A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
SÓCIO CULTURAL. QUAL É O GRANDE OBJETIVO DA EDUCAÇÃO? Preparar o aluno para resolver situações problemas que ele encontra em seu cotidiano agora e na vida adulta. Para isso, o aluno precisa de: Disposição para resolver problemas. Capacidade de interpretar problemas. Examinar informações diversas e decidir quais são relevantes. Definir estratégias de solução. Tomar decisões importantes. Reunião com professores - Março de 2011

2 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
SÓCIO CULTURAL. Será que qualquer forma de ENSINar MATEMÁTICA É CAPAZ DE LEVAR OS ALUNOS A DESENVOLVER ESTAS HABILIDADES? Reunião com professores - Março de 2011

3 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
SÓCIO CULTURAL. A linha de pesquisa e a proposta pedagógica denominada Resolução de Problemas, que teve muitos adeptos nos anos 90, popularizou o termo “resolver problemas” no ensino de matemática. Mas o que é um problema? Nem sempre a palavra “problema” é utilizada com o mesmo sentido por diferentes pessoas… Reunião com professores - Março de 2011

4 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE PROBLEMAS X EXERCÍCIOS
SÓCIO CULTURAL. PROBLEMAS X EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS: - Treino ou prática de procedimentos anteriormente mostrados. - Ações de imitação, repetição e, às vezes, memorização. PROBLEMAS: - Elaboração de estratégias de solução. - Indefinição inicial quanto aos conhecimentos matemáticos a utilizar. - Validação da solução. - Construção de novos conhecimentos. - Estudo de hipóteses e realização de experiências. Reunião com professores - Março de 2011

5 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
SÓCIO CULTURAL. George Pòlya, em seu livro “A arte de resolver problemas”, estabelece as fases para o processo de resolução de problemas: 1º: Compreender o problema. 2º: Estabelecer conexão entre os dados e a incógnita. 3º: Executar um plano. 4º: Examinar a solução obtida. Reunião com professores - Março de 2011

6 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE SÓCIO CULTURAL.
Ensinar via resolução de problemas Problema = disparador de um processo de construção do conhecimento 1º: Formação de conceitos 2º: Apresentação do conceito em linguagem matemática Construção de conceitos Problema

7 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
SÓCIO CULTURAL. O GESTAR acredita que resolver problemas é o principal motivo para a aprendizagem da matemática! Para isso, considera que a RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES – PROBLEMA deve: - Constituir experiências significativas com valor próprio para o aluno e não somente uma preparação para os estudos posteriores. - Propor verdadeiros desafios que não indicam, a princípio, os conhecimentos matemáticos a utilizar. - Ser o ponto de partida para toda atividade matemática. - Promover o gerenciamento de informações e a seleção de estratégias de resolução. - Ter como foco o processo de resolução e não a resposta final. - Validar as soluções obtidas. - Ser problemas do mundo real.

8 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
SÓCIO CULTURAL. PROBLEMA TRADICIONAL O pai de Marco tem um terreno retangular de 6m por 9m e resolveu cercá-lo com uma rede de arame, cujo metro custa R$37,00. Para fixá-la, vai precisar de 10 estacas a R$10,00 cada uma. Quer também colocar um portão de 1 m de comprimento, cujo preço é R$570,00. Qual é o preço total desses materiais? Características: fornece todas as informações necessárias. não dá informações supérfluas. o aluno deve usar conceitos matemáticos. o aluno deve combinar os dados do problema por meio de operações conhecidas. a resposta ao problema é um único número. Reunião com professores - Março de 2011

9 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
SÓCIO CULTURAL. SITUAÇÃO - PROBLEMA O pai de Marco tem um terreno retangular de 6m por 9m e resolveu cercá-lo com uma rede de arame, que necessita de estacas para fixação. Ele quer também colocar um portão. Procurando materiais ele encontrou: Rede de arame a R$37,00 o metro, que necessita de postes para fixação, colocados de 1,5m em 1,5m. Rede de arame a R$51,00 o metro, que necessita de postes para fixação, colocados de 3m em 3m. Portão de 1m por comprimento, por R$570,00. Portão de 1,5m por comprimento, por R$750,00. Estacas, a R$10,00 cada uma. Arame para amarrar a rede a cada estaca, a R$2,00 o metro. É necessário 1m de arame para amarrar as redes a cada estaca. Tintura para pintura da casa, a R$40,00 o galão. O pai de Marco quer saber o que deve comprar para fazer a cerca com o portão e gastar o mínimo possível.

10 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
SÓCIO CULTURAL. SITUAÇÃO - PROBLEMA Características: requer o estudo de várias hipóteses: Cerca mais barata com portão mais barato, porém mais estacas e mais arame. Cerca mais barata com portão mais caro, porém mais estacas e mais arame. Cerca mais cara com portão mais barato, porém menos estacas e menos arame. - Cerca mais cara com portão mais caro, porém menos estacas e menos arame. requer estudo da colocação das estacas. requer decisões. pode haver respostas distintas. o problema tem dado supérfluo. Reunião com professores - Março de 2011

11 SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
SÓCIO CULTURAL. TEMAS A SEREM TRABALHADOS NOS TP’S: MATEMÁTICA Matemática na alimentação e nos impostos; Matemática nos esportes e nos seguros; Matemática nas formas geométricas e na ecologia; Diversidade cultural e meio ambiente; Matemática nas migrações e em fenômenos cotidianos. Reunião com professores - Março de 2011


Carregar ppt "SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google