A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 8 Nossos recursos naturais e tecnológicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 8 Nossos recursos naturais e tecnológicos"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 8 Nossos recursos naturais e tecnológicos

2 RecurSOS NATURAIS São recursos obtidos da natureza e usados para construir o mundo ao nosso redor.

3 Minerais e minérios Usa-se uma infinidade de objetos feitos de ferro e alumínio. E de onde vêm esses materiais? O ferro é obtido de um mineral chamado hematita. O alumínio é obtido de um mineral chamado bauxita. Os minerais a partir dos quais são produzidos metais como o ferro, o alumínio e outros com vantagem econômica são chamados de minérios. A hematita e então, um minério de ferro e a bauxita é um minério de alumínio. Outros minérios: galena (minério de chumbo), esfarelita( minério de zinco), cassiterita (minério de estanho).

4 Minerais e minérios Os depósito naturais de minérios são chamados de jazidas. As jazidas autorizadas pelo governo para a exploração são chamadas de minas.

5 Minerais e minérios Metais e seus produtos: Para obter metis, como por exemplo, o ferro, são realizados processo industriais nas metalúrgicas. O ferro líquido é colocado em moldes, onde esfria e solidifica.

6 Minerais e minérios Ligas metálicas: Misturas de metais entre si ou com outras substâncias. Um exemplo é o aço, uma liga formada por ferro e carbono, usado em construções, ferramentas, carros, navios, fogões, geladeiras, etc.

7 Minerais e minérios Outro exemplo de liga: bronze, que é uma liga de cobre com estanho.

8 Minerais e minérios Outros metais:
Alumínio: metal leve, maleável mais resistente à corrosão do que o ferro, obtido da bauxita. Usado na fabricação de latas de refrigerantes, embalagens de alimento, panelas, janelas portões, bicicletas, em carros e aviões.

9 Minerais e minérios Outro metais:
Cobre: usado na produção de cabos e fios elétricos porque é bom condutor de eletricidade e também na fabricação de ligas como o bronze.

10 Minerais e minérios Outros metais:
Estanho: usado no revestimento interno de latas de alimento porque ajuda a prevenir a corrosão e também em alguns objetos como taças.

11 Metais ornamentais Ouro e prata são metais ornamentais.

12 pedras preciosas O diamante é o material natural mais duro que existe; isso significa que ele pode riscar outros materiais, mas não é riscado por ele, nem mesmo por um instrumento de aço.

13 Combustíveis fósseis A maior parte da energia que faz automóveis, ônibus e caminhões andar vem dos combustíveis fósseis. O carvão mineral e o petróleo são combustíveis fósseis: fósseis por que se originam da transformação de organismos que viveram há milhões de anos e combustíveis porque são queimados para fornecer energia às indústrias e veículos.

14 Combustíveis fósseis- carvão mineral
Partes de plantas foram soterradas e, ao longo de milhões de anos, transformaram-se em carvão mineral. O carvão mineral é um combustível usado nas indústrias e nas usinas termoelétricas, que produzem energia elétrica por meio da queima desse combustível. Um dos problemas é que a queima do carvão mineral libera gases que poluem a atmosfera.

15 Combustíveis fósseis- carvão mineraL

16 Combustíveis fósseis- pETRÓLEO
O petróleo origina-se da transformação de organismos microscópicos que se depositaram há milhões de anos no fundo dos mares e foram cobertos por camadas de sedimentos e submetidos a alta pressão e temperatura, transformando-se ao logo de milhões de anos em petróleo.

17 Combustíveis fósseis- pETRÓLEO
Nesse processo, também ocorreu a formação de uma gás, o gás natural usado como combustível em fogões, fornos, aquecedores e alguns veículos. A queima desse gás polui menos que a queima do petróleo e do carvão mineral.

18 Combustíveis fósseis- pETRÓLEO
O petróleo e o gás natural são extraídos de depósitos subterrâneos localizados soba a terra ou sob o mar, através de perfurações de poços . O gás natural se acumula acima do petróleo.

