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Planejamento.

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Apresentação em tema: "Planejamento."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento

2 A elaboração e decisões estratégicas devem ser levados em consideração alguns fatores:  • O planejamento estratégico  É de responsabilidade dos níveis mais altos da hierarquia organizacional e se caracteriza pela definição da metodologia para estabelecer a melhor direção a ser seguida. Por meio do planejamento a empresa procura:  - Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes;  - Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos;  - Conhecer e usufruir as oportunidades externas;  - Conhecer e evitar ameaças externas;  - Ter um efetivo plano de trabalho. 

3 • O planejamento tático 
Objetiva otimizar determinadas áreas e não a empresa como um todo e é desenvolvido em níveis hierárquicos inferiores. 

4 • O planejamento operacional  Refere-se ao conjunto de partes homogêneas do planejamento tático e deve conter detalhadamente:  - Os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação;  - Os procedimentos básicos a serem adotados;  - Os produtos ou resultados finais esperados;  - Os prazos estabelecidos;  - Os responsáveis por sua execução e implantação.

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10 RBV vs CAPACIDADES DINÂMICAS

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12 Os RECURSOS de uma firma podem ser classificados em:
Capital físico: tecnologia, equipamentos, localização geográfica ou acesso a matéria-prima. Capital humano: a capacidade intelectual e de relacionamento que pode ser encontrada nas pessoas, sejam os gerentes ou os trabalhadores de maneira geral. Capital organizacional: diz respeito a estrutura formal da empresa, a forma como ela se organiza, suas ferramentas de controle, seus sistemas de coordenação e as relações informais entre os grupos. A utilização destes recursos de forma diferenciada por uma determinada empresa pode fazer com que ela obtenha vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

13 Um dos autores principais desta escola é Jay Barney, que enumera quatro características que os recursos devem ter para que se tornem fonte de vantagem competitiva sustentável. Valor. Raridade. Dificuldade de imitar. Dificuldade para substituir.

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15 CAPACIDADE DINÂMICA É a capacidade adaptativa da firma frente ao dinamismo do ambiente, ou seja, como as organizações podem alcançar e sustentar vantagens competitivas em um ambiente em mutação

16 Wang e Ahmed (2007) colocam ainda que existem três elementos componentes das capacidades dinâmicas:

17 Capacidade adaptativa: é a habilidade da empresa em identificar e capitalizar as oportunidades emergentes de mercado. A capacidade adaptativa reforça a habilidade da organização em se adaptar no tempo certo por meio de flexibilidade dos recursos e alinhamento de seus recursos e suas capacidades com mudanças ambientais.

18 Capacidade absortiva: é a habilidade da empresa em reconhecer o valor de novas informações externas, assimilá-las e aplicar isso para fins comerciais, sendo que a habilidade de avaliar e utilizar conhecimento externo ocorre largamente em função do nível anterior de conhecimento. Isso significa que a capacidade absortiva de uma organização é função de sua trajetória ao longo do tempo. A capacidade absortiva realça a importância de obter conhecimento externo, combiná-lo com conhecimento interno e absorve-lo para uso interno da organização.

19 Capacidade de inovação: é a habilidade da empresa em desenvolver novos produtos e mercados por meio da orientação do alinhamento estratégico para comportamentos e processos de inovação.

20 Wang e Ahmed (2007) colocam que existem quatro níveis de formação de capacidades dinâmicas (Figura 1):

21 Nível 0 - Recursos e capacidades: os recursos e suas capacidades constituem os fundamentos da firma e são os elementos de nível zero na hierarquia. Embora recursos valiosos, raros, inimitáveis e não substituíveis possam constituir elementos de vantagem competitiva, segundo esses autores, em mercados dinâmicos, essa vantagem não persiste ao longo do tempo. Por isso esses recursos não podem constituir uma fonte de vantagem competitiva sustentável; Nível 1 - Capacidades comuns: são as capacidades que fazem com que a organização seja capaz de produzir seus produtos ou executar seus serviços através da combinação de recursos capacidades;

22 Nível 2 - Capacidades-chave: são conjuntos de recursos e capacidades organizacionais fazem com que a organização apresente vantagem competitiva num dado momento. Nível 3 - Capacidades dinâmicas: sempre existe a possibilidade de que as capacidades chave de uma empresa se tornem obsoletas. Mas se a empresa tem a capacidade de perseguir a renovação, reconfigurar e recriar (se reinventar) seus recursos, suas capacidades comuns e suas capacidades chave, então essa capacidade, que é de terceira ordem, é uma capacidade dinâmica.

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