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MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.

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1 MARKETING 1ª Parte

2 DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e o seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).

3 PROCESSO DE MARKETING Mercado – encontro de vendedores e compradores para trocas Negócio Descobrir as necessidades dos clientes Fornecer os clientes

4 AMBIENTE DO NEGÓCIO Concorrência Tecnologias Disponibilidade de matérias-primas Recursos humanos Legislação Conjuntura económico-financeira Mercados em mudança Competir => vantagens competitivas

5 NECESSIDADES DOS CLIENTES E COMO AS SATISFAZER As necessidades mantém-se, os modos de as satisfazer mudam Os consumidores escolhem o produto ou serviço que percepcionam como o que oferece mais benefícios a um dado preço Ex.: Mercado dos transportes aéreos de passageiros - Regular - Charter - Low-cost

6 O MERCADO ESTÁ DIVIDIDO EM SEGMENTOS DE MERCADO As capacidades da oferta devem corresponder aos diferentes segmentos de necessidades dos clientes Essa correspondência resulta da combinação de quatro ingredientes: - Produto - Preço - Distribuição - Promoção MARKETING MIX (COMPOSTO DE MARKETING)

7 VIMOS ATÉ AQUI OS ELEMENTOS BÁSICOS DO MARKETING O NEGÓCIO O AMBIENTE DO NEGÓCIO AS NECESSIDADES DOS CLIENTES OS SEGMENTOS DE MERCADO O MARKETING MIX

8 SUMÁRIO DA 1ª PARTE As actividades de qualquer organização/negócio devem ser focadas nos desejos e necessidades dos seus clientes, é a orientação marketing A envolvente é dinâmica: social; económica; política, legal, institucional; tecnológica; e de concorrência directa e indirecta (com oportunidades e ameaças) A função marketing controla o efeito combinado do composto de marketing (marketing mix)

9 OBJECTIVOS O que queremos para a nossa organização? (volume de vendas, lucros, retorno do investimento) Quais as nossas capacidades (pontos fortes e pontos fracos) Que oportunidades e que ameaças defrontamos? Análise SWOT Onde estamos e para onde queremos ir (estratégia) Como organizamos os nossos recursos? O que podemos produzir? O que podemos vender?


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