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Santo Agostinho
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Vida Aurelino Agostinho (354-430) principal nome da patrística,
nasceu em Tagaste- África, faleceu em Hipona onde foi bispo da igreja católica.
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Até completar 32 teve uma vida voltada aos prazeres do mundo
Teve um filho - Adeodato. Foi professor de Retórica
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formação intelectual despertou para a filosofia com a leitura de Cícero do diálogo Hortensius (hoje perdido), orador e político romano
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Foi influenciar pelo maniqueísmo:
o universo dominado por princípios opostos, o bem e o mal, mantendo incessante luta entre si.
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Conheceu o ceticismo, o neoplatonismo: movimento inspirado em Platão, marcado por sentimentos religiosos e crenças místicas.
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Conversão Passou por uma busca de sentido para a vida.
o canto repetido de uma criança invisível "Tolle, lege"; "tolle, lege" ("toma e lê"; "toma e ler")
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converteu-se ao cristianismo, pelo resto da vida,
Motivados pelas pregações de Santo Ambrósio, bispo de Milão,
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Obras Solilóquios (diálogo)
A cidade de Deus (síntese de seu pensamento filosófico, teológico e político) A Trindade
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Influências de Platão Cristianizou Platão.
Retomou ao “mundo sensível e mundo das idéias” substitui este ultimo pelas idéias divinas.
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Criação Deus teria criado o mundo a partir do nada. As ideias já existiam na cabeça de Deus antes da criação- salvou a concepção platônica de ideias eternas.
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Teoria da Iluminação “Crer para compreender”-A fé revela verdades ao homem. Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto. Vem depois da razão esclarecendo aquilo que a fé já antecipou
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Liberdade Ser livre é servir a Deus, pois o prazer de pecar é a escravidão. Liberdade é a razão do homem guiar sua vontade.
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Livre-arbítrio Arbítrio é produzirmos nossos próprios atos.
A vontade é infinita, e ao homem foi dado o poder de escolher.
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A superioridade da alma humana sobre o corpo, matéria
a alma criada por Deus para reinar sobre o corpo, e dirigi-lo à prática do bem.
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Pecado O indivíduo peca porque usa de seu livre-arbítrio para satisfazer uma vontade má. O homem pecador, utiliza o livre-arbítrio, faz o corpo assumir o governo da alma.
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Pecado original Toda raça humana fora amaldiçoada depois do pecado original.
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tanto a queda do primeiro anjo quanto a queda do primeiro homem
é causada por um ato livre de vontade, em que se pretende ser igual a Deus.
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Pelagianismo Na época de Agostinho, surge o pelagianismo.
Afirmava que a boa vontade e as boas obras eram suficientes para a salvação individual
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O pelagianismo foi condenado
conservava a noção grega de autonomia da vida moral humana o homem pode salvar-se por si só, sem a ajuda divina.
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O mal O mal é a ausência de Deus, seria algo que não é, pois Deus só criou o bem. “A boa vontade é a obra de Deus, a má vontade é a ausência de Deus.”
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Agostiniana enfatiza no indivíduo sua vinculação pessoal com Deus,
a responsabilidade de cada indivíduo pelos seus atos exalta a salvação individual.
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A graça é dada à todos indistintamente.
Aceitar a graça é uma escolha. Quando se afasta da boa vontade o ser humano ignora a graça de Deus.
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