Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
BARBOSA, Rosângela Nair de Carvalho
BARBOSA, Rosângela Nair de Carvalho. Introdução ao estudo da administração e planejamento aplicados ao trabalho do assistente social.
2
Administrar Gerir interesses Particular Público
Equacionar MEIOS e RECURSOS FINS Lucro Bem estar Garantia de Direitos Especialidade Adm. Científica Uso de máquinas Racionalização do trabalho Início: Capitalismo industrial problemas da gerência necessidade de coordenar artesãos. Problema de como tornar o trabalho cooperativo e rentável se resolveu por meio do controle das tarefas e dos trabalhadores.
3
Taylor Trabalho manual / trabalho intelectual.
Fase monopolista do capital PS Estado Serviços públicos. Conhecimentos científicos + Valores: Individualidade Publicização Impessoalidade Igualdade Administração Corpo de saberes e práticas dirigido a fatores como PROCESSO, ORGANIZAÇÃO e RELAÇÕES DE TRABALHO atingir com > sucesso o fim desejado. PLANEJAMENTO Teleologia do trabalho Aprimorado no âmbito da sociedade capitalista
4
Século XIX Planejamento perde a característica de uma simples prática natural dos homens e grupos objeto de ação sistemática e racional. Fayol início do século XX Percursor da Teoria da Adm. Administrar significava olhar para frente – planejamento era a função essencial do Administrador. Estado PS Fordismo / Keynesianismo medidas normativas de organização do trabalho e dos serviços públicos racionalidade e planificação. Ação regulatória e controlista do Estado sobre a sociedade.
5
Planejamento passa a ficar restrito à camada técnica mudança sócio cultural do planejamento racionalidade técnico científica quanto mais a sociedade cresce economicamente, menos participa do planejamento.
6
De que forma este conhecimento interessa ao SS?
Compreender as estruturas laborativas; Demanda do mercado de trabalho; A especificidade da ação do AS envolve funções gerenciais seja assumindo chefias ou na coordenação de projetos sociais escolha de métodos de organização do trabalho; Conhecimentos que contribuem com o conhecimento crítico dos espaços institucionais para escolha das melhores estratégias de ação profissional sistematização da prática profissional.
7
ELEMENTOS CHAVES DO PROCESSO/ FUNÇÕES TÉCNICO GERENCIAIS:
Mobilização de esforços alargar as possibilidades de autonomia profissional. ELEMENTOS CHAVES DO PROCESSO/ FUNÇÕES TÉCNICO GERENCIAIS: Organização do processo de trabalho. Política organizacional de recursos humanos. Relações de trabalho. Organização do trabalho: - Exigência econômica extração do sobretrabalho - Preservação das relações de subordinação.
8
ADM. SS Gestão Social Conjunto de práticas de planejamento, supervisão, coordenação e controle de programas e ações voltadas para a garantia de direitos. Público / Privado / Terceiro setor
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.