A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADES COMPLEMENTARES"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES
MATEMÁTICA 2º Ano “C”do Ensino Fundamental

2

3 Mercadinho Do 2º Ano “C” Com o tema “ Mercadinho” pretende-se expor a atividade proposta, em que os alunos montarão em sala de aula um mercadinho.

4 Área de Conhecimento: Matemática
Conteúdo: Operações matemáticas  Ano de ensino: 2º ano Aulas Previstas: 04 aulas Professora: Arlete Prof. Coordenadora: Cinthya M. Staut Coord. de Área: Maria Lúcia L. Silva Bimestre:3º Bimestre de 2011

5 Objetivo: Relacionar a quantidade monetária com os números
Objetivo: Relacionar a quantidade monetária com os números. Resolver situações-problemas. Utilizar do dinheiro para compra e venda simulada. Conhecimento prévio: Saber utilizar a contagem oral e fazer adições e subtrações utilizando o dinheiro produzido pelos alunos.

6  DESENVOLVIMENTO Após receber e organizar os alunos na sala comentar que a aula será sobre o Sistema Monetário. Fazer uma introdução da importância e para que serve o dinheiro.  Será organizado um mercadinho , onde os estudantes produzirão as cédulas (Livro de Matemática Projeto Além das Palavras).  Escrever algumas quantias no quadro por extenso e pedir que eles peguem cédulas correspondentes. Os alunos farão compras e vendas de produtos variados como: balas, pirulitos, brinquedos, lápis, etc. Através de simulações, utilizando-se das moedas confeccionadas pelos próprios estudantes. Resolverão problemas relacionando operações de soma e subtração através de exercícios registrados nos cadernos.

7

8 A avaliação fornece ao professor informações sobre a aprendizagem dos alunos, os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Ela deve ser um meio e não um fim para o alcance dos objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais.  Porém, no processo de construção do conhecimento deve conter o significado básico de investigação e de questionamentos. Assim serão avaliados o desempenho e empenho dos estudantes durante a realização das atividades, bem como estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.

9 AVALIAÇÃO - Participação no desenvolver da aula; - Comentários orais e escritos; - Exercícios elaborados, - Organização no decorrer da aula.

10 Estudar o sistema monetário, para o 2º ano “C”, foi algo significativo e prazeroso. Em sala de aula, montou-se um “mercadinho”, com comidas de verdade, alguns objetos e brinquedos e dinheiro de mentira.

11 Cada aluno recebeu envelopes com dinheirinhos em papéis que imitavam as cédulas originais e moedas em envelopes.

12 Além do “dinheiro”, os alunos receberam a orientação de que deveriam economizar, não sendo permitido que eles comprassem tudo o que quisessem e gastassem todo o montante recebido.

13

14

15

16

17 ALGUMAS ATIVIDADES REGISTRADAS NO CADERNO

18

19 Explorando este tema, as crianças tiveram contato com cédulas (falsas) da nossa moeda “real” .Foi muito divertido ver a reação dos alunos em posse do dinheiro. Mesmo com a orientação de economizar e que a professora iria, em algumas vezes dar o preço e qual cédula queria com que eles pagassem uns não se controlaram, correram e compraram tudo que encontraram pela frente. Outros tiveram dificuldades e receberam ajuda das professoras...


Carregar ppt "ATIVIDADES COMPLEMENTARES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google