A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016"— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
PROALFA 2016 Resultados Gerais do Estado Rede Estadual AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

3 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Participação – PROALFA 2014 a 2016 Edição Rede de Ensino N° de Alunos Previstos Avaliados Participação (%) 2014 ESTADUAL 73.783 69.299 93,9 MUNICIPAL 91,1 2015 82.559 77.944 94,4 91,7 2016 87.410 82.118 92,1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

4 Proficiências Médias – Língua Portuguesa PROALFA 2016 - Rede Estadual
800,0 750,0 700,0 650,0 604,5 600,1 600,0 550,0 500,0 450,0 400,0 2015 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

5 Distribuição dos estudantes pelos Padrões de Desempenho Estudantil
Língua Portuguesa – PROALFA 2016 6 5 5,1 6,7 59,5 28,7 5,2 7,1 55,3 32,3 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROALFA Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 3º ano EF Até 450 450 a 500 500 a 650 Acima de 650 201 201

6 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Participação no PROEB - 5º ano do Ensino Fundamental 2013, 2014 e 2016 Etapa Edição Rede Alunos Previstos Alunos Efetivos Percentual de Participação 5º ANO EF 2013 Estadual 97.256 94,2 Municipal 91,7 2014 95.021 89.726 94,4 91,6 2016 79.652 75.057 92,4 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

7 Participação no PROEB - 3º ano do Ensino Médio 2014, 2015 e 2016
Etapa Edição Rede Alunos Previstos Alunos Efetivos Percentual de Participação 3º ANO EM 2014 Estadual 84,4 Municipal 1.707 1.222 71,6 2015 82,9 1.539 1.311 85,2 2016 83,4 1.769 1.425 80,6 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

8 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
PROEB 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Resultados Gerais – Rede Estadual AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

9 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – LÍNGUA PORTUGUESA PROEB/Prova Brasil – 5º Ano EF , 2015 e 2016 Língua Portuguesa - 5º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 224,2 225,3 220,5 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

10 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – LÍNGUA PORTUGUESA 5º ano do Ensino Fundamental - 2014 e 2016
6,8 24,2 36,7 32,2 8,1 23,4 36,3 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º ano EF Até 150 150 a 200 200 a 250 Acima de 250 2016 2014

11 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – LÍNGUA PORTUGUESA PROEB/Prova Brasil – 9º Ano EF – 2014, 2015 e 2016 Língua Portuguesa - 9º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 256,9 253,6 250,1 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

12 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – LÍNGUA PORTUGUESA
9º ano do Ensino Fundamental – 2014 e 2016 17,6 49,8 26,3 6,4 13,5 48,7 29,7 8,2 2016 2014 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 9º ano EF Até 200 200 a 275 275 a 325 Acima de 325

13 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – LÍNGUA PORTUGUESA PROEB/Prova Brasil – 3º Ano EM – 2014, 2015 e 2016 Língua Portuguesa - 3º Ano EM 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 281,4 270,7 263,0 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

14 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – LÍNGUA PORTUGUESA
3º ano do Ensino Médio – 2014 e 2016 32,6 38,2 25,3 3,9 25,1 37,6 30,6 6,7 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 3° Ano EM Até 250 250 a 300 300 a 350 Acima de 350 2016 2014

15 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
PROEB 2016 MATEMÁTICA Resultados Gerais – Rede Estadual AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

16 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – MATEMÁTICA PROEB/Prova Brasil – MT 5EF – 2014, 2015 e 2016 Matemática - 5º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 239,3 234,4 230,9 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

17 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – MATEMÁTICA
5º ano do Ensino Fundamental – 2014 e 2016 12,6 29,2 36,3 21,8 11,4 27,0 35,9 25,7 2016 2014 Padrões de Desempenho em Matemática - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275

18 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – MATEMÁTICA PROEB/Prova Brasil – MT 9EF – 2014, 2015 e 2016 Matemática - 9º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 265,5 258,7 254,5 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

19 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – MATEMÁTICA
9º ano do Ensino Fundamental – 2014 e 2016 2, 6 2016 28,2 54,4 14,9 4,2 2014 19,3 57,5 19,0 Padrões de Desempenho em Matemática - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 9º Ano EF Até 225 225 a 300 300 a 350 Acima de 350

20 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – MATEMÁTICA PROEB/Prova Brasil – MT 3EM – 2014, 2015 e 2016 Matemática - 3º Ano EM 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 283,4 269,5 265,2 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

