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FORMAÇÃO ESPORTIVA DE LONGO PRAZO NA INFÂNCIA

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Apresentação em tema: "FORMAÇÃO ESPORTIVA DE LONGO PRAZO NA INFÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO ESPORTIVA DE LONGO PRAZO NA INFÂNCIA
Prof. Hugo Tourinho Filho

2 Formação Esportiva de longo prazo
A formação de futuras gerações de atletas depende da Formação Esportiva de Longo Prazo (FLP) que os jovens são submetidos, e que deve ser realizada de forma planejada e sistemática. (Böhme, 2000)

3 Formação Esportiva de longo prazo
A FLP desenvolvida de forma planejada e sistemática tem duração média de dez a doze anos, conforme a modalidade esportiva; (Böhme, 2000; Barbanti, 2005)

4 Idade de Início, Especialização e Alto Desempenho

5 Idade de Início, Especialização e Alto Desempenho
Atletismo Iniciação Especialização ↑ Resultados Velocidade 10-12 14-16 22-26 Meio Fundo 13-14 16-17 Fundo 17-20 25-28 Salto Triplo 12-14 17-19 23-26 Distância Lançamentos 14-15 23-27

6 Idade de Início, Especialização e Alto Desempenho
Desporto Iniciação Especialização ↑ Resultados Judô 8-10 15-16 22-26 Ciclismo 12-15 16-18 22-28 Boxe 13-15 16-17 Natação ///// Feminina 7-9 11-13 18-22 Masculina 7-8 20-24

7 Idade de Início, Especialização e Alto Desempenho
Desporto Iniciação Especialização ↑ Resultados Basquete 10-12 14-16 22-28 Voleibol 15-16 22-26 Handebol 15-17 23-27 Pólo 16-17 23-26 Futebol

8 Especialização precoce X Desenvolvimento multilateral
Programa multilateral Rápido desenvolvimento do desempenho Baixo desenvolvimento do desempenho Melhor desempenho atingido com cerca de anos devido à rápida adaptação Melhor desempenho aos 18 anos ou mais, acompanhado da maturação fisiológica e psicológica Desempenho inconsistente nas competições Desempenho consistente nas competições Por volta dos 18 anos os atletas estão saturados Longa vida atlética Suscetível a lesões devido à adaptação forçada Poucas lesões

9 Treinamento generalizado x Treinamento especializado
Faixa etária T. Generalizado T. Especializado 10 – 12 anos 80% 20% 13 – 14 anos 60% 40% 15 – 16 anos 50% 17 – 18 anos 30% 70%

10 Formação Esportiva de Longo Prazo
í                          Treinamento Geral 6 – 14 anos Treinamento Especializado A partir dos 15 anos í                           Iniciação 6-10anos Formação Atlética 11-14anos Especialização 15-18anos Alto Desempenho 19 anos em diante     Pré-púbere Puberdade Pós-púbere Maturidade

11 Formação Esportiva de longo prazo
Treinamento Geral (6-14 anos) – refere-se aos estágios iniciais do desenvolvimento e incorpora a Iniciação e a Formação Atlética: Iniciação  dos 6 aos 10 anos Formação Atlética  dos 11 aos 14 anos

12 Formação Esportiva de longo prazo Diretrizes
Iniciação (6-10 anos) devem participar de programas de exercícios de baixa intensidade a maior parte das crianças não é capaz de suportar demandas físicas e psicológicas de um treinamento com alta intensidade organizado para competições.

13 Formação Esportiva de longo prazo Diretrizes
Iniciação (6-10 anos) As atividades físicas oferecidas antes da puberdade devem ser voltadas a aquisição de um repertório motor amplo e variado; devem possibilitar a maior vivência motora.

14 Formação Esportiva de longo prazo Diretrizes
Iniciação (6-10 anos) Durante as primeiras etapas do aprendizado esportivo é que se deve estabelecer as bases do futuro rendimento, sem jamais buscar o rendimento

15 Formação Esportiva de longo prazo Diretrizes
Iniciação (6-10 anos) Nessa etapa há um acentuado desenvolvimento das capacidades coordenativas capacidade de aprendizagem  Capacidade de reter os movimentos aprendidos

16 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes

17 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Enfatize o desenvolvimento multilateral que devem incluir: corrida, saltos, os atos de aparar, lançar, rebater, equilibrar e rolar.

18 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Dê a criança tempo suficiente para um desenvolvimento adequado das habilidades e um tempo igual para que joguem e participem das atividades.

19 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Reforce positivamente a atitude de crianças que são responsáveis e autodisciplinadas

20 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Encoraje as crianças no desenvolvimento da flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

21 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Selecione o número adequado de repetições para cada habilidade e encoraje as crianças a desempenharem a técnica adequada; Modifique o equipamento e o ambiente de jogo para um nível apropriado.

22 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Estruture exercícios, jogos e atividades de forma que as crianças tenham uma participação ativa.

23 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Promova o aprendizado experimental dando às crianças a oportunidade de construir seus próprios jogos, exercícios e atividades. Encoraje-as a serem criativas e utilizarem a imaginação.

24 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Simplifique as regras, caso contrário não desenvolverão o autocontrole, o que terá um efeito negativo sobre a auto-estima e o desejo de continuar participando.

25 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Guie as crianças em jogos que as introduzam em estratégias e técnicas básicas;

26 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Durante o jogo deve introduzir situações que demonstrem a importância do trabalho em equipe e a posição de jogo.

27 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Enfatize a importância da ética e do jogo honesto; Encoraje as crianças a participarem de exercícios que desenvolvam a concentração.

28 Iniciação – 6 a 10 anos Diretrizes
Ofereça oportunidades para que meninos e meninas participem juntos; Certifique-se que o esporte seja uma brincadeira para todas as crianças.

29 Referências Bibliográficas
BARBANTI, V.J. Formação de esportistas. Barueri: Manole, 2005. BÖHME, M.T.S. O Treinamento a longo prazo e o processo de detecção, seleção e promoção de talentos esportivos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.21, n. 2/3, p.4-10, 2000. BOMPA, T.O. Periodização: Teoria e metodologia do treinamento. São Paulo: Phorte Editora, 2002. DANTE, R.J. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem disciplinar. 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009. SILVA, F.M.; FERNANDES, L.; CELANI, F.O. Desporto de crianças e jovens – um estudo sobre as idades de iniciação. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 1, n. 2, p.45-55, 2001

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