A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE."— Transcrição da apresentação:

1 O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE

2 OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
- Incorporar a aprendizagem do Sistema Monetário Brasileiro; - Entender as mudanças das moedas e da cultura de acordo com as mudanças sociais; - Conhecer as diferentes moedas existentes no mundo; - Reconhecer que o REAL é o dinheiro usado no Brasil; - Empregar o símbolo R$ para representar quantias em dinheiro; - Identificar cédulas e moedas de REAL; - Resolver situações-problemas; - Despertar consciência crítica em relação ao consumo desordenado; - Entender a relação existente entre o dinheiro e a degradação do meio ambiente, fauna e flora... -Sensibilizar quanto à importância que os animais têm para a vida no planeta; -Reconhecer a importância dos animais para a cadeia alimentar e animais úteis para o homem. -Identificar cédulas e moedas de REAL; -Resolver situações-problemas; -Utilizar do dinheiro para compra e venda simulada. - Leitura e interpretação textual através de pesquisa feita pela internet; - Despertar consciência crítica em relação ao consumo desordenado; - Iniciação ao uso do computador na pesquisa, confecção de tabelas, desenhos e textos; - Uso da calculadora; -Iniciação de pesquisa de campo e sua organização nos dados coletados para divulgação;

3 Assistir o filme “A história do dinheiro” no yotube
Assistir o filme “A história do dinheiro” no yotube. Após discussão sobre o vídeo assistido, cada aluno deverá elaborar um texto com ilustrações. - Os alunos farão uma pesquisa no site ( Banco Central do Brasil) nos seguintes itens: Álbum- A história do dinheiro. -Outras formas de dinheiro-cartão de crédito, cheques... -O dinheiro no Brasil (leitura feita pela professora e esplanada para classe). -A origem e evolução do dinheiro ( leitura feita pelos alunos com mediação da professora). Cédulas e moedas: -Cédulas comemorativas, cédulas do real (comuns). Reconhecimento das cédulas, cédulas inadequadas, lista completa sobre as cédulas emitidas pelo Banco Central do Brasil e o momento histórico/econômico. -Figuras representativas expostas em nosso dinheiro ( animais em extinção e figuras ilustres que fizeram parte de nossa história). - Pesquisa em grupo sobre os historiadores. - O dinheiro pelo mundo (as diferentes moedas que circulam nos países ) - Pesquisa livre “curiosidades sobre o dinheiro” (em dupla) após, os alunos farão a apresentação sobre suas descobertas pra a turma, em mesa redonda. -Confecção de um texto coletivo referente às pesquisas feitas.

4

5

6 - Pesquisa em grupo sobre os historiadores.
- O dinheiro pelo mundo (as diferentes moedas que circulam nos países ) - Pesquisa livre “curiosidades sobre o dinheiro” (em dupla) após, os alunos farão a apresentação sobre suas descobertas pra a turma, em mesa redonda. -Confecção de um texto coletivo referente às pesquisas feitas. -Pesquisa sobre os animais em extinção que aparecem nas cédulas, bem como, outros animais que formam a fauna do Brasil e de outros países (respeitando as curiosidades de cada aluno). Confecção de painéis com as ilustrações e exposição das pesquisas. Assistir o filme “Sem Floresta” -Debate sobre o consumismo / degradação ambiental. Importância dos animais para o equilíbrio da natureza. - Produção textual (a fauna corre perigo)

7 Esse projeto foi realizado com muito sucesso conseguindo atingir de forma gratificante os objetivos propostos. Proporcionando aos educando a oportunidade de desenvolvimento competência em varias áreas do conhecimento. O grupo teve uma ótima interação,discutindo,tracando ideias, analisando,criando alternativas e encontrando soluções. O trabalho que envolve teoria/ prática torna-se mais atrativo para os alunos, não necessariamente tendo que ficar presos aos livros didáticos, mas podendo trabalhar de forma ativa, com cálculos mentais e ao mesmo tempo aprendendo através da diversão. Isso acontece em razão dos temas trabalhados fazer parte de nosso dia-a-dia e, principalmente, por se tratar de um assunto do interesse de todos.


Carregar ppt "O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google