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Conceito Preliminar de Curso - CPC

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Apresentação em tema: "Conceito Preliminar de Curso - CPC"— Transcrição da apresentação:

1 Conceito Preliminar de Curso - CPC
Elaine Toldo Pazello Diretora de Estudos Educacionais DIRED / INEP - MEC

2 Definição Conceito Preliminar de Curso = média ponderada de diversas medidas relativas a qualidade de um curso Foi criado para orientar as visitas de renovação de reconhecimento de curso

3 Componentes Conceito Enade (a partir de 2008 – média dos concluintes do curso) = 0.15 Nota dos ingressantes = 0.15 IDD = 0.30 Qualidade do corpo docente = 0.30 Infra-estrutura escolar e organização didático-pedagógica = 0.10

4 IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado

5 IDD – Metodologia IDD: mensurar quanto o curso contribuiu para a formação do aluno – é uma medida de valor adicionado Fatores que determinam o desempenho médio dos estudantes concluintes de um determinado curso i: nível médio de conhecimento no momento do ingresso; qualidade da formação oferecida pelo curso i; e, um termo referente ao distúrbio aleatório. ,

6 Para estimar a relação entre o desempenho final e o inicial, a seguinte especificação foi utilizada:
Para cada curso i: c = média das notas médias de conteúdo específico (0.75) e de formação geral (0.25) dos concluintes do curso i; i = média das notas médias de conteúdo específico (0.75) e de formação geral (0.25) dos ingressantes do curso i; w = proporção de estudantes ingressantes do curso i cujos pais têm nível superior de escolaridade; z= razão entre o número de concluintes e o de ingressantes no curso i

7 Q = medidas de qualidade do curso i
Mestres = % de professores no mínimo mestres; Doutores = % de professores no mínimo doutores; Regime = % de professores não-horistas; Infra = % de alunos que respondeu (A) ou (B) para a seguinte questão: “Aulas práticas: os equipamentos disponíveis são suficientes para todos os alunos?” (A) = Sim, em todas elas. / (B) = Sim, na maior parte delas. / (C) = Sim, mas apenas na metade delas. / (D) = Sim, mas em menos da metade delas. / (E) = Não, em nenhuma.

8 Q = medidas de qualidade do curso i
Pedag = % de alunos que respondeu (A) para a seguinte questão: “Os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos de ensino e avaliação; conteúdos e bibliografia da disciplina?” (A) = Sim, todos contêm. / (B) = Sim, a maior parte contém. / (C) = Sim, mas apenas cerca da metade contém. / (D) = Sim, mas apenas menos da metade contém. / (E) = Não, nenhum contém.

9 Q = medidas de qualidade do curso
Estas medidas foram incluídas para diminuir o viés de estimativa dos coeficientes associados às variáveis características dos ingressantes. O desempenho dos ingressantes é positivamente correlacionado com a qualidade dos cursos, já que alunos com boa formação prévia têm maiores chances de ingressar em cursos de melhor qualidade. Assim, parte da qualidade do curso i seria captada por estes coeficientes associados às características dos ingressantes, o que nos faria subestimar o IDD para os cursos que recebem os melhores alunos.

10 Q = medidas de qualidade do curso
Procurando diminuir este viés, foram incluídas estas variáveis de qualidade do curso i. Note que para a estimativa do IDD apenas as características dos ingressantes e a razão concluinte – ingressante são utilizadas.

11 IDD Média ‘esperada’ dadas as características de ingresso dos alunos daquele curso IDD = ‘desempenho observado’ – ‘desempenho que seria esperado em função das características de ingresso dos alunos daquele curso’ = quanto o curso contribui para a formação do aluno

12 Hipótese Ideal = utilizar as características de ingresso dos concluintes daquele ano No entanto, para um dado ENADE, evidentemente os ‘ingressantes’ são diferentes dos ‘concluintes’ Hipótese = os ingressantes daquele ano representam os concluintes no momento do ingresso

13 Dados para o cálculo Banco com alunos selecionados (amostra 1)
Participantes: São os selecionados com nota positiva em ambas as provas (para estimar a nota ‘potencial’ dos cursos) Nota_Observada_ING: média ponderada ( ¼ FG e ¾ CE) das notas médias por curso dos Participantes Ingressantes Nota_Observada_CONC: média ponderada ( ¼ FG e ¾ CE) das notas médias por curso dos Participantes Concluintes

14 Estimação Mínimos Quadrados Ordinários
As estimativas são realizadas separadamente para cada uma das áreas de avaliação Todas as variáveis estão medidas em termos de desvios da média – (x – media de x)

15 Estimação (2) ui = Nota_Observada_CONC - Nota_Estimada_CONC
IDD Índice = ui padronizado Padronização: subtrai-se a média e divide-se pelo DP IDD Conceito: transformação do IDD índice, nos moldes do Enade Conceito

16 Faixas do Conceito IDD IDD_fx = 1 se conceito_IDD entre 0 e 0.94

17 Observações Todas as estimações foram feitas duas vezes
Na primeira foram excluídos os cursos com menos de 10 Participantes (concluintes ou ingressantes) e participação menor que 20% (idem) Na segunda foram excluídos, ainda, aqueles que tiveram IDD Índice estimado menor que -3 ou maior que 3, em desvios-padrão Entretanto, foram calculadas as notas estimadas para todos os cursos com mais de 10 participantes (concluintes ou ingressantes) Para algumas áreas não foi possível estimar o IDD  número reduzido de observações

18 Resultados - Engenharias

19 Número de Observações 1.366 cursos
881 tiveram conceito Enade e, portanto, CPC 722 tiveram IDD

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21 Estimativas – regressão IDD

22 Estimativas – regressão IDD

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