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Evolução da Sinistralidade Rodoviária

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Apresentação em tema: "Evolução da Sinistralidade Rodoviária"— Transcrição da apresentação:

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2 Evolução da Sinistralidade Rodoviária
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

3 DIMENSÃO DO PROBLEMA Relatório da Organização Mundial de Saúde (WHO) sobre Prevenção Rodoviária (2009) 2004 2030 POS. 1 Doenças isquémicas do coração DOENÇA OU FERIMENTO 2 Doenças cerebrovasculares 3 Infecção das vias resp. inferiores 4 Doenças pulmonares crónicas 5 Doenças diarreicas 6 HIV/SIDA 7 Tuberculose 8 Cancro pulmão/traqueia/brônquio 9 ACIDENTES RODOVIÁRIOS 10 Nasc. prematuro/baixo peso Infecções das vias resp. inferiores Diabetes “mellitus” Hipertensão Cancro de estômago

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5 Sinistralidade 2009 Portugal Atinge Objectivo Europeu
Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária Portugal Atinge Objectivo Europeu Portugal e Espanha Antecipam Objectivo 2010 Portugal atinge objectivo de reduzir mortos em 50% Portugal e Espanha foram os primeiros países na UE 15 a atingirem o Objectivo do Livro Branco: A política europeia de transportes no horizonte 2010. Fruto da redução no número de mortos vítimas de acidentes de viação registados em Portugal no ano de 2009 foi possível a cumprir com um ano de antecedência a meta europeia estabelecida em 2001. Durante o ano de 2009 registaram-se no território do Continente 738 mortos, Feridos Graves e Feridos Leves. Comparando com o ano anterior, registou-se uma redução no número de vítimas registado no Continente de -4,9% vítimas mortais, -1,0% feridos graves. O s feridos ligeiros aumentaram 2,3%. Nas Regiões Autónomas, registaram-se +7 vítimas mortais, + 93 feridos graves e feridos leves.

6 Vítimas mortais / Milhão de habitantes (UE 27)
CONTEXTO EUROPEU Vítimas mortais / Milhão de habitantes (UE 27) 1995 +105 % 2000 +57 % 2005 +30 % 2008* +6 % *Ano 2008: valores provisórios

7 1990-2009: Evolução da Sinistralidade e Consumo de combustível
+86% -21% -68% -78% *FONTE: DGEG

8 Entre 2000 e 2009 o número de vítimas mortais reduziu  58%
PNPR EVOLUÇÃO DAS VÍTIMAS MORTAIS 1865 1750 1629 1466 1469 1356 1135 1094 850 854 776 738 874 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 Decréscimo médio anual Vítimas mortais PNPR (2003) Objectivo 2009 Entre 2000 e 2009 o número de vítimas mortais reduziu  58%

9 Entre 2000 e 2009 o número de feridos graves reduziu  66%
PNPR EVOLUÇÃO DOS FERIDOS GRAVES PNPR (2003) 8177 7697 6918 5797 4770 4659 4189 3762 3483 3116 2606 2567 3799 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 Decréscimo médio anual F.graves Objectivo 2009 Entre 2000 e 2009 o número de feridos graves reduziu  66%

10 2009: TIPO DE VIA

11 DENTRO DAS LOCALIDADES
2009: TIPO DE VIA

12 2009: CATEGORIA DE UTENTES 1.497 (48%)

13 DENTRO DAS LOCALIDADES
2009: CATEGORIA DE UTENTES

14 2000-2009: Distribuição das Vítimas mortais
LOCALIZAÇÃO : Distribuição das Vítimas mortais Média UE 35%

15 2009: GRUPOS ETÁRIOS FERIDOS GRAVES 20-24…….……...… 11%
25-29……… ….9% 30-34……….……….…9% VÍTIMAS MORTAIS >=75……… … 13% 20-24………………..….9% 25-29………………..….9%

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17 Planeamento e coordenação das politicas de Segurança Rodoviária
PRINCIPAIS LINHAS DE FORÇA Aplicação do direito contra-ordenacional rodoviário Promoção de campanhas de educação e sensibilização rodoviária

18 SIAV – Sistema de Informação de acidentes de viação
Contabilização do número de vítimas mortais a 30 dias Inspecções aos pontos negros ENSR – Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária

19 A Implementação da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária

20 62 Mortos por milhão habitantes
OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS 62 Mortos por milhão habitantes (579 Mortos) Redução Condutores Mortos 29%-32% Redução Condutores Mortos 32% Redução Peões Mortos 32% Redução Condutores Mortos: Ligeiros 32-49%; “2 Rodas” 22-32%; Peões15-32% Condutores Mortos com TAS ilegal <=25%