19 Combustíveis fósseis- pETRÓLEO
Depois da sua extração, o petróleo é transportado para refinarias, onde são realizadas as separação e a purificação dos seus componentes e assim surgem os derivados do petróleo gasolina, querosene, óleo diesel, óleo lubrificante e gás liquefeito. Refinaria de petróleo Plataforma de petróleo no mar

20 Combustíveis fósseis- pETRÓLEO
O petróleo é matéria-prima para a fabricação de muitos produtos: tintas, asfalto, plásticos, detergentes, borrachas sintéticas e outros. Assim como a queima do carvão, a queima de combustíveis à base de petróleo também polui o ar. Além disso, o vazamento de petróleo no mar provoca acidentes ambientais graves, pois provoca a morte de muitos peixes, aves e outros animais.

21 Recursos naturais renováveis e não renováveis

22 Recursos naturais não renováveis
Minerais, petróleo e carvão mineral são recursos naturais não renováveis porque levam milhões de nãos para se formar e como estamos consumindo esses recursos muito rapidamente, esses recursos correm o risco de se esgotar.

23 Recursos naturais renováveis
Os recursos naturais renováveis são aqueles que podem ser repostos pelos sere humanos ou pelos ciclos naturais à medida que são consumidos. Atenção! Mesmo alguns recursos renováveis estão sendo consumidos em velocidade maior que sua reposição natural! A poluição e os desiquilíbrios da natureza podem acelerar o esgotamento desses recursos.

24 Cuidados com os recursos naturais
A pesca excessiva pode reduzir o número de peixes nos rios e mares e esses poucos podem não se reproduzir na velocidade necessária para repor todos aqueles que foram pescados. Com relação aos minérios, é necessário: Incentivar a reciclagem, reaproveitando o ferro e o alumínio em outros produtos; Evitar o desperdício; Substituir os matérias que estão se esgotando por outros materiais.

25 Fontes renováveis de energia
Investir em fontes renováveis de energia pode substituir em parte o uso dos combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão mineral. As principais fontes renováveis de energia são: O Sol – energia solar Os ventos – energia eólica Os rios – energia hidráulica ou hidrelétrica O calor do interior da Terra – energia geotérmica A Matéria que forma os seres vivos- biomassa As marés- maremotriz

26 Fontes renováveis de energia
Energia hidráulica ou hidrelétrica: os rios podem ser represados por barragens, formando quedas d’água. A água, ao cair, faz girar turbinas e gera eletricidade. Essa é a principal fonte de energia elétrica do Brasil. A construção das usinas hidrelétricas provocam muitas alterações nos ambientes naturais, podendo contribuir para a extinção de espécies.

27 Fontes renováveis de energia
Energia eólica: é produzida pelos ventos que fazem girar hélices, gerando energia elétrica. As usinas eólicas devem ser instaladas em regiões onde venta muito.

28 Fontes renováveis de energia
Energia solar: pode ser usada para aquecer reservatórios de água ou gerar eletricidade. Nesse caso, a energia solar captada em placas metálicas recobertas de silício gera correntes elétricas.

29 Fontes renováveis de energia
Energia da biomassa: quando se queima matéria proveniente de organismos vivos, como lenha ou resíduos de madeira, bagaço de cana, álcool, matéria orgânica do lixo, biodiesel (obtido do óleo de palma e de dendê) ou gás produzido nos biodigestores. A vantagem é que são recursos renováveis como plantas, por exemplo, que são empregados como fonte de energia. O problema é que a energia da biomassa também polui o ar.

30 Fontes renováveis de energia
Energia geotérmica: o calor armazenado nas rochas subterrâneas e no manto da Terra pode ser usado para produzir energia elétrica, mas o custo é muito alto. É mais fácil aproveitar a energia geotérmica em locais onde há gêiseres, como na Islândia.

31 Fontes renováveis de energia
A energia maremotriz é uma forma de energia que é obtida a partir da movimentação das águas do oceano, utilizando uma turbina hidráulica, que converte a energia cinética das marés em energia elétrica.

32 Energia nuclear É a energia liberada por certas substâncias que existem no planeta, as substâncias radioativas. Essas substâncias liberam um tipo de energia chamado de radioatividade. O urânio é uma das substâncias radioativas utilizadas na produção de energia nuclear e pode ser encontrados em certos minerais espalhados pelo planeta, Dependendo do tratamento, o urânio pode ser usado para fabricar bombas atômicas ou para gerar energia nas usinas nucleares.

