A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gado de leite.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gado de leite."— Transcrição da apresentação:

1 Gado de leite

2 INTRODUÇÃO O Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e cresce a uma taxa anual de 4%, superior à de todos os países que ocupam os primeiros lugares. Respondemos por 66% do volume total de leite produzido nos países que compõem o Mercosul. EUA, ÍNDIA, RÚSSIA, ALEMANHA, FRANÇA e BRASIL.

3 Em 2002, o Valor Bruto da Produção Agropecuária foi de 91 bilhões de reais. Destes, aproximadamente 38 bilhões de reais são de produtos pecuários, tendo o leite posição de destaque, com o valor de 6,7 bilhões de reais, ou 17% do Valor Bruto da Produção Pecuária, superado apenas pelo Valor da Produção da carne bovina.

4 O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz. O Agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população.

5 A cadeia produtiva do leite é uma das mais importantes do complexo agroindustrial brasileiro. Movimenta anualmente cerca de US$10 bilhões, emprega 3 milhões de pessoas, das quais acima de 1 milhão são produtores, e produz aproximadamente 20 bilhões de litros de leite por ano, provenientes de um dos maiores rebanhos do mundo, com grande potencial para abastecer o mercado interno e exportar.

6

7 É seguro afirmar que os ganhos de produtividade advêm, basicamente, da adoção de tecnologias que melhoram a eficiência do uso dos fatores de produção. O melhoramento na genética de nossos rebanhos leiteiros, na alimentação e na saúde animal teve importante participação nesta evolução.

8 No melhoramento genético, houve nos últimos anos maior participação das raças européias na composição do sangue do rebanho, hoje predominantemente mestiço Holandês x Zebu, assim como uma extraordinária evolução no melhoramento do Zebu para leite, particularmente o Gir e o Guzerá.

9 Na alimentação, a revolução foi marcante
Na alimentação, a revolução foi marcante. Nos últimos 25 anos, as áreas de pastagens cultivadas no Brasil aumentaram 151%. Estimativas mais recentes indicam que essas áreas atingiram 100 milhões de hectares no final da década de 90.

10 Além da importância econômica, o leite é um alimento natural de grande valor nutritivo com maior concentração de cálcio, que é essencial para a formação e manutenção dos ossos. As proteínas do leite são completas, propiciando a formação e manutenção dos tecidos. Além da vitamina A, o leite contém vitamina B1, B2 e minerais que favorecem o crescimento e a manutenção de uma vida saudável.

11 SISTEMAS DE PRODUÇÃO O sistema de criação e produção a ser adotado é decorrente do desempenho dos animais existentes e das práticas de criação e produção utilizadas na propriedade. Este desempenho pode ser estimado pela média da produção de leite por lactação, produção de leite diária, dentre outros.

12 Os rebanhos podem ser divididos em três níveis de criação e produção como, por exemplo:
alto, com produções acima de kg/lactação; médio, com produções de a kg/lactação; baixo, com produções abaixo de kg/lactação.

13 Escolha o recurso genético mais adequado para a propriedade em questão.
De acordo com o nível de criação e produção, deve-se considerar: - em propriedade com médias de produção de leite acima de por lactação, devem ser utilizadas raças européias especializadas, sendo a Holandesa a mais difundida;

14 - em propriedade com produções de leite entre 2. 800 e 4
 - em propriedade com produções de leite entre e kg por lactação, têm-se como opção  o cruzamento alternado com repetição do europeu e depois zebu; - para fazendas com produções de leite inferiores a kg por lactação, deve ser utilizado o cruzamento alternado simples (Europeu + Zebu) como opção existe a raça Girolando (5/8 H + 3/8 Z) fixada e as raças  zebuínas leiteiras.

15 Infra-estrutura A infra-estrutura de qualquer propriedade destinada à produção de leite consiste em um conjunto de características próprias e únicas, cujos fatores a serem considerados devem ser avaliados de forma global e interativa, quanto à disponibilidade dos recursos produtivos: terra, capital e mão-de-obra. Este procedimento é essencial para o sucesso na atividade, quer seja ao iniciar, ao reestruturar ou ao promover uma expansão no sistema de produção.

16 Deste modo, a implementação de um sistema de produção de leite requer uma caracterização apropriada da propriedade para que se possa planejar sua estrutura física, dimensionar o rebanho a ser explorado, estabelecer metas agronômicas, zootécnicas e econômicas, e preconizar a tecnologia para o manejo animal e a produção de alimentos, assim como estabelecer a rotina de trabalho para usar no sistema de produção escolhido.

17 Caracterização da Propriedade
A caracterização da propriedade é a descrição do estado da arte da propriedade, partindo-se deste conhecimento inicial, identificar a potencialidade de seus recursos naturais renováveis ou não, para implementar um plano de ação estratégico para o estabelecimento de um sistema de produção que ofereça o  menor risco de insucesso para o empreendimento.


Carregar ppt "Gado de leite."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google