A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
APRESENTAÇÃO DA TEMÁTICA CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote

2 O que vem à nossa lembrança quando pensamos em currículo?

3

4

5 No Brasil, conforme Moreira (1990), o debate sobre questões curriculares vem dos anos , com as reformas promovidas pelos pioneiros da Escola Nova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP e o Programa de Assistência Brasileiro-Americana de Educação Elementar –PABAEE destacam-se como veiculadores desse debate e responsáveis pela formação dos primeiros especialistas em currículo.

6

7 O uso de soluções tecnológicas é inevitável...

8

9

10 O termo currículo evolui?
Dá a ideia de que? Mudança, movimento?

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 CURRÍCULO É um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos de idade(DCN - BRASIL, 2010).

22 EIXOS NORTEADORES (DCN – EDUCAÇÃO INFANTIL)
Interação e a brincadeira, citando que a proposta pedagógica para este segmento deve respeitar as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no ensino fundamental (p. 42). Como os currículos das escolas de Educação infantil atendem a esses eixos? Demanda planejamento, ação e reflexão Reproduz a escola fundamental, enfatizando a alfabetização e números, limitando a função da educação infantil como uma etapa potencializadora do brincar.

23 Requer um currículo que...
Atente e sustente a função do brincar, tanto teórica como operacionalmente tornando-se um desafio para as instituições atuais.

24 Diretrizes Curriculares: questões legais, objetivos e princípios da Educação Infantil no Brasil
Definições (Educação Infantil, Criança, Currículo, Proposta Pedagógica); Normas quanto à matrícula e faixa-etária (p.41); Princípios: Éticos, Políticos e Estéticos)

25 Assumindo uma proposta curricular para a Educação Infantil
Projeto coletivo, uma obra aberta, criativa e apropriada para o “aqui-e-agora” de cada situação educativa; Envolve sensibilidade e uma visão de criança como alguém competente e com direitos próprios; Ouvir os profissionais em suas concepções e decisões, problematizar a visão deles sobre a creche e a pré-escola, evitando perspectivas fragmentadas e contraditórias, que refletem a influência das várias concepções educacionais que vivenciaram ou com que tiveram contato; Reconhecer as famílias como interlocutoras e parceiras privilegiadas.

26 O planejamento do currículo inclui organização de grande diversidade de aspectos:
os tempos e os espaços, as rotinas de atividades, a forma como o adulto exerce seu papel, os materiais disponíveis, dependendo da proposta pedagógica que cada instituição elabora para orientar sua ação dentro de um estilo cultural próprio. Tarefas ritualizadas de colorir desenhos mimeografados, de colar bolinhas de papel em folhas e outras são, com isso, substituídas por atividades de pesquisa, de trocas de opiniões, de expressão pessoal.

27 CARACTERÍSTICAS CURRÍCULO
[...] “fazer o olho infantil saltar o muro, quebrar barreiras” e que o olhar dos educadores procure reconhecer aquilo que as famílias das crianças sabem, veem e esperam; Estruturas curriculares abertas e flexíveis; Atividades diversificadas constantemente avaliadas; O destaque às atividades diversificadas chama a atenção para dois pontos: para a individualização dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, que ocorrem em ritmo próprio e de maneira singular a cada pessoa, e para a variedade de situações que devem ser exploradas, fugindo da mesmice e de atos mecânicos; O envolvimento das crianças em termos cognitivos, afetivos, motores e linguísticos enriquece as propostas iniciais e lhes cria novas oportunidades de desenvolvimento.

28 À escola cabe... ...ensinar criticamente, oferecendo os instrumentos básicos para a cidadania, formando pessoas abertas e transformadoras – e não simples repetidoras. Essa meta deve estar presente na elaboração do currículo escolar, e envolve, de acordo com Aroeira (1996, p. 77), algumas diretrizes: (P. 48)

29 Que caminhos nossas escolas estão seguindo para atender a essa proposta curricular?

30 Descobriremos a partir de pesquisas e novas reflexões...


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google