A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 4 DE REDAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 4 DE REDAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 4 DE REDAÇÃO

2 Como Fazer um Bom Texto Dissertativo-Argumentativo
As principais ferramentas para elaborar um bom texto dissertativo- argumentativo são: dominar a escrita formal, o uso de palavras que nomeiam ideias e conceitos, a ausência de temporalidade, o encadeamento de ideias e presença de marcadores argumentativos. O objetivo do texto argumentativo-dissertativo é convencer o receptor das ideias apresentadas pelo autor. Assim, o primeiro passo é buscar conhecimento sobre o tema. Também é preciso ter em mente que argumentar não é informar, mas convencer o leitor por meio de argumentos convincentes, baseados em fatos. O texto dissertativo argumentativo discorre sobre ideias.

3 A construção de um bom texto dissertativo-argumentativo:
Domínio da gramática Conhecimento sobre o tema Compreensão de ideias sobre o tema Exposição das ideias Capacidade de síntese Posicionamento pessoal Desenvolvendo a argumentação

4 Estrutura

5 Tema: É o assunto sobre o qual se escreve, ou seja, a ideia que será defendida ao longo da dissertação. Deve-se ter o tema como um elemento abstrato. Nunca se refira a ele como parte da dissertação. Título: É uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertação. Se não houver verbo no título, não se usa ponto final. Não se deve pular linha depois do título. A colocação de letras maiúsculas em todas as palavras, menos artigos, preposições e conjunções, é facultativa.

6 Uma introdução precisa ser direta, simples e objetiva.
Na introdução o assunto é apresentado, é indicada a situação geral sobre o tema e explicado o porquê da pertinência do mesmo. Uma introdução precisa ser direta, simples e objetiva. – Todo o texto gira em torno da introdução que você elaborou; é nessa introdução que vamos dizer do que o texto vai falar. – O tamanho ideal de uma introdução é de 2 ou 3 frases. – Em cada parágrafo posterior do desenvolvimento, devem ser defendidas as frases elaboradas na introdução. 

7 Exemplos de frases, para o início da introdução:
É de conhecimento geral que … Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa- se … Cogita-se, com muita frequência, de … Muito se tem discutido, recentemente, acerca de … É indiscutível que … / É inegável que … Não raro, toma-se conhecimento, por meio de …, de

8 Desenvolvimento No desenvolvimento é preciso fazer a revisão de pesquisas sobre o tema e são apresentados os argumentos a favor e contrários. Nesse ponto, a tese é fundamentada e, para tanto, são usados os operadores argumentativos. Operadores Argumentativos: Operadores argumentativos são palavras que oferecem o encadeamento dos enunciados. Têm a função de introduzir vários tipos de enunciados e orientam o receptor para determinadas conclusões sobre o assunto. São responsáveis pela coesão do texto.

9 Entenda como funcionam os operadores argumentativos no texto:
Exemplificam o argumento Reforçam o argumento Fazem comparações com a base do argumento Graduam o argumento usando para isso outro argumento Reafirmam o argumento Retificam o argumento Apresentam um argumento contrário Estratégia para desenvolver o argumento: Enumerar Confrontar Exemplificar Indicar as causas Indicar os efeitos Indicar os motivos Indicar as consequências

10 Estratégias no desenvolvimento dos textos:
Exemplos de palavras que nomeiam ideias: trabalho, dever, direito, capacidade, solidariedade, retribuição, satisfação, respeito. Encadeamento de ideias O encadeamento de ideias ocorre nas relações lógicas existentes entre os segmentos que compõem os enunciados relacionando-se por causa, consequência, oposição, conclusão e outros. Conectivos O uso adequado dos conectivos (conjunções) é de fundamental importância para o bom desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo. Os conectivos ligam os termos das orações e não desenvolvem função sintática. Esse instrumento permite ao leitor ter noções sobre o tema e se forem usados de maneira inadequada podem dar ideia contrária ao objetivo de quem escreve.

11 Conclusão A conclusão deve ser bastante elaborada, já que é o desfecho das ideias. Não há a necessidade de repetir/resumir tudo aquilo que já foi dito anteriormente nos outros parágrafos. A conclusão é o espaço para que o autor conclua suas reflexões e faça projeções para o futuro sobre o que pode e deve ser feito a respeito da problemática discutida ao longo do texto. O autor pode dar sugestões de como solucionar ou amenizar os problemas apresentados, expondo de que maneira é possível intervir e melhorar nossas práticas sociais.

12 resumo Introdução (O que dizer/Por que dizer?):
1ª Parágrafo: deixar bem claro qual é o assunto a ser debatido. Concluir o parágrafo de introdução  chamando a atenção do leitor para a relevância do tema, convocando os leitores à reflexão e ao debate. Desenvolvimento: 2ª Parágrafo: insere as informações mais relevantes que selecionou sobre o tema, no primeiro parágrafo do desenvolvimento, o autor pode expor os pontos negativos sobre o tema (se houver) e, no parágrafo seguinte, os pontos positivos (se houver) e vice-versa. Caso o texto seja de caráter argumentativo, o autor deve apresentar seu posicionamento e citar exemplos verídicos que possam comprovar as afirmações e informações sobre o tema e, dessa forma, convencer/persuadir o interlocutor/leitor.

13 3ª Parágrafo: dependendo da quantidade de informações e argumentos sobre determinado tema, o autor pode abrir um segundo parágrafo de desenvolvimento para ampliar a reflexão. Nesse caso, é interessante que o autor mobilize outras vozes no texto, ou seja, fazer citações (diretas ou indiretas) de outros autores para que possa concordar com suas ideias/opiniões ou refutá- las. Conclusão: A conclusão é o espaço para que o autor conclua suas reflexões e faça projeções para o futuro sobre o que pode e deve ser feito a respeito da problemática discutida ao longo do texto. O autor pode dar sugestões de como solucionar ou amenizar os problemas apresentados, expondo de que maneira é possível intervir e melhorar nossas práticas sociais.

14 TEMAS PARA O PRÓXIMO DEBATE...
O CONCEITO DE FAMÍLIA NO SÉCULO XXI. TRANSFOBIA EM DEBATE NO BRASIL. A QUESTÃO DA DEPRESSÃO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE.  O CENÁRIO DA AUTONOMIA DA MULHER BRASILEIRA NOS CASOS DE INTERRUPÇÃO DA GESTAÇÃO. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O FEMINICÍDIO NO BRASIL. A IMAGEM DA MULHER NA SOCIEDADE.


Carregar ppt "AULA 4 DE REDAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google