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Alterações esperadas na poluição do ar advindas da construção de parques urbanos em metrópoles – estudo de caso do Parque Oratório na RMSP Júlio Barboza.

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1 Alterações esperadas na poluição do ar advindas da construção de parques urbanos em metrópoles – estudo de caso do Parque Oratório na RMSP Júlio Barboza Chiquetto Orientadora: Profa. Dra. Maria Elisa Siqueira Silva Apoio financeiro: FAPESP 2012/

2 Região Metropolitana de São Paulo
-Subtropical/tropical de altitude, a cerca de 80km do litoral. m de altitude, cercada por serras do Planalto Atlântico. -21 milhões de habitantes (IBGE, 2010) e 7 milhões de veículos (CETESB, 2014) -Condições socioambientais frequentemente precárias. -Poluição atmosférica expressiva: ozônio troposférico (O3) e material particulado fino (MP2,5).

3 Efeitos do ozônio: Saúde e meio-ambiente

4 Saturação por ozônio no estado de São Paulo
Fonte: CETESB, 2013

5 Ciclo do ozônio troposférico na atmosfera urbana
Formação-> poluentes veiculares: NO2 + radiação solar —> NO + O O + O2—> O3 COVs + NO → NO2 (que, por sua vez, formam mais O3) Consumo-> excesso de poluentes: NO + O3→ NO2 + O2 OH + O3 → HO2 + O2 Fontes: PRIM, L. E. (Livro eletrônico) El Libro Eletrônico: ciências de la tierra y del medio ambiente (1998); Seinfield & Pandis, Atmospheric Chemistry and Physics: From Air Pollution to Climate Change (2006).

6 ESTAÇÃO IBIRAPUERA

7 ESTAÇÃO TERMINAL PQ. D. PEDRO II:
DOIS ENDEREÇOS

8 Dados e metodologia 1a etapa: observacional – Séries temporais de poluentes obtidas nas estações da CETESB *Ciclo sazonal (NO, NO2, O3, MP10, CO) *Ciclo Diurno (NO, NO2, O3) 2a etapa: modelagem numérica – mudança no uso do solo e nas emissões veiculares no modelo atmosférico WRF/Chem.

9 CICLO SAZONAL: Terminal Parque D. Pedro II / Ibirapuera

10 CICLO SAZONAL: Terminal Parque D. Pedro II
5 m / 50m

11 a)Terminal Parque D. Pedro II b) Ibirapuera
CICLO DIURNO a)Terminal Parque D. Pedro II b) Ibirapuera Inverno Primavera

12 CICLO DIURNO: Terminal Parque D. Pedro II
5 m / 50m

13 PARQUE ORATÓRIO

14 2ª etapa - modelagem -Período: 28/01-02/02/2014 (Anomalias de temperatura (+3°C) e OLR (+60W m-2)) -Resolução espacial: superfície 30s (aprox. 800m) / emissões 1 km -Resolução temporal: 6s -LAT/LON: 22° 50’ S e 24° S, 45° 50’ W e 47° 30’ W TESTES DE SENSIBILIDADE: ≠ Cenário alterado- CTRL REDUÇÃO DE 100% DAS EMISSÕES VEICULARES NA ÁREA DO PARQUE ORATÓRIO

15 2ª etapa - modelagem Emissões antropogênicas veiculares no modelo WRF/Chem: “Air quality forecasting system for Southeastern Brazil” (ANDRADE et al, 2015) *4 categorias de veículos: leves, caminhões, ônibus e motocicletas: -KM rodados por dia -Fatores de emissão – gasolina, álcool, flex e diesel -Proporção do número de veículos por tipo -Mecanismo químico RADM2. -Fotólise -Madronich (1987) / Reações: Stockwell et al (1997).

16 Poluentes Primários: CO e NO
ISOPRENO

17 OZÔNIO: INTERAÇÃO COM A CIRCULAÇÃO DE BRISA MARÍTIMA:

18 PARQUE ORATÓRIO Diurno Noturno Média

19 -Estação Ibirapuera (background urbano): concentração mais baixa de poluentes veiculares, mais altas para o ozônio. -Estação PQDP (veicular): concentrações mais altas de poluentes veiculares, menores concentrações de ozônio. Mudança de localidade 5-50 m das avenidas: -Diminuição de 40 µgm-3 de NO / 0,5 ppm de CO / 15 µgm-3 de MP -Aumento de 14 µgm-3 na concentração máxima de ozônio. -Inclusão do Parque Oratório no modelo WRF/Chem: -diminuição de 6 µgm-3 de NO e 0,5 ppm de CO. -aumento de 12 µgm-3 na concentração máxima de ozônio na área do Parque Oratório.

20 CONCLUSÕES -VARIÁVEIS ATMOSFÉRICAS: RADIAÇÃO SOLAR, VENTO.
Brisa marítima e continental -VARIÁVEIS ANTROPOGÊNICAS: EMISSÃO DE POLUENTES PRECURSORES, USO DO SOLO -AUMENTO DE O3 NOS PARQUES: DEVE SER OBSERVADOPELAS AUTORIDADES -> FALTA DE INFORMAÇÃO. -TRANSPORTES: PÚBLICO (METRÔ), NÃO-MOTORIZADO OU UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS MAIS LIMPAS.


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