21 30 OBJECTIVOS OPERACIONAIS
EDUCAÇÃO Objectivos Operacionais Educação Ensino Condução Formação Campanhas FISCALIZAÇÃO Objectivos Operacionais Fiscalização Legislação ENGENHARIA 12 Objectivos Operacionais Infra-estrutura Veículos AVALIAÇÃO Objectivos Operacionais Indicadores Estudos SOCORRO Objectivo Operacional Assistência às vítimas 91 ACÇÕES CHAVE

22 EXECUÇÃO DAS ACÇÕES 17 ENTIDADES 91 ACÇÕES

23 ESTRUTURA INTERMINISTERIAL
MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO 10 OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS 30 OBJECTIVOS OPERACIONAIS 91 ACÇÕES CHAVE ESTRUTURA INTERMINISTERIAL ANSR OBJECTIVO 62 M/MILHÃO HAB. - 32% M Indicadores Resultados Indicadores Actividade Indicadores Cumprimento MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO EXTERNAS

24 Entre 2006 e 2009 o número de vítimas mortais diminuíu cerca de 13%
OBJECTIVO GERAL Evolução do número de VÍTIMAS MORTAIS 1466 1469 1356 1135 1094 850 854 776 737 760 730 700 669 639 609 579 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Vítimas mortais Decréscimo médio anual Objectivo 2015 Entre 2006 e 2009 o número de vítimas mortais diminuíu cerca de 13%

25 OBJECTIVO ESTRATÉGICO
LIGEIROS - Evolução do número de condutores mortos 246 236 226 216 206 197 424 442 432 338 346 275 281 257 235 187 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Decréscimo médio anual Vítimas mortais Objectivo 2015

26 OBJECTIVO ESTRATÉGICO
“2 RODAS” - Evolução do número de condutores mortos 152 146 321 298 299 245 235 189 171 157 148 134 140 159 165 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Decréscimo médio anual Vítimas mortais Objectivo 2015

27 OBJECTIVO ESTRATÉGICO
PEÕES - Evolução do número de vítimas mortais 108 103 98 296 297 246 204 188 137 136 130 93 113 117 122 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Decréscimo médio anual Vítimas mortais Objectivo 2015

28 OBJECTIVO ESTRATÉGICO
DENTRO LOCALIDADES - Evolução do número de utentes mortos Ligeiros “2 Rodas” Peões

29 Planeamento e coordenação das politicas de Segurança Rodoviária
PRINCIPAIS LINHAS DE FORÇA Aplicação do direito contra-ordenacional rodoviário Promoção de campanhas de educação e sensibilização rodoviária

30 Sistemas Informáticos
CONTRAORDENAÇÕES Sistemas Informáticos ANSR / GNR / PSP SINCRO

31 SCoT - Sistema de Contra-Ordenações do Trânsito

32 Mobilidade (on-line e off-line) Back-office (subunidades)
SCoT - Visão Global Infracções Títulos condução livretes Coimas sanções IPO SEI (PSP) Mobilidade (on-line e off-line) Back-office (subunidades) Consultas Levantamento auto Acções Complementares CO Indirectas Ligação TPA Fecho Turno Consultas Levantamento de autos e Acções Complementares (papel) Controlo Turnos Alteração dados/infractor Audição/Acareação Guarda/Devolução Docs. Apreendidos Registo Comprovativo Pagamento Emissão Automática Guias Depósito Emissão Automática Ofícios Assinatura Electrónica Qualificada Informação de Gestão e Estatísticas TabletPC (viaturas) Desktop PC Sincronização Sincronização Consultas CO Indirectas Acções Complementares PDA (apeados)

33 Defesa e inquirição de testemunhas
SIDACO - Visão Global Proposta de decisão Registo Recepção Decisão Autos Defesa e inquirição de testemunhas Simplificação do Código da Estrada

34 Planeamento e coordenação das politicas de Segurança Rodoviária
PRINCIPAIS LINHAS DE FORÇA Aplicação do direito contra-ordenacional rodoviário Promoção de campanhas de educação e sensibilização rodoviária

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36 Campanhas de Segurança Rodoviária

37 Campanhas de Segurança Rodoviária

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40 UM DESAFIO NACIONAL SITUAR PORTUGAL ENTRE OS
10 ESTADOS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA COM AS TAXAS DE SINISTRALIDADE MAIS BAIXAS

41 OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO Salvar 1350 vidas até 2015 TOP 10


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