Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Empreendedorismo: Nestor J Michelin
A importância dos Empreendedores para o desenvolvimento econômico Nestor J Michelin
2
Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos, ao submetê-los a um programa de capacitação adequado de forma a torná-los capazes de gerir e aproveitar oportunidades, melhorar processos e inventar negócios
3
Do dicionario Empreender =Tentar , Iniciar , começar
Empreendedor = Ativo , Arrojado
4
Personalidades O gordo X magro Empreendedor X Admin x Técnico
5
Dificuldades para Empreender
Recursos Financeiros Educação Formal/Informal Treinamento Idade Influências Externas Grau de Desenvolvimento Econômico Condições Econômicas
6
Taxa de extinção de negócios Mortalidade empresarial
1º ano varia entre 30% e 61% 2º ano varia entre 40% e 68% 3º ano varia entre 55% e 73%
7
Causas de morte prematura
Desconhecimento do mercado Falta de capital de giro Concorrência mais ágil e preços melhores Desconhecimento técnico Saque de dinheiro para despesas pessoais Baixos investimentos em comunicação Descontroles contábeis e administrativos Baixa qualificação de mão-de-obra
8
Eficiência dos cursos de empreendedorismo (USA)
80% das empresas criadas por pessoas com um mínimo de 6 meses de estudo (empreendedorismo) se mantinham vivas após 5 anos Os empresários que iniciaram negócios sem nenhum preparo, apenas 40% sobreviveram no mesmo período
9
Mudanças que favorecem o empreendedorismo
Institucionalização da “família de duas rendas” Papel da mulher empreendedora – maior índice de criadores de empresas Reconhecimento oficial de que micro e pequenos novos negócios são produtores de trabalho, exportações e inovações
10
Incentivos ao empreendedorismo
introduzir na cultura valores como autonomia, independência capacidade de gerar o próprio emprego, de inovar e gerar riqueza capacidade de assumir riscos e de crescer em ambientes instáveis incentivar uma educação empreendedora, Estes são valores sociais que conduzem um país ao desenvolvimento.
11
Questão chave Será que hoje a universidade orienta adequadamente seus alunos a se tornarem empreendedores?
12
Alguns mitos sobre empreendedorismo (Jeffry Timmons – Babson College)
“Empreendedores nascem feitos” “Dinheiro é o fator mais importante para montar uma empresa” “Empreendedores não tem chefe e são completamente independentes” “Mas os treinados têm mais opções de sucesso” “Se estiver na mão da pessoa certa” “Todo mundo é chefe: clientes mas tem controle”
13
Pesquisa da ONU Sistematização Fatores comuns
Formatação de um Seminário
14
Resultados Interessantes
Quebraram em media 3 vezes Tinham pouca ou nenhuma instrução Comportamentos em comum
15
As características do comportamento empreendedor (10)
Busca de oportunidade e iniciativa Persistência Comprometimento Demanda e eficiência e qualidade Correr riscos calculados Estabelecimento de metas Busca de informações Planejamento e monitoramento sistemáticos Persuasão e rede de contatos Independência e auto-confiança Fonte: Brasil Entrepreneur 1995
16
Reflexão “Qualquer individuo que tenha a frente uma decisão a tomar pode aprender a ser um empreendedor e se comportar empreendedorialmente. O empreendimento é um comportamento, e não um traço de personalidade. E suas bases são o conceito e teoria, e não a intuição.” Peter Drucker
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.