Esticador 3 - Redutor Tambores Manutenção Corretiva 1 – Desalinhamento na correia; 2 - Desgaste Excessivo da Correia ou Quebra da suas Bordas; 3 - Rolos de carga travados.

24 SEGURANÇA E CUIDADOS O fogo representa um perigo real nos sistemas de transporte por esteiras. Causas Mais Comum de Incêndio em Esteiras Transportadoras “Trabalhos a quente” (manutenção); Paradas abruptas no sistema de acionamento; Eletricidade estática; Alimentação das esteiras com material em ignição; Roletes e rolamentos bloqueados; Polias bloqueadas;

25 NORMAS TECNICAS

26

27 Mercado Esteira Transportadora flexível de rodízio
Características do Produto Marca: Kaufmann Valor: R$10.600,00 Dimensões do Produto Comprimento: 10 m Largura: 2.80 m Carga Total: 200 kg

28 Esteira de Correia Plataforma Articulada
Características do Produto Valor: R$18.000,00 Modelo:Correia plataforma articulada termoplástica Material: Perfil de alumínio modular padrão Dimensões do Produto Larguras: 1.03 m Comprimento: 10 m Curvas: Horizontais - 90 e 180 graus Carga Total: 5 kg/metro

29 CONCLUSÃO  Podemos concluir que as esteiras de uma forma geral têm uma grande importância nos processos de fabricação, armazenamento, carregamento, etc., porque alem de agilizar os processos nas indústrias, pode também contribuir com a comodidade das pessoas como, por exemplo, esteiras rolantes. Então deve ser feito um estudo detalhado quando ocorrer a sua necessidade, seja para transporte de cargas ou pessoas, na escolha de qual esteira será a mais adequada para aquela finalidade.


Carregar ppt "ESTEIRAS Elaboração: Guilherme Alonso Leandro Urtado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google