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Composição de Custos de Sistemas de Transporte Público

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Apresentação em tema: "Composição de Custos de Sistemas de Transporte Público"— Transcrição da apresentação:

1 Composição de Custos de Sistemas de Transporte Público
Curso de Transporte Publico Urbano

2 Natureza dos custos Custos Variáveis – são as despesas que variam diretamente com a quilometragem percorrida pelos veículos da frota, tais como: combustíveis lubrificantes rodagem peças e acessórios

3 Natureza dos custos 2. Custos Fixos – são os gastos que independem da quilometragem percorrida pelos veículos da frota, tais como: Custo de capital: depreciação e remuneração Despesas com pessoal Despesas administrativas

4 Custos Variáveis Combustível
Coeficientes de consumo por tipo de veículo em litros/km: Tipo de veículo Limite Inferior Limite Superior Micro 0,20 0,25 Comum 0,35 0,39 Padron 0,45 0,50 Articulado 0,53 0,65 Fonte: Ministerio dos Transportes, Cálculo de Tarifas de Ônibus Urbanos, 1996

5 Custos Variáveis Lubrificantes
Coeficientes de consumo por tipo de veículo em litros/km podem ser apurados para: óleo de motor, óleo de caixa e diferencial, fluído de freio e graxas Alternativamente também se adota um gasto equivalente de 4 a 6% do custo com combustíveis por tipo de veículo

6 Custos Variáveis Rodagem Parâmetros de consumo de
pneus com ou sem câmaras de ar câmaras de ar recapagens protetores Estabelecidos em função de vida útil (em km) e do número de rodas por tipo de veículo

7 Recapagens coeficiente
Custos Variáveis Rodagem – exemplo para pneu radial s/câm Tipo de veículo # Pneus/ Recap por veículo Vida útil em km Pneus coeficiente Recapagens coeficiente Micro 6/12 85.000 0, 0, Comum 6/15 0, 0, Padron Articulado 10/25 0, 0,

8 Custos Variáveis Peças e Acessórios
Coeficiente aplicado como um percentual anual em relação ao valor de um veículo novo (entre 4% e 10%) Rateado pelo PMA – percurso médio anual de cada tipo de veículo

9 Custos Fixos Custo de Capital – Depreciação Depreciação de veículos:
Linear Por soma de dígitos Depreciação de Máquinas, Instalações e Equipamentos Coeficiente recomendado de 0,12% a.a. do valor do veículo convencional novo para cada veículo da frota total

10 Custos Fixos Custo de Capital – Remuneração
Remuneração de veículos: calculada a razão de um percentual anual (12%) do valor do veículo novo deduzido da parcela já depreciada Remuneração de Máq., Inst. Equipamentos: Coeficiente recomendado de 0,48% a.a. do valor do veículo convencional novo para cada veículo da frota total Remuneração de Almoxarifado: Coeficiente recomendado de 0,36% a.a. do valor do veículo convencional novo para cada veículo da frota total

11 Custos Fixos Custo de Pessoal de Operação Categoria Limite Inferior
Fator de Utilização (F.U.): número de empregados por veículo da frota operacional Categoria Limite Inferior Limite Superior Motorista 2,20 2,80 Cobrador Despachantes 0,20 0,50 Fonte: Ministerio dos Transportes, Cálculo de Tarifas de Ônibus Urbanos, 1996

12 Custos Fixos Custo de Pessoal de Operação
Salário Base por categoria (SB) Encargos Sociais (ES) = 64,64% Custo P.O. = ∑ (SBi x Fui) x (1 + ES/100)

13 Custos Fixos Custo de Pessoal de Manutenção e Administração: percentual aplicado sobre o Custo de Pessoal de Operação Categoria Limite Inferior Limite Superior Pessoal de Manutenção 12% 15% Pessoal de Administração 8 % 13% Fonte: Ministerio dos Transportes, Cálculo de Tarifas de Ônibus Urbanos, 1996

14 Custos Fixos Custo de Pessoal
Benefícios: custos indiretos de pessoal tais como: Auxilio alimentação Uniformes Cesta Básica Convênio médico Remuneração de Diretoria Pró-labore de sócios gerentes ou diretores da empresa operadora

15 Custos Fixos Despesas Administrativas Coeficiente Limite Inf
Percentual anual do valor de um veículo convencional novo para cada veículo da frota Fonte: Ministerio dos Transportes, Cálculo de Tarifas de Ônibus Urbanos, 1996 Seguros (obrigatório e de responsabilidade civil) IPVA Coeficiente Limite Inf Limite Sup Despesas Gerais 2% 4%

16 Tributos Impostos, contribuições e taxas que incidem sobre a receita operacional Aplicar as alíquotas sobre a soma de custos fixos e custos variáveis ISS, PIS, COFINS, Taxa de Gerenciamento, outros..

17 Custo Total CT = (CV + CF) / (1 – T/100) onde:
CT = custo total com tributos CV = custo variável total CF = custo fixo total T = soma das alíquotas dos tributos


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