A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Geral da Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Geral da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração
Conceitos e Antecedentes Históricos da Administração

2 Administração – 1- condução racional das atividades de uma organização; 2- trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as atividades dentro de uma organização. Organização – entidade social composta de pessoas e recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar objetivo comum.

3 TAREFA BÁSICA DA ADMINISTRAÇÃO
fazer as coisas por meio das pessoas com os melhores resultados.

4 OBJETO DA ADMINISTRAÇÃO A própria atividade organizacional

5 Organizações heterogêneas
Características Tamanhos Estruturas diferentes Objetivos Missão

6 AS 5 VARIÁVEIS DA ADMINISTRAÇÃO
tarefas pessoas tecnologia ambiente estrutura organização (empresas)

7 HABILIDADES REQUERIDAS DO ADMINISTRADOR
Técnicas; Humanas; Conceituais.

8 PRINCIPAIS INFLUÊCIAS HISTÓRICAS
Filósofos Igreja Exército Revolução Industrial Pioneiros e Empreendedores

9 “princípio da prevalência do principal sobre o acessório”
A. FILÓSOFOS Os Gregos – Sócrates, Platão e Aristóteles Preocupação com os problemas políticos e sociais inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Francis Bacon – fundador da lógica moderna; separação do essencial do acidental ou acessório “princípio da prevalência do principal sobre o acessório”

10 René Descartes – método cartesiano.
3.1 – Princípio da dúvida sistemática ou da evidência – não aceita nada como verdadeiro sem evidência (evita prevenção e precipitação) 3.2 – Princípio da Análise de Decomposição – dividir dificuldades em partes menores e resolvê-las separadamente. 3.3 – Princípio da Síntese ou Composição – conduzir nosso raciocínio do mais simples para o mais complexo 3.4 – Princípio da Enumeração ou da verificação – verificar até estar seguro de nada estar errado ou omitido

11 4. Karl Marx O Estado nada mais é do que o fruto da dominação econômica do homem sobre o homem. A história da humanidade sempre foi a história da luta de classes. escravos x senhores plebeus x nobres empregados x patrões

12 IGREJA CATÓLICA Hierarquia de autoridade; Estado Maior (assessoria) Coordenação Funcional

13 EXÉRCITO Princípio da Unidade de Comando; Escala de Hierarquia; Centralização de comando e descentralização da execução; Princípio de Direção; Gerência de Logística.

14 D. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Ruptura das estruturas corporativas da Idade Média; Avanço Tecnológico – transporte, energia e comunicação; Substituição da produção artesanal para a industrial.

15 INÍCIO DO SÉCULO XX Baixo rendimento dos recursos utilizados; Desperdício de materiais; Insatisfação generalizada entre os operários; Alto volume de perdas por decisões mal formuladas; Intensificação da concorrência.

16 ( criadores de impérios )
PIONEIROS E EMPREENDEDORES Estradas de Ferro Rockfeller – petróleo Carnegie – aço Swift e Armour – conservas Guggenheim - cobre ( criadores de impérios )

17 FATORES RELEVANTES PARA O INÍCIO DA TEORIA ADMINISTRATIVA
Desenvolvimento tecnológico – proporcionou crescente número de nações e empresas concorrendo nos mercados mundiais; Livre comércio; Aumento da capacidade de investimento de capital e elevação dos níveis de ponto de equilíbrio; Rapidez do ritmo de mudança tecnológica – torna obsoleto um produto ou reduz drasticamente seus custos de produção; Crescimento dos negócios das empresas.

18 Não me ofereça coisas Não me ofereça sapatos. Ofereça-me a comodidade para os meus pés e o prazer de caminhar. Não me ofereça casa. Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade. Não me ofereça livros. Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento. (continua)

19 Não me ofereça cds. Ofereça-me lazer e a sonoridade da música. Não me ofereça ferramentas. Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas. Não me ofereça móveis. Ofereça-me conforto, estilo e tranquilidade de um ambiente aconchegante. Não me ofereça coisas. Ofereça-me idéias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios. Por favor, não me ofereça coisas (autoria desconhecida)


Carregar ppt "Teoria Geral da Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google