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Gestão do Processo de Mudança

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Apresentação em tema: "Gestão do Processo de Mudança"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Processo de Mudança
Análise Comparativa: Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte – BHTrans Banco do Brasil – BB Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais – SEPLAG/MG

2 Diagnóstico Mapeamento de agentes do contexto interno e externo
BHTrans – ações para resolução de problemas lentas, privilégio da área central e corredores de tráfego, mais reclamações BB – ineficiência, concorrência, Bacen, temor da privatização e da sindicalização SEPLAG – déficit público elevado, pouca qualidade do gasto, servidor imotivado

3 Diagnóstico Mapeamento de aptidões à mudança
BHTrans – empresa jovem, modelo de governança testado em outras cidades BB – crescimento vertiginoso, novos empregados advindos de concurso público SEPLAG – “fundo do poço”, necessidade de ampliar efetividade do Estado, suporte de consultoria externa para delinear a metodologia de mudança

4 Diagnóstico Mapeamento de resistência à mudança
BHTrans – pouca organização interna para atuação descentralizada, distância do povo BB – empregados antigos, sindicato, parte da classe dirigente SEPLAG – distintas relações entre área meio e área fim, influência política, discurso tecnocrático, sindicatos pouco preparados

5 Diagnóstico Levantamento de restrições e apoiadores
BHTrans – apoio de alguns dirigentes da cúpula BB – apoio da direção e restrição dos empregados, decisão de governo SEPLAG – decisão de governo, apoio da classe política, inoperância do sindicato, passividade do servidor público

6 Diagnóstico Identificação de projetos e ações de aperfeiçoamento de gestão em andamento BHTrans – descentralização de atividades, nova estrutura organizacional BB – parâmetros de mercado, novos processos de trabalho, foco no negócio SEPLAG – “Choque de Gestão”, “Estado para Resultados”, atuação do “Geraes” e “Sumin”

7 Diagnóstico Levantamento de opiniões e sugestões de atores sociais relevantes BHTrans – Curso de Pós-Graduação BB – Critérios do Acordo de Basiléia, acionistas, Governo SEPLAG – Painel de especialistas, empresários, consultoria externa, BDMG, FJP, UFMG, PUC-Minas, Banco Mundial

8 Concepção Diretrizes estratégicas da organização:
BHTrans – aproximação com comunidade, aumentar velocidade de respostas BB – excelência nos processos, foco no cliente e não no clientelismo SEPLAG – equilíbrio fiscal, modernização e inovação de instrumentos de gestão pública

9 Concepção Mobilização de grupo-tarefa BHTrans – Direção
BB – Comitê Gestor de Mudança SEPLAG – Equipe do “Estado para Resultados”, Câmaras Setoriais, parceria com Legislativo

10 Concepção Plano de Ação e Projetos de Aperfeiçoamento
BHTrans – Mudança na estrutura com Diretoria de Ação Regional e Operação BB – Parâmetros de Mercado, Agências de Relacionamento, Centralização dos Processos, Foco no Segmento de Negócio SEPLAG – Projetos Estruturadores

11 Concepção Definição do perfil para os gestores organizacionais
BHTrans – equipe alinhada com a comunidade BB – empregados comprometidos SEPLAG – servidores com experiência e profissionais do mercado, processos de certificação profissional

12 Concepção Definição da disseminação BHTrans – de cima para baixo
BB – de cima para baixo, incluiu reunião com empregados e sindicatos SEPLAG – de cima para baixo, discussão nas unidades administrativas

13 Suporte Comunicação Interna BHTrans – cartazes, intranet e internet
BB – comunicação diversificada, com intranet e internet como meios principais SEPLAG – comunicação diversificada com intranet, internet, e boca-a-boca

14 Suporte Processo Decisório BHTrans – direção
BB – conselho, presidência e dirigente regional SEPLAG – governador, secretários e dirigentes de órgãos

15 Suporte Identificação das experiências de mudança
BHTrans – atividades nas regionais, dinâmicas e de maior qualidade BB – centralização de processos, novos cargos e atividades no trabalho SEPLAG – resultados acordados e premiação

16 Organização Frente à Mudança
Percepção do esforço maior da alta direção Resultados da Mudança BHTrans – aproximação com a comunidade BB – aumento dos resultados SEPLAG – déficit zero, retomada dos investimentos, ações de longo prazo

17 Cultura e Mudança Cultura é um dos principais fatores que interfere no processo de gestão da mudança Refere-se às normas do grupo ou formas tradicionais de comportamento que as pessoas vão desenvolvendo ao longo dos tempos Diz respeito aos valores implícitos compartilhados entre os grupos Quanto mais rápidas forem as mudanças ambientais, maior a atenção para a cultura

18 Cultura da Organização Frente à Mudança
Resultados da Mudança BHTrans – cultura de engenheiros BB – cultura de resultados frente a antiga cultura bancária estatal SEPLAG – cultura de serviço público para cultura de resultados

19 Gestão do Processo de Mudança
Requerimentos para a mudança: Criação de um senso de urgência Comprometimento da alta direção Articulação com a visão e missão da organização Fortalecimento e motivação dos empregados Adoção da comunicação efetiva utilizando as redes formais e informais Não satisfação apenas com resultados parciais Institucionalização do processo de mudança


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