A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR 6º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ

2 RECURSOS NATURAIS P. 5 Os recursos naturais são fundamentais para a sobrevivência dos seres humanos, pois deles retiramos matérias-primas, energia e alimentos. Os recursos naturais renováveis são aqueles que a natureza consegue produzir, repor ou reciclar em um espaço de tempo compatível com a expectativa de vida do ser humano. Os recursos naturais não renováveis são aqueles produzidos, repostos ou reciclados pela natureza no decorrer de milhões de anos

3 Ao interferir na natureza o ser humano causa danos (impactos ambientais).
Os recursos naturais não renováveis demoram a ser repostos e poluem muito o meio ambiente. Nesse aspecto surgiu o desenvolvimento sustentável (p.9) na tentativa de minimizar os danos causados à natureza. Um exemplo clássico é a substituição dos combustíveis fósseis.

4 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS P. 9
Combustíveis fósseis resultam de restos de plantas e animais soterrados há milhões de anos, com sedimentos que formam as rochas sedimentares. A sua formação depende das condições de pressão e temperatura.

5 A ORIGEM DO PETRÓLEO

6 PRINCIPAIS CONFERÊNCIAS MUNDIAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE P. 9
Conferência sobre Meio Ambiente Humano (Estocolmo72) – Estocolmo, Suécia Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92 ou Eco-92) – Rio de Janeiro, Brasil Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (Kyoto97) – Kyoto, Japão Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+10) – Johannesburgo, África do Sul Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) – Rio de Janeiro, Brasil

7 Em 1992, o Brasil sediou uma dessas conferências: a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO-92. Foi difundido o conceito de desenvolvimento sustentável, ou seja, atender às necessidades das pessoas sem comprometer a disponibilidade e a qualidade dos recursos naturais para as futuras gerações.

8 FONTES DE ENERGIA P. 10 A utilização dos combustíveis fósseis a partir do século XVIII promoveram muitas mudanças para a humanidade: produtos e serviços foram criados. Aumento da expectativa de vida (número médio de anos que os indivíduos de determinada sociedade vivem) devido à evolução da Medicina e à maior oferta de alimentos. Forte dependência das fontes de energia. Prejudicam o meio ambiente. Forçou os investimentos em energias renováveis.

9 FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS
PETRÓLEO P. 11 PRÉ-SAL NO BRASIL P. 14 É o acúmulo de hidrocarbonetos (moléculas de carbono e hidrogênio) na plataforma continental brasileira. Com a separação dos continentes (América do Sul e África) os sedimentos foram recobrindo matéria orgânica animal. Se estende do atual litoral do Espírito Santo até Santa Catarina, ao longo de mais de 800 km de extensão por até 200 km de largura. Essa matéria orgânica foi recoberta por sal. A Mesopotâmia utilizava o betume. Em 1859 que ocorreu a primeira perfuração de poço de petróleo, na Pensilvânia, Estados Unidos. Serve de matéria-prima para vários produtos. Principal fonte de energia do mundo, sendo usado como combustível para os meios de transporte e para a geração de energia elétrica.

10 ENTENDENDO O PRÉ-SAL

11 FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS
GÁS NATURAL P. 13 CARVÃO MINERAL P. 15 É encontrado em bacias sedimentares. Apresenta vantagens por ser menos poluente que outras fontes de energia fósseis e por suas reservas serem mais duráveis que as de petróleo. Nas indústrias, gera energia elétrica; nas residências, produz o fogo usado para cozinhar, aquecer a água do banho e os ambientes; nos automóveis, pode substituir os combustíveis tradicionais (gasolina, álcool e diesel) por ser uma fonte energética mais barata. Utilizado em máquinas a vapor, a partir da Revolução Industrial, em meados do século XVIII. É a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo. Possui reservas superiores ao petróleo e ao gás natural. É encontrado em abundância no Hemisfério Norte

12 O URÂNIO TAMBÉM É UM RECURSO NÃO RENOVÁVEL P. 15
- Na usina termonuclear ou nuclear existe a quebra do átomo de urânio. - Essa quebra gera calor que aquece a água. O vapor resultante desse calor movimenta turbinas. - Apresenta vantagens, como não gerar gases do efeito estufa e contar com reservas de urânio muito maiores que as de petróleo, porém ela exige altos investimentos iniciais.

13 FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS
BIOMASSA P. 16 RECURSO HIDRÁULICO P. 17 Provém de matéria orgânica – de origem vegetal ou animal. 10% da energia consumida no mundo. Biogás, combustível originado da decomposição de lixo orgânico e excrementos. (Biodiesel e etanol), por sua vez, resultam da transformação do milho, da cana-de-açúcar, da soja, do girassol, entre outros. Produzida pela força das águas . 70% da energia elétrica consumida no Brasil. É menos caro e menos poluente. Requer disponibilidade de rios com grandes volumes de água e chuvas. As águas são barradas em represas, o que gera o alagamento de grandes extensões de terra, destruindo vegetação, desabrigando algumas espécies animais e desalojando moradores.

14 FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS
Outras fontes renováveis Além da biomassa e da energia hidráulica • energia eólica: produzida pela força dos ventos; • energia solar: produzida pela luz e pelo calor do Sol; • energia geotérmica: produzida a partir do calor das camadas internas da Terra; • energia maremotriz: produzida a partir da oscilação das marés.


Carregar ppt "CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google