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O Caso do Projeto de Formação de Tecnólogos em Gestão Pública do Governo do Rio Grande do Norte 1.

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1 O Caso do Projeto de Formação de Tecnólogos em Gestão Pública do Governo do Rio Grande do Norte 1

2 2 As mudanças percebidas pelos servidores na forma como executam o trabalho podem ser atribuídas à participação em projetos de formação tecnológica em gestão pública no Estado do Rio Grande do Norte?

3 3 Geral: identificar a percepção dos servidores sobre as mudanças produzidas na execução do trabalho, a partir da participação no Curso de Tecnólogo em Gestão Pública do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, para identificar habilidades, competências e interesses desenvolvidos a partir de projetos formativos e que possam contribuir para a melhoria do desempenho das organizações públicas.

4 Instrumento de formação e desenvolvimento de servidores públicos em diferentes esferas dos poderes executivo, legislativo e judiciário (Pacheco, 2002) 4

5 Instrumento de mudança na prestação dos serviços público à sociedade, onde as novas teorias de ensino e aprendizagem suportem o processo de aprender (Guerra, 2010 a) 5

6 Formar servidores com competência para atuarem como gestores públicos, com perfil profissional esperado para melhoria na prestação de serviços, desenvolvendo sua capacidade de adaptação às novas realidades (SEARH, 2006) 6

7 Capacitação de servidores naquilo que se constitui tarefa diária dos diferentes setores Busca constante da qualidade do serviço público através do aumento da capacidade de inovação da equipe, através do aperfeiçoamento da prestação dos serviços, traduzido como atitude de respeito com o cidadão Manutenção dos recursos humanos atualizados no que tange a suas competências essenciais Manutenção de um programa de educação continuada, da busca do gerenciamento da carreira e do domínio da tecnologia da informação como ferramenta necessária para a gestão do serviço público Vivência e conhecimento de experiências inovadoras e novos modelos de gestão pública 7

8 8 Abordagem Quantitativa Pesquisa Aplicada Pesquisa Descritiva Pesquisa de Campo População: 150 alunos Amostra: 118 alunos Erro Amostral: 4,18% INSTRUMENTO E PROCESSO DE PESQUISA POPULAÇÃO E AMOSTRA Descrição do perfil dos pesquisados Satisfação com o curso Avaliação da mudança no trabalho TIPOLOGIA DA PESQUISA ANÁLISE DOS DADOS Formulário com 47 Questões 1º Bloco – Grau de Satisfação 2º Bloco – Percepção do Aluno 3º Bloco – Perfil do Aluno Tabulação e Análise

9 Sexo 9

10 Idade 10

11 Tempo de serviço 11

12 Custeio total pelo governo 12

13 Cobrança da Contrapartida Financeira dos desistentes 13

14 Climatização – 90% de aprovação Acessibilidade ao Corpo Diretivo – 90% de aprovação Formas de Transmissão do Conteúdo – 87% de aprovação Relevância dos Temas Abordados – 86% de aprovação Horário das Aulas – 90% de aprovação Valor da Contrapartida – 90% de aprovação Grade Curricular – 71% de aprovação 14

15 Média : 8,85 Média de Aprovação: 82% 15

16 Motivação (20) – 99% de Concordância Tomada de Decisões Técnicas (3) – 98% de Concordância Postura de Liderança (2) – 97% de Concordância Trabalho em Equipe (4) – 97% de Concordância Perspectiva mais Ampla (8) – 97% de Concordância Importância para Sociedade – (9) – 97% de Concordância Desempenho da Atividade Profissional (14) – 58% de Concordância 16

17 Concordância > 90% - 15 variáveis Concordância > 80% - 21 variáveis Favoráveis Líquidos - 84% (concordância – Discordância) Visão Geral da Melhoria no Trabalho – 8,8 17

18 18

19 Importância para Sociedade (9) Trabalho mais Organizado (10) Papel do órgão para a Sociedade (11) Papel do Estado (12) Melhoria na Qualidade do Trabalho (17) 19

20 Conhecimento Utilizado na Prática (1) Redução dos Tempos (6) Planejamento das Atividades Profissionais (7) Perspectiva mais ampla (8) Maior Visibilidade (13) Melhoria na Qualidade do Trabalho (18) Mudanças nas Rotinas de Trabalho (21) 20

21 Aplicação Prática do Curso (15) Redução dos erros no Trabalho (16) Motivação no Trabalho (19) Confiança na Execução do Trabalho (20) 21

22 Postura de Liderança (2) Tomada de Decisões Técnicas (3) Trabalho em Equipe (4) Capacidade de Planejamento (22) 22

23 O Curso alcança o Servidor Típico Satisfação: Aspectos Locacionais Acessibilidade ao Corpo Diretivo Horário Valor da Contrapartida Financeira 23

24 Fator Contribuição para Sociedade Representa o Resgate do Servidor da Sociedade Vem de encontro tanto com os Objetivos do Curso quanto com os Postulados da NGP O Estado Brasileiro precisa Repensar o Significado da Liderança para Formulação e Implementação das PP 24

25 ABRUCIO, F. L. O impacto do modelo gerencial na administração pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Cadernos ENAP, n.10, Brasília, 1997. DENHARDT, R. B. Teorias da administração pública. São Paulo: Cengage Learning, 2010. FADUL, É.; SOUZA, A. R. Analisando a interface entre o gerencialismo, a criação das agências reguladoras e a inovação institucional. In.: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2009. HOOD, C. The new public management in the 1980s: variations on a theme. Accounting, Organizations and Society, v.20, n.2/3, p. 93-109, 1995. MENESES, P.; ZERBINI, T.; ABBAD, G. Manual de treinamento organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2010. OSBORNE, D.; GAEBLER, T. Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. 2.ed. Brasília: MH Comunicação, 1994. PACHECO, R. S. Escolas de governo como centros de excelência em gestão pública: a perspectiva da ENAP – Brasil. Revista do Serviço Público, ano 53, n. 1, p. 75-88, 2002. POLLITT, C. Justification by works or by faith?: evaluating the new public management. Evaluating, v.1, n.2, p. 133-154, 1995. SEARH – SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS. Memorando n° 043/2006-GS/SEARH, de 06 de outubro de 2006. 25

26 Anderson Luiz R. Mol mol.ufrn@gmail.com 26


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