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Administração Financeira e Orçamentária

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Apresentação em tema: "Administração Financeira e Orçamentária"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Financeira e Orçamentária
Vídeo-aula VI Contas a Receber Professora Juliana Vital

2 Troca de bens presentes por bens futuros.
CRÉDITO Troca de bens presentes por bens futuros.

3 Razões para a venda a prazo
O difícil acesso ao mercado de capitais por parte dos compradores; Fornece informações aos compradores; Empresas com vendas sazonais têm no crédito um incentivo às vendas regulares; Importante estratégia de mercado.

4 Conceder crédito Vantagens: Aumento das vendas;
Conseqüente aumento no lucro; Maior participação no mercado; Satisfação dos clientes. Desvantagens: Custo com a análise do potencial crédito dos clientes; Custo de oportunidade; Custo com devedores duvidosos; Custo com cobrança; Perda do poder aquisitivo, em ambientes inflacionários

5 O gestor financeiro trata a concessão de crédito como um investimento!
Portanto, deve se ater: Nível de liquidez; Risco; Rentabilidade.

6 Para o comprador Fonte de recursos Considerar: taxas de juros pagas e os períodos de pagamento.

7 Fixa os parâmetros da empresa em termos de venda a prazo.
POLÍTICA DE CRÉDITO Fixa os parâmetros da empresa em termos de venda a prazo.

8 I PRAZO DE CRÉDITO Delimita de quanto tempo disporá o cliente para efetuar o pagamento. Quanto mais longo for o prazo concedido, maior tenderá a ser o investimento em contas a receber.

9 II SELEÇÃO DE CLIENTES Analisa o risco que o cliente produz em face do incremento de vendas e lucros que pode proporcionar.

10 5 C`s do crédito: Caráter Capacidade Capital Colateral Condições

11 III LIMITE DE CRÉDITO Essa decisão deve levar em conta o risco de perda assumido pela empresa, em vista da probabilidade de não-pagamento.; Para estabelecer o limite, deve-se considerar: a capacidade da empresa de conceder, o retorno gerado por tal concessão, os custos envolvidos na operação e as características do potencial cliente.

12 Prazo + Seleção + Limite = Política de crédito

13 Política de Cobrança Abrange toda estratégia da empresa para o efetivo recebimento da venda já realizada.

14 Instrumentos de cobrança
Boletos bancários Cheques pré-datados Cartão de crédito Promessa de pagamento Nota promissória

15 Roteiro de cobrança telefonema: informando o cliente sobre o esquecimento do pagamento; carta e/ou com informações sobre o vencimento da dívida e, posteriormente, propondo uma renegociação; terceirização: contratação de escritório de cobrança; negativação: envio do nome do cliente para os serviços de informação; cobrança judicial.

16 Concessão de desconto Significa um recebimento mais rápido para a empresa do que a média do período de crédito concedido.

17 INDICADORES DO CONTAS A RECEBER

18 PERÍODO MÉDIO DE RECEBIMENTO (PMR)
PMR = 360 DIAS / ROCORE = Nº DE DIAS PMR = (SMCR / TOTAL DE VENDAS A PRAZO) x 360 DIAS = Nº DE DIAS

19 Prazos de crédito concedido pela empresa;
O PMR, para fins de análise, pode ser comparado com os seguintes indicadores: Prazos de crédito concedido pela empresa; Período médio de pagamento; Índices históricos da empresa; Índices da concorrência.

20 Saldo médio em contas a receber (SMCR)
SMCR = (TOTAL DE VENDAS A PRAZO / ROCORE) = R$ SMCR = (TOTAL DE VENDAS A PRAZO / 360 DIAS) x PMR = R$ Analisar o SMCR é um importante indicador dos custos pagos por esse investimento – COP/CDD/CCB

21 Rotação do contas a receber (ROCORE)
ROCORE = 360 DIAS / PMR = Nº de vezes que as vendas a prazo giram no período ROCORE = TOTAL DE VENDAS A PRAZO / SMCR = Nº de vezes que as vendas a prazo giram no período Quanto maior o ROCORE, mais rápido circula os recursos no ciclo operacional e, conseqüentemente, mais líquida estará a organização.


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