Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Vitória Ferretti Mascarenhas Alterado mais de 6 anos atrás
1
LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO
O MÉTODO “O PASSO” E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA RÍTMICA À PRIMEIRA VISTA: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO
2
RESUMO INVESTIGAR O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA RÍTMICA À PRIMEIRA VISTA MEDIADO PELO MÉTODO O PASSO AVALIAR TAMBÉM A MOTIVAÇÃO DOS INDIVÍDUOS NESSE PROCESSO
3
INTRODUÇÃO MÚSICOS TÊM DIFERENTES NÍVEIS DE LEITURA MUSICAL
EVIDENCIADOS EM TAREFAS DE LEITURA À PRIMEIRA VISTA CASO MAIS “LIMPO” DE LEITURA MUSICAL HODGES: A HABILIDADE DE LEITURA RÍTMICA É O PRINCIPAL PREDITOR DE DESEMPENHO BEBEAU: HABILIDADE DIFÍCIL -> CONCEITOS MATEMÁTICOS ANTERIORES CONCENTRAÇÃO NA PULSAÇÃO -> APROXIMAR O VALOR DE DURAÇÃO
4
O MÉTODO O PASSO E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA RÍTMICA
FOCADO NA RÍTMICA E APROXIMAÇÃO COM O UNIVERSO SONORO; ABORDAGEM MULTISSENSORIAL PILARES: CORPO (unidade autônoma de construção de conhecimento) IMAGINAÇÃO (através dela que gerenciamos imagens e construímos todo conhecimento) -> só se toca ou canta o que se vê GRUPO (fazer musical como um instrumento de socialização) CULTURA (é preciso se aproximar do ambiente cultural onde os ritmos e canções foram criados) PRINCÍPIOS DE INCLUSÃO E AUTONOMIA
5
Cont. UTILIZA UM TEMPO PULSANTE, DIFERENTE DO AFERIDO PELO METRÔNOMO
TODO MÚSICO UTILIZA ALGUM TIPO DE NOTAÇÃO MUSICAL NOTAÇÕES CORPORAIS REGÊNCIA COM OS PÉS NOTAÇÃO GRÁFICA VOGAIS E NÚMEROS (“saber falar” um ritmo significa “saber escrevê-lo”)
6
SITES SOBRE O MÉTODO “O PASSO”
CRIADOR (LUCAS CIAVATTA) FALANDO DE SUA CRIAÇÃO: SITE OFICIAL:
7
A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM MUSICAL A PARTIR DO MÉTODO “O PASSO”
SLOBODA: DESMOTIVAÇÃO -> SENSAÇÃO DE UMA MULTIDÃO DE EXIGÊNCIAS E DA IMPOSSIBILIDADE DE ATENDÊ-LAS OBJETIVO DO MÉTODO: DECODIFICAR A PARTITURA TRADICIONAL -> DIMINUIR A DIFICULDADE AUMENTAR A MOTIVAÇÃO
8
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
PARTICIPANTES: PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; ALUNAS DE UMA DISCIPLINA DE PERCUSSÃO; SEM CONHECIMENTO PRÉVIO D’O PASSO. PERCEBEM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA LEITURA MUSICAL, MAS POSSUEM MOTIVAÇÕES EXTRÍNSECAS (cumprimento de conteúdo curricular, formação do professor...) A MINORIA DOMINAVA A LEITURA RÍTMICA AFIRMARAM QUE O MÉTODO FACILITOU O APRENDIZADO E FOI ELEMENTO MOTIVADOR.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.