A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mutilação Genital Femenina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mutilação Genital Femenina"— Transcrição da apresentação:

1 Mutilação Genital Femenina
Trabalho realizado por : Jorge Alves nº10 9ºB Disciplina : E.M.R.C Escola : Eb 2.3 Couto Mineiro do Pejão

2 Introdução No Ambito da disciplina de EMRC o Professor José Antonio propôs a realização de um trabalho sobre diversos temas , nos quais eu escolhi a mutilação genital feminina. Espero que Gostem !

3 O Que é a Mutilaçao Genital Feminina ?
A mutilação genital feminina (MGF) é uma prática em que uma parte ou a totalidade dos órgãos sexuais de mulheres e crianças são removidos. Há vários tipos, que por sua vez têm gravidades diferentes. Segundo as várias tradições são removidos o clítoris ou os lábios vaginais. Uma das práticas de maior gravidade – chamada infibulação - consiste na costura dos lábios vaginais ou do clítoris, deixando uma abertura pequena para a urina e a menstruação. Aproximadamente 15 % das mutilações em África são infibulações. A MGF é levada a cabo em várias idades, desde depois do nascimento até à primeira gravidez, tendo a maioria lugar entre os quatro e oito anos.

4 Existe a pratica da MGF em Portugal ?
Amnistia Internacional alerta para "número significativo de casos" detectados em comunidades imigrantes. Situações que chegam aos hospitais esbarram na "falta de preparação" dos profissionais. Em 2002, a Organização Mundial de Saúde apontava Portugal como um “país de risco” no que toca à prática da Mutilação Genital Feminina (MGF), devido à presença de comunidades de imigrantes.

5 Existem leis contra a pratica da MGF ?
Apesar de já existir legislação que proíbe a MGF em muitos países africanos, A tradição tende a impor-se. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 110 e 140 milhões de mulheres já tenham sido submetidas a este processo e que três milhões estejam em risco de o ser.

6 Campanha contra a MGF Fim à Mutilação Genital Feminina
Fim à Mutilação Genital Feminina é uma campanha europeia, liderada pela Amnistia Internacional da Irlanda, a trabalhar em colaboração com várias organizações em Estados Membros da União Europeia (UE). A Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Amnistia Internacional Portugal integram por Portugal o Grupo de ONG parceiras desta campanha. A campanha tem por objetivo colocar a mutilação genital feminina (MGF) no topo da agenda da UE e dar voz a mulheres e raparigas que sofreram MGF e às que estão em risco. A campanha advoga o reconhecimento dos direitos humanos e tentará persuadir as instituições da UE a assegurar que a UE adota uma abordagem abrangente e coerente para pôr termo à MGF.

7 No mapa as regiões em vermelho e marrom, respectivamente, são as que possuem maior incidência de MGF.

8 Conclusão Com este trabalho que fiz , fiquei a saber mais sobre a MGF . Espero que tenham aprendido e gostado tambem !


Carregar ppt "Mutilação Genital Femenina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google