33 Energia nuclear A energia nuclear é gerada nas usinas nucleares. No Brasil, a primeira usina nuclear foi construída em Angra dos Reis. Nas usinas nucleares, o urânio é transformado em outras substâncias por um processo chamado fissão nuclear, gerando grande quantidade de energia que pode ser utilizada para a geração de energia elétrica. Se houver um acidente numa usina nuclear, as consequências podem ser muito graves, ameaçando o ambiente e a saúde das pessoas. Além disso, substâncias radiotivas são descartadas formando o lixo radioativo que é colocado em recipientes de cimento ou aço que são enterrados em minas profundas, mas isso não é completamente seguro.

34 Capítulo 9 Os estados físicos da água

35 A água no planeta 71% da superfície da Terra é coberta por água. Do total desse volume 97% aproximadamente está nos mares e oceanos, no estado líquido.

36 A água no planeta A água dos mares e oceanos é salgada porque contém grande quantidade de sais minerais, principalmente o cloreto de sódio. Essa água não é apropriada para consumo humano nem para indústria e irrigação.

37 A água no planeta A água doce no estado líquido é encontrada:
Nos rios e lagos Nos lençóis subterrâneos ou lençóis freáticos No ar No corpo dos seres vivos A água doce no estado sólido é encontrada: Nas calotas polares

38 Água no planeta

39 A água no planeta A água do mar é salgada porque a medida que os rios percorrem os continentes, eles carregam sais que se soltam das rochas e se dissolvem na água dos rios e acabam lançados no mar. Ao longo de milhões de anos, esse processo tornou os mares cada vez mais salgados.

40 A água no Brasil Principais fontes de água doce para consumo humano:
Rios, lagos e lençóis freáticos A distribuição da água doce no planeta é irregular: uma boa parte está longe das regiões mais populosas e por isso há bastante escassez no planeta. Se não cuidarmos bem da água, em 2025, 45% da população mundial pode enfrentar falta de água.

41 A água doce no Brasil Aquífero Alter do Chão Aquífero Guarani O Brasil tem 12% do total de água doce superficial (rios e lagos) do planeta e possui grandes reservas de água doce subterrânea ( Aquífero Guarani e Aquífero Alter do Chão)

42 A água doce no Brasil Um aquífero é como uma esponja gigante cheia de arenito, um rocha porosa e absorvente. Nas áreas de recarga, o arenito chega na superfície e absorve a água da chuva que atravessa os poros do arenito.

43 Distribuição de água doce no Brasil
A distribuição não é uniforme considerando a disponibilidade de água em relação à população: há muita água em lugares com poucos habitantes e vice-versa.

44 Mudanças de Estado Físico da Água

45 Mudanças de Estado Físico da Água

46 O calor e as mudanças de estado
O que faz a água mudar de estado físico é a mudança de temperatura. A água perde energia (calor) quando : Passa do estado gasoso para o estado líquido Passa do estado líquido para o sólido A água ganha energia (calor) quando: Passa do estado sólido para o estado líquido Passa do estado líquido para o estado gasoso Diminui a temperatura, esfria Aumenta a temperatura, esquenta

47 Vaporização A vaporização que é a mudança do estado líquido para o estado gasoso pode ocorrer de 2 maneiras: Evaporação: a passagem do estado líquido para o estado gasoso acontece lentamente. Ebulição: a passagem do estado líquido para o estado gasoso acontece rapidamente.

48 A velocidade de evaporação na bacia é maior que no copo
A evaporação A velocidade de evaporação varia conforme: a umidade do ar- em dias úmidos a evaporação ocorre mais lentamente do que em dias secos. a temperatura do ambiente- quanto maior a temperatura, mais rápida é a evaporação. A superfície de contato- quanto maior a superfície de contato da água com o ar, maior será a velocidade de evaporação. A velocidade de evaporação na bacia é maior que no copo

49 Ciclo da água ou ciclo hidrológico
A água circula na natureza e muda de estado físico. Ela passa pelos rios, pelos mares, pelo solo, pela atmosfera e pelos seres vivos

50 Ciclo da água ou ciclo hidrológico
A chuva é precipitação no estado líquido e a neve e o granizo são precipitação no estado sólido.

51 Tipos de nuvens -Cirrus -Estratos -Cumulus -Nimbos

52 Como se forma a neblina .

53 Como se forma o orvalho

54 Como se forma a geada

55 Como o granizo se forma

56 Como se forma a neve

57 O que é um raio?


Carregar ppt "Capítulo 8 Nossos recursos naturais e tecnológicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google