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Reunião com os Coordenadores dos Cursos de Graduação da Unimontes

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Apresentação em tema: "Reunião com os Coordenadores dos Cursos de Graduação da Unimontes"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião com os Coordenadores dos Cursos de Graduação da Unimontes
Março/ 2008 Pró-Reitoria de Ensino

2 Projeto Político-Pedagógico

3 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
EIXOS INTEGRADORES: A organização pedagógica do curso envolve a Rede de Formação, constituída pelos coordenadores, professores, acadêmicos, e se efetiva na articulação entre os diversos sujeitos e o contexto social . Dimensão de interdependência na organização curricular: Eixo Transversal (a ser definido pelo curso); Eixos Integradores (por período – também a ser definido pelo curso); Núcleos/Dimensões Formadoras. Essa organização apresenta temas/assuntos inter-relacionados, vinculados à realidade, construídos na relação participativa de pesquisa, reflexões, debates e produções acadêmicas, superando, assim, a estrutura disciplinar.

4 Dimensões Formadoras:
Formação Humanística/Artística/Científica - Currículo Inicial Humanista: formação do pensamento crítico, autônomo e amplo. Trata da criação e produção crítica do conhecimento humano, objetivando resgatar a produção criativa da ciência, da arte e da cultura como potencial articulador tecnológico, estético e também econômico na criação de redes de solidariedade intercultural. Forma, enfim, para a integração social e cultural entre povos e nações, firmemente comprometida com o ideário de justiça, eqüidade e paz. Organização do Processo Educativo – trata da construção dos domínios, competências e habilidades necessárias à formação de um profissional que compreenda as relações e mediações decorrentes da organização social, buscando desenvolver potencialidades para exercer sua profissão e relacionando possibilidade de intervenção social subsidiada pela reflexão, com vistas a mudanças substanciais na comunidade, na cidade e, conseqüentemente, no nosso país. Organização do Processo Social – relaciona-se à possibilidade de intervenção social, subsidiada pela reflexão que tem como partida a prática, buscando desenvolver suas potencialidades para exercer sua profissão também, com vistas a mudanças substanciais na comunidade local, na cidade, e, conseqüentemente, no nosso país.

5 10.2. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR HORIZONTAL
Períodos NÚCLEO/ DIMENSÃO FORMADORA - Formação Humanística, Artística, Científica. NÚCLEO/ DIMENSÃO FORMADORA - Organização do trabalho Profissional processo social EIXO INTEGRADOR EIXO TRANSVERSAL < definir as disciplinas que irão compor esse núcleo, nesse período> <Definir tema, por período, para integrar as disciplinas, <Definir tema para integrar o curso> Definir tema, por período, para integrar as disciplinas, objetivando atingir o eixo transversal >

6 Atividades Acadêmico-Científico Culturais - AACC

7 LICENCIATURAS Resolução CNE/CP N° 2 – 19/2/2002 Parecer CP/CNE N° 28/2001
Atividades Acadêmico-Científico Culturais integrantes do currículo pleno dos cursos correspondem a 200 (duzentas) horas, carga horária que pode ser cumprida pelo aluno durante todo o curso de graduação; As Atividades Acadêmico-Científico- Culturais não precisam estar vinculadas a nenhum período da matriz curricular; Os alunos que ingressarem no curso, por transferência ou reingresso, ficam também sujeitos ao cumprimento da carga horária estabelecida para AACC, podendo solicitar à Coordenação do Curso o aproveitamento da carga horária cumprida na Instituição de origem;

8 A escolha das atividades Acadêmico-Científico Culturais é de responsabilidade exclusiva do aluno, considerando-se que a sua finalidade é o enriquecimento do currículo pleno do curso, que irá permitir ampliação de seus conhecimentos, tendo como objetivo a formação integral do profissional; Estas atividades devem contar com a orientação de um professor e serem previstas no PPP de cada curso.

9 As atividades Acadêmico- Científico – Culturais podem ser divididas em quatro blocos:
Atividades científicas: elaboração de projetos de pesquisa, de relatórios, de publicações na área; participação em seminários, encontros e conferências promovidos pela Instituição ou por outras instituições na sua e em outras áreas de conhecimento; organização de eventos acadêmicos.

10 Atividades socioculturais: visitas culturais a instituição de caráter filantrópico; cultural e de lazer; públicas do Poder Legislativo; do Executivo e do Judiciário; as instituições federais, estaduais e municipais; a organizações não governamentais e prestadoras de serviços comunitários (com elaboração de relatórios e supervisão dos professores). Atividades acadêmicas: participação em intercâmbio ou convênio cultural; participação em oficinas pedagógicas e em outras atividades de cunho educacional; monitoria; desenvolvimento de material didático (apostilas, slides, transparências, vídeos, entre outros); concursos de monografia. Assistência à defesa de dissertações de mestrado e teses de doutorado;

11 Atividades diversas: participação como voluntário em atividades de caráter humanitário e social e/ou em projetos de extensão.

12 OBSERVAÇÃO: os cursos de bacharelado que exigem atividades complementares podem adotar os mesmos parâmetros sugeridos para as licenciatura, exceto quanto à carga horária (Definidas pelas Resoluções CNE 02 e 03/2007).

13 Atribuições do professor de AACC
Orientar os acadêmicos quanto às formas, possibilidades e realização/comprovação destas atividades; Promover atividades; Divulgar eventos e atividades; Instigar os alunos a participarem dos eventos institucionais e outros; Verificar a pertinência do evento com a formação do acadêmico; Registrar as atividades e carga horária cumpridas, a vista dos comprovantes apresentados (certificados, declarações).

14 Atribuições do Coordenador de Curso em relação ao AACC:
Acompanhar o desenvolvimento do trabalho do professor de AACC; Encaminhar ao professor de AACC, o diário da turma no início do semestre, assim como recebê-lo no final de cada semestre; Ao final do curso entregar, na Secretaria Geral, o diário completo; OBSERVAÇÃO: A aprovação do acadêmico nas AACC decorrerá apenas do cumprimento da carga horária total a ser lançada ao final do curso, conforme estabelecida no PPP.

15 Informes Gerais:

16 Capacitação para uso do diário eletrônico:
De 10 a 19/3 – Capacitação do campus MOC De 24/3 a 08/04 – capacitação nos outros campi A partir do dia 14/4 – Plantão permanente no CCH (convocar os professores de departamentos de outros centros que atuam no curso) Data para protocolo dos Projetos Pedagógicos na Câmara de Graduação: 04/04 Formulário para o Plano de Ensino Formulário para o Projeto Pedagógico


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