A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 9 Os estados físicos da água

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 9 Os estados físicos da água"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 9 Os estados físicos da água

2 A água no planeta 71% da superfície da Terra é coberta por água. Do total desse volume 97% aproximadamente está nos mares e oceanos, no estado líquido.

3 A água no planeta A água dos mares e oceanos é salgada porque contém grande quantidade de sais minerais, principalmente o cloreto de sódio. Essa água não é apropriada para consumo humano nem para indústria e irrigação.

4 A água no planeta A água doce no estado líquido é encontrada:
Nos rios e lagos Nos lençóis subterrâneos ou lençóis freáticos No ar No corpo dos seres vivos A água doce no estado sólido é encontrada: Nas calotas polares

5 Água no planeta

6 A água no planeta A água do mar é salgada porque a medida que os rios percorrem os continentes, eles carregam sais que se soltam das rochas e se dissolvem na água dos rios e acabam lançados no mar. Ao longo de milhões de anos, esse processo tornou os mares cada vez mais salgados.

7 A água no Brasil Principais fontes de água doce para consumo humano:
Rios, lagos e lençóis freáticos A distribuição da água doce no planeta é irregular: uma boa parte está longe das regiões mais populosas e por isso há bastante escassez no planeta. Se não cuidarmos bem da água, em 2025, 45% da população mundial pode enfrentar falta de água.

8 (Aquífero Guarani e Aquífero Alter do Chão)
A água doce no Brasil Aquífero Alter do Chão Aquífero Guarani O Brasil tem 12% do total de água doce superficial (rios e lagos) do planeta e possui grandes reservas de água doce subterrânea (Aquífero Guarani e Aquífero Alter do Chão)

9 A água doce no Brasil Um aquífero é como uma esponja gigante cheia de arenito, um rocha porosa e absorvente. Nas áreas de recarga, o arenito chega na superfície e absorve a água da chuva que atravessa os poros do arenito.

10 Distribuição de água doce no Brasil
A distribuição não é uniforme considerando a disponibilidade de água em relação à população: há muita água em lugares com poucos habitantes e vice-versa.

11 Mudanças de Estado Físico da Água

12 Mudanças de Estado Físico da Água

13 O calor e as mudanças de estado
O que faz a água mudar de estado físico é a mudança de temperatura. A água perde energia (calor) quando : Passa do estado gasoso para o estado líquido Passa do estado líquido para o sólido A água ganha energia (calor) quando: Passa do estado sólido para o estado líquido Passa do estado líquido para o estado gasoso Diminui a temperatura, esfria Aumenta a temperatura, esquenta

14 Vaporização A vaporização que é a mudança do estado líquido para o estado gasoso pode ocorrer de 2 maneiras: Evaporação: a passagem do estado líquido para o estado gasoso acontece lentamente. Ebulição: a passagem do estado líquido para o estado gasoso acontece rapidamente.

15 A velocidade de evaporação na bacia é maior que no copo
A evaporação A velocidade de evaporação varia conforme: a umidade do ar- em dias úmidos a evaporação ocorre mais lentamente do que em dias secos. a temperatura do ambiente- quanto maior a temperatura, mais rápida é a evaporação. A superfície de contato- quanto maior a superfície de contato da água com o ar, maior será a velocidade de evaporação. A velocidade de evaporação na bacia é maior que no copo

16 Ciclo da água ou ciclo hidrológico
A água circula na natureza e muda de estado físico. Ela passa pelos rios, pelos mares, pelo solo, pela atmosfera e pelos seres vivos

17 Ciclo da água ou ciclo hidrológico
A chuva é precipitação no estado líquido e a neve e o granizo são precipitação no estado sólido.

18 Tipos de nuvens -Cirrus -Estratos -Cumulus -Nimbos

19 Como se forma a neblina .

20 Como se forma o orvalho

21 Como se forma a geada

22 Como o granizo se forma

23 Como se forma a neve

24 O que é um raio?

25 CAPÍTULO 10 A QUALIDADE DA ÁGUA

26 As barragens são mais espessa embaixo devido à pressão da água.
Pressão da água: a pressão exercida pela água aumenta com a profundidade portanto quanto maior a profundidade (coluna d’água) maior será a pressão da água exercida nos corpos mergulhados. As barragens são mais espessa embaixo devido à pressão da água.

27 Princípio dos vasos comunicantes
Princípio dos vasos comunicantes: se despejarmos água em um dos vasos comunicantes, ela vai atingir a mesma altura em todos eles; a água flui de uma vaso para o outro até que a pressão fique igual em todos, nivelando as alturas. Isso acontece seja qual fora a forma e o tamanho de cada um dos vasos.

28 Princípio dos vasos comunicantes e distribuição de água
A água tratada nas estações de tratamento de água é bombeada para reservatórios localizados nos pontos mais altos das cidades e como os diversos canos formam um sistema de vasos comunicantes, a água dos reservatórios mais altos, impulsionada pela diferença de altura escoa até chegar à caixa-d’água das casas. Nas casas, a caixa d’água fica no alto para que todas as torneiras recebam água.

29 Princípio de Pascal Blaser Pascal, filósofo francês fez uma descoberta que hoje é a base do funcionamento de muitas máquinas que usamos: “a pressão exercida sobre um líquido é transmitida integralmente para todos os pontos do líquido.