21 Leitura dos Resultados
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

22 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
AVALIAÇÃO SECRETARIA Situação sensível do PROEB – Anos finais do Ensino Fundamental Os dados apontam que os estudantes não têm conseguido avançar na abstração, pensamento dedutivo e indutivo. Língua Portuguesa: Argumentação, construção e debate. Matemática: Pensamento algébrico, raciocínio lógico. O 9º ano está com resultados em queda nos últimos 3 anos em Língua Portuguesa e Matemática. O Ensino Médio se encontra estagnado, sem evolução. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

23 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
AVALIAÇÃO SECRETARIA No 7º ano do ensino fundamental, o pensamento sai da construção concreta para a analítica e esta intervenção tem que ser realizada, com vistas a melhoria da aprendizagem e nos resultados do 9º ano do ensino fundamental. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

24 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
AVALIAÇÃO SECRETARIA As diretrizes pedagógicas e as ações da Secretaria, nem sempre chegam adequadamente na Escola, ou quando chegam, não há ênfase nos objetivos. Existe um respeito quanto aos prazos estabelecidos, mas não quando se trata da forma de construção coletiva das ações. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

25 De modo geral, as nossas escolas precisam avançar
nas seguintes competências: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

26 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Em Língua Portuguesa 1) Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

27 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Em Língua Portuguesa 2) Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

28 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Em Matemática 1) Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

29 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Em Matemática 2)Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando interpretação. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

30 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Em Matemática 3) Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

31 Habilidades a serem desenvolvidas
Língua Portuguesa 1 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. 2- Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. 3 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

32 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
4 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. 5 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. 6 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

33 Habilidades a serem desenvolvidas
Matemática 1 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. 2 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano. 3 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. 4 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

34 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
5 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. 6 - Identificar características de figuras planas ou espaciais. 7 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

35 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
8 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. 9 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

36 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Para isso propomos... AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

37 O que é feito, pela escola, com os resultados das avaliações?
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

38 TEMPO? 16 h/a – 24 horas 4 horas de módulo semanais
As diretrizes pedagógicas nem sempre chegam adequadamente na Escola, ou quando chegam, não há ênfase nos objetivos. Existe um respeito quanto aos prazos estabelecidos, mas não quando se trata da forma de construção coletiva das ações. TEMPO? 16 h/a – 24 horas 4 horas de módulo semanais / AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

39 Leitura dos Resultados da
Avaliação 2016

40 Onde se encontram os resultados do Simave?
Os Resultados por escola e por aluno estão disponíveis no portal AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

41 Qual é o caminho para acessar os resultados da escola?
Para acessar os resultados da escola, clique em SIMAVE > Avaliação Externa > PROEB > Resultados > Escola. Vamos conhecer o resultado de uma escola avaliada no Proeb AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

42 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Resultados de Matemática 5º ano do Ensino Fundamental AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

43 Quais são os resultados apresentados e como realizar a sua leitura?
1. Proficiência Média Proficiência Média Padrões de Desempenho em Matemática - Proeb Etapa Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275 Resultado - Escola AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

44 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
2. Participação Participação Padrões de Desempenho em Matemática - Proeb Etapa Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275 Resultado - Escola AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

45 3. Distribuição Percentual dos estudantes por Padrão de Desempenho
Distribuição Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho Estudantil Padrões de Desempenho em Matemática - Proeb Etapa Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275 Resultado - Escola

46 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Como a escola pode se apropriar desses resultados? Sugestão de roteiro de leitura AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

47 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
1. Proficiência Média Observe, na página de resultados, as proficiências médias alcançadas pelos estudantes nas três últimas edições do Proeb e preencha o quadro a seguir. Edição Proficiência Média Análise 2013 Qual é o comportamento da proficiência média da sua escola ao longo dos anos? ( ) Está aumentando ( ) Está estável ( ) Está diminuindo OBS.: 2014 2016 Que hipóteses podem ser levantadas sobre a evolução dos resultados da escola ao longo do tempo? Registre o que foi discutido com a equipe da escola. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

48 Em relação à proficiência média...
Podemos... Não podemos...

49 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
2. Participação Na página de resultados, localize o percentual de participação dos estudantes da escola, nos últimos anos, e preencha o quadro abaixo. Edição Participação Análise 2013 Ao longo do tempo a participação ( ) cresceu ( ) ficou estável ( ) diminuiu Levante hipóteses para o atual índice de participação da escola, em relação aos anos anteriores. Caso a participação em 2016 não tenha correspondido às expectativas, o que pode ser feito para aumentá-la no próximo ciclo do Proeb? Um ponto importante nessa atividade é comparar a participação dos estudantes no dia da aplicação do teste e a sua frequência às aulas. 2014 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

50 Em relação à participação...
Podemos... Não podemos... AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

51 3. Distribuição Percentual dos estudantes por Padrão de Desempenho
Observe o gráfico com a distribuição dos estudantes pelos padrões de desempenho na