A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?

3 HABILIDADES SOCIAIS DO TUTOR VIRTUAL: ANÁLISES A APROXIMAÇÕES
Orientador: Adriano Rodrigues Ruiz

4 OBJETIVO DA PESQUISA Fazer aproximações entre as habilidades sociais dos professores, as funções dos tutores virtuais e as habilidades sociais requeridas deste profissional.

5 Apresentar a importância das tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar

6 Relacionar a educação a distância com as tecnologias da informação e da comunicação

7 Situar o tutor entre os profissionais de EAD, identificar suas funções;

8 Compreender o conceito de habilidades sociais e analisar sua influência das habilidades do professor no processo de ensino e aprendizagem e nas relações sociais do contexto escolar;

9

10 ONDE? PESQUISA QUALITATIVA LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO INTERPRETAÇÃO E
INFERÊNCIA ONDE?

11 O TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Cada instituição define a composição de sua equipe levando em conta os objetivos, as demandas do projeto e os recursos disponíveis. Exemplos: Gestora De autores ou conteudistas Pedagógica De design instrucional De arte De monitoria pedagógica Tecnológica

12 ATRIBUIÇÕES DO TUTOR Responsável por ofertar situações de aprendizagem interativas Encorajar as inteligências coletivas Conduzir as discussões Amenizar conflitos Orientar as leituras e procedimentos de estudo Esclarecer dúvidas e ajudar nas produções Auxiliar no desenvolvimento da autoconfiança Suscitar o processo de autoria Fomentar questionamentos.

13 Auxiliar os estudantes a superarem os papéis de receptores da informação e ajudá-los a tornarem-se pesquisadores, exploradores e usuários da informação (MILL et al, 2008).

14 “o docente-tutor é um elemento-chave para o desenvolvimento cognitivo do estudante nas atividades individuais e coletivas ao longo da disciplina”. (MILL et al., 2008, p. 114)

15 o calor humano e o compartilhamento.
A comunicação entre tutor e alunos deve ser clara, objetiva e possibilitar a aproximação, o calor humano e o compartilhamento.

16 Del Prette e Del Prette (2001, p. 31)
HABILIDADES SOCIAIS “o termo habilidades sociais refere-se à existência de diferentes classes de comportamentos sociais no repertório do indivíduo para lidar de maneira adequada com as demandas das situações interpessoais”. Del Prette e Del Prette (2001, p. 31)

17 expressão de sentimento positivo de trabalho empáticas
HABILIDADES SOCIAIS civilidade expressão de sentimento positivo de trabalho empáticas Assertivas, de direito e cidadania automonitoria comunicação

18 Ano Artigos Dissertações Teses Total 1996 02 -- 1997 1998 2005 01 2006 2007 2008 2009 04 2010 2011 2012 2013 2014 13 07 03 23

19 ESTUDOS SOBRE HABILIDADES SOCIAIS DO PROFESSOR POR NÍVEL DE EDUCAÇÃO
Artigos Dissertações Teses Total Ed. Infantil e Ens. Fundamental 01 --- Ens. Fundamental 03 04 08 Ens. Fundamental e Ed. Especial Ens. Fundamental e Ens. Médio 02 -- Ed. Infantil ao Ens. Superior Ens. Superior 09 06 17

20 PROGRAMAS DE TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DO INDÍVIDUO DE SE RELACIONAR COM O OUTRO DE MANEIRA PRODUTIVA E SATISFATÓRIA AMPLIA O REPERTÓRIO DA HABILIDADES SOCIAIS DO INDIVÍDUO

21 Criar um ambiente de comunicação fácil e confortável contribui para que o participante não se sinta isolado dos colegas (TELES, 2009)

22 Gratificar Pedir e dar feedback Elogiar
HABILIDADES SOCIAIS DE COMUNICAÇÃO Fazer e responder perguntas Pedir e dar feedback Gratificar Elogiar Iniciar, manter e encerrar conversação

23 feedback é um elemento crítico para reforçar o aprendizado
Feedback: mecanismo de regulação de desempenho que geram determinados resultados feedback é um elemento crítico para reforçar o aprendizado o feedback adequado para cada situação irá auxiliar o aluno a ter uma compreensão necessária do assunto estudado certos tipos de feedback podem despertar maior ou menor reação nos alunos

24 REFERÊNCIAS

25 MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!


Carregar ppt "Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google