30 Princípio de Pascal O aumento depressão sobre A1 será transmitido integralmente mas a força exercida em A2 será maior, porque sua área é maior. Assim funcionam os elevadores hidráulicos e os macacos hidráulicos usados em postos de combustíveis e oficinas mecânicas: usa-se ar comprimido para exercer pressão sobre o óleo em um reservatório subterrâneo e o óleo transmite a pressão para um cilindro que levanta o carro.

31 A água dissolve substâncias
A água dissolve uma grande quantidade de substâncias e por isso é chamada de solvente universal. Numa solução, a água é o solvente porque dissolve. A substância que é dissolvida é o soluto. Numa solução de água e açúcar, a água e o solvente e o açúcar é o soluto.

32 Misturas homogêneas e heterogêneas

33 Água: essencial para a vida
No interior dos seres vivos ocorrem diversas transformações químicas também chamadas de reações químicas e a maioria só acontece quando as substâncias são dissolvidas em água. E sem essas transformações químicas não há vida. A água: Transporta substâncias no interior do organismo dos seres vivos: em animais as substâncias do alimento ingerido, dissolvidas na água que faz parte do sangue, são transportadas para todas as partes do corpo; Nos animais, muita substâncias são eliminadas dissolvidas na água que compõe a urina. Nas plantas, a água faz parte das seivas.

34 Água nos seres vivos Ser humano- cerca de 70% é água

35 Água nos seres humanos

36 Água potável É a água própria para consumo humano; deve ter certa quantidade de sais minerais.

37 Água pura - água destilada
Água pura é a água sem nenhuma outra substância dissolvida. Um dos processos mais comuns usado para retirar substâncias dissolvidas na água é a destilação e a água que resulta desse processo é chamada de água destilada. A água destilada é usada na fabricação de remédios e outros produtos e nas baterias de carros. Não serve para beber porque não possui sais minerais.

38 Água mineral É a água que brota de fontes do subsolo e tem mais sais minerais no que da água que chega nas nossas casas. Algumas cidades brasileiras tornaram-se turísticas por causa de suas fontes de água mineral.

39 As estações de tratamento de água
Antes de chegar à torneira das casas a água é submetida a tratamentos que eliminam as impurezas e os microrganismos prejudiciais à saúde. Primeiro a água dos mananciais, como lagos, rios, represas e lençóis subterrâneos, é levada por tubulações chamadas adutoras, para as estações de tratamento de água. Depois de purificada, a água é conduzida para os grandes reservatórios e distribuída para as casas.

40 Etapas do tratamento de água
Coagulação- a água é colocada em tanques com sulfato de alumínio para facilitar o agrupamento de partículas muito finas. Nesse tanque também é acrescentada cal para diminuir a acidez da água. Floculação- nesse tanque a água é agitada e com isso as partículas de sujeira se juntam formando flocos. Decantação – nesse tanque a água fica em repouso para os flocos grandes e pesados se depositarem no fundo formando um lodo. Esse lodo acumulado é bombeado para um canal de esgoto. Filtração – a água passa por filtros formados por várias camadas de cascalho e areia. Cloração- a água recebe cloro que mata os microrganismos. Fluoretação- o flúor é adicionado para fortalecer o esmalte dos dentes e evitar as cáries.

41 Quando não há estação de tratamento de água
O poço rasos obtém água a 20 metros de profundidade e deve ser construído no local mais elevado do terreno e longe de fontes de poluição e contaminação. Deve ter uma tampa impermeável que fique pelo menos as 90 cm acima do solo para impedir a entrada das águas que escorrem no solo. É preciso verificar se a água do poço não está contaminada e para isso a água deve ser analisada por um laboratório. É preciso filtrar ou ferver a água para ser bebida ou colocar produtos à base de cloro.

42 Cuidados com a água A água que foi tratada pode se contaminar nas caixas d´água das casas e por isso deve ser filtrada antes de ser usada para beber e cozinhar.

43 Economia de água

44

45 Tratamento de esgoto Toda água usada é conduzida por encanamentos que formam a rede de esgotos. Antes do esgoto ser despejado nos rios deve ser tratado para evitar a poluição e a contaminação da água por microrganismos e outros organismos causadores de doenças. Etapas do tratamento: Grade de metal- retem o lixo que chega com o esgoto Tanque onde terra e areia se depositam no fundo Tanque de decantação- onde as partículas menores de depositam no fundo onde forma-se um lodo rico em matéria orgânica. Parte do lodo pode ser usado como adubo. Biodigestor- o lodo é tratado , as bactérias fazem a decomposição da matéria orgânica do lodo e produzem o gás metano que pode ser usado como combustível Tanque de aeração- a parte líquida do tanque de decantação vai para o tanque de aeração, onde o líquido é agitado e na presença do oxigênio, as bactérias fazem a decomposição da matéria orgânica Após o tratamento, o esgoto é despejado no rio.

46 Onde não há tratamento de esgoto
Onde não há tratamento de esgoto, as fossas são uma opção.

47 Água e saúde As fezes e a urina que fazem parte do esgoto podem estar contaminadas com microrganismos ou ovos de vermes e se contaminarem a terra ou os rios, podem contaminar as hortas e transmitir doenças para as pessoas. A população deve ter acesso a água e esgoto tratados e também deve ter hábitos de higiene. A comida e a água contaminadas podem provocar diarreia e desidratação.

48 Água e saúde Algumas doenças causadas por água contaminada: Cólera
Leptospirose Algumas doenças transmitidas por mosquitos que põem ovos em água parada: Zika Dengue Chikungunia


Carregar ppt "Capítulo 9 Os estados físicos da água"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google