A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA

2 A LDBEN 9394/96 afirma as finalidades da instituição escolar e suas intencionalidades de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural no qual está inserida. Ao indicar as finalidades e intenções da escola, subsidia a construção do Plano Escolar. Indicando finalidades e intenções das práticas escolares e consoante as normas do sistema de ensino, subsidia a construção do Regimento Escolar.

3 Consolida as concepções de ensino-aprendizagem, de escola, de avaliação, entre outras, dos diferentes atores, objetivando tais concepções em práticas concretas através de metas de gestão. Permite a objetivação “da escola que temos e da escola que queremos”, obrigando o estabelecimento de metas e o planejamento de ações para a realização histórica da escola. 

4 PANO ESCOLAR REGIMENTO

5 É o conjunto de normas que determinam os objetivos, a organização e funcionamento da escola, os princípios da gestão democrática, os parâmetros do Plano Escolar , o processo de avaliação institucional e o processo de ensino e aprendizagem, a organização e o funcionamento do ensino e da vida escolar, a composição dos diversos segmentos, as normas de convivência entre os envolvidos no processo pedagógico, sempre de acordo com a Proposta Pedagógica da escola.

6 PLANO ESCOLAR

7 O PLANO ESCOLAR é o documento que traça o perfil da escola, conferindo-lhe identidade própria, na medida em que contempla as intenções comuns de todos os envolvidos, norteia o gerenciamento das ações intra-escolares e operacionaliza a proposta pedagógica

8 Conta com a explicitação de metas de gestão para se alcançar os objetivos da Proposta Pedagógica.
Tais metas são de curto (um bimestre / semestre), médio (um ano / dois anos) e longo (três anos / quatro anos), prazos. As metas são acompanhadas de plano de ação que permita sua concretização. Prevê orçamento financeiro para a realização das ações que permitam a concretização das metas.

9 Contemplará, no mínimo: I - identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, de seus recursos físicos, materiais e humanos, bem como dos recursos disponíveis na comunidade local; II - objetivos da escola; III - definição das metas a serem atingidas e das ações a serem desencadeadas; IV - planos dos cursos mantidos pela escola; V - planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico-administrativa da escola; VI - critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional.


Carregar ppt "PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google