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Oliviero Toscani Aluno: Fabricio Simões Machado

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Apresentação em tema: "Oliviero Toscani Aluno: Fabricio Simões Machado"— Transcrição da apresentação:

1 Oliviero Toscani Aluno: Fabricio Simões Machado
Disciplina: Fotografia Publicitária Professsor: Fernando Pires Curso: Tecnólogo em Fotografia Semestre: 2017/1 Universidade Lutearana do Brasil

2 Biografia Oliviero Toscani nasceu em Milão em 28 de fevereiro de Desde cedo teve acesso `a fotografia e `a arte, seu pai Fedele Toscani foi o primeiro fotojornalista do Corriere della Sera. Seu primeiro brinquedo foi uma câmera "Rondine" Ferrania, ainda muito jovem se matrucula no curso de artes em Zurique, onde se forma aos vinte anos. A vida de Oliviero Toscani é marcada pela fotografia. Seus primeiros trabalhos são na maioria retratos de personagens da sua geração, comportamentos e tendências da atualidade também marcam os primeiros passos do fotógrafo. Como homem de seu tempo, nos anos 60 Toscani experimenta a contracultura, o rock, as drogas, os movimentos civis que transformaram os valores do ocidente para sempre. Neste período Toscani esta sempre lá pronto com sua câmera para testemunhar os eventos, tendências e gostos de uma juventude que nasce e faz barulho. Aos poucos é notado por revistas de moda e comportamento como Vogue, Elle e Harper’s Bazar, que são sua porta de entrada para o mundo da moda e da publicidade. O fotógrafo hoje famoso começa a ser reconhecido internacionalmente nos anos 70 por sua grande força criativa. As campanhas feitas por ele são amplamente divulgadas como as campanhas publicitárias mais bem sucedidas do mundo naquele momento, marcas como Espirit, Valentino, Chanel e Fiorucci tornam-se suas clientes. Em 1982 começa a bem sucedida, marcante e inesquecível parceria entre Oliviero Toscani e a Benetton. Ao mesmo tempo em que a marca se transforma em uma das marcas mais conhecidas no cenário mundial da moda, o fotógrafo recebe carta branca de Luciano Benetton para dirigir e criar todas as imagens publicitárias assim como criar identidade e lidar com a comunicação da empresa.

3 Na década de 90 começam a ser divulgadas em revistas, jornais e demais meios de comunicação as famosas e polêmicas campanhas da Benetton, que transcendem o conceito mais superficial e hedonista da moda para tratar no espaço publicitário de problemas socias, políticos e econômicos que atormentam a humanidade. Neste período surgem as famosas fotos que jamais esqueceremos pela sua simplicidade e contundência. Se você abrisse uma revista de moda na década de 90, certamente não passaria despercebido a publicidade da Benetton e o trabalho de Oliviero Toscani. Nada assim existia até então, uma verdadeira revolução na forma e no conceito da fotografia publicitária. O namoro de Toscani com a Benetton termina no começo do século XXI, quando o fotógrafo causa revolta nos EUA ao incluir fotos e depoimentos de sentenciados `a morte nas campanhas publicitárias da Benetton. Ainda na década de 90, Toscani cria a "Colors", importante e “globalizada” revista que conta com a colaboração de inúmeros fotógrafos de todas as partes do mundo. Também cria a "Fabrica", uma escola internacional de arte e de comunicação que será responsável pelas campanhas publicitárias das Nações Unidas, da Procter & Gamble, por exemplo. As obras de Toscani estão expostas em museus e galerias importantes ao redor do mundo, o fotógrafo ganhou vários prêmios, incluindo quatro "Lion d'Or" no Festival de Cannes, o Grande Prêmio Unesco, o Grande Prix ​​do Art Directors Club de Nova York, Tóquio e Milão, e, finalmente, o "Grand Prix d'Affichage".

4 Depois de mais de trinta anos de inovação nas áreas da publicidade, mídia impressa, televisão e cinema, Oliviero estende seu talento criativo e de comunicação para outro meio: a Internet. Em 2006 ele se tornou o diretor artístico do "MusicBox" canal interativo na plataforma Sky, por exemplo. Oliviero Toscani segue seu caminho de intensa e explosiva criatividade em diversos meios, é um dos maiores fotógrafos de publicidade de todos os tempos, sem dúvida. Ainda na década de 90, Toscani cria a "Colors", importante e “globalizada” revista que conta com a colaboração de inúmeros fotógrafos de todas as partes do mundo. Também cria a "Fabrica", uma escola internacional de arte e de comunicação que será responsável pelas campanhas publicitárias das Nações Unidas, da Procter & Gamble, por exemplo. As obras de Toscani estão expostas em museus e galerias importantes ao redor do mundo, o fotógrafo ganhou vários prêmios, incluindo quatro "Lion d'Or" no Festival de Cannes, o Grande Prêmio Unesco, o Grande Prix ​​do Art Directors Club de Nova York, Tóquio e Milão, e, finalmente, o "Grand Prix d'Affichage".

5 Fotografia

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