A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Medicina de Itajubá Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico CPK.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Medicina de Itajubá Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico CPK."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Medicina de Itajubá Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico
CPK

2 A creatinofosfoquinase (CPK) é uma enzima reguladora importante para o desempenho do metabolismo intracelular dos tecidos contráteis. Presente principalmente nos músculos (esquelético e cardíaco) e no cérebro; também encontrada nos intestinos e nos pulmões. Por eletroforese, identificam-se 3 isoenzimas: -CPK-BB: encontrada no cérebro; -CPK-MB: encontrada no miocárdio; -CPK-MM: encontrada no músculo estriado esquelético.

3 No soro normal, a CPK total é representada principalmente pela fração MM, devido à maior quantidade de músculo esquelético na totalidade do organismo. Além disso, a meia-vida da CPK-MB e da CPK-BB são relativamente curtas quando comparadas com a CPK-MM.

4 As concentrações de CK sérica são dependentes da idade, raça, sexo, massa muscular e atividade física. Valores de Referência: - Homem: até 190U/L - Mulher: até 165 U/L - Criança de 2 a 12 meses: até 325 U/L - Criança após 12 meses: até 225 U/L A maior utilização laboratorial da dosagem de CPK está no diagnóstico das lesões e das doenças da musculatura esquelética e no infarto agudo do miocárdio.

5 Aumento de CPK na musculatura esquelética
Causas: Exercícios extenuantes; Polimiosite (doença inflamatória da musculatura); Traumas musculares; Injeções intramusculares recentes e após crises convulsivas. Encontra-se também valores muito elevados em pessoas com intoxicação por cocaína.

6 Infarto agudo do Miocárdio
É o processo de necrose (morte do tecido) de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio. A CPK sérica total começa a aumentar em 4 a 8 horas, atinge seu pico em 12 a 24 horas e declina aos valores de base em 2 a 3 dias. Os valores da CPK podem aumentar de 3 a 20 vezes, dependendo da localização e da extensão da área afetada. A CPK total pode estar normal no período inicial do pós-infarto, entretanto a CPK-MB já começa a se elevar.

7 Outras causas para o aumento da CPK
Medicamentos como a Vastatinas e fibratos; AVC (acidente vascular cerebral); Neoplasias de mama, de próstata, do trato gastrointestinal; Neoplasias em estado avançado; Período pós-operatório; Ingestão de grandes quantidades de bebida alcóolica.

8 Causas da diminuição da CPK
FISIOLÓGICA: O repouso noturno diminui em 10 a 20 % os níveis de CPK. PATOLÓGICAS: situações em que ocorra perda de massa muscular. hepatopatias alcóolicas; gravidez ectópica; doenças do tecido conjuntivo; artrite reumática; pacientes idosos e acamados; pacientes em terapia com esteróides.

9 Referências http://www.emglab.com.br/html/cpk.html
creatinofosfoquinase-exame-laboratorial %A1rdio

10 OBRIGADO!


Carregar ppt "Faculdade de Medicina de Itajubá Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico CPK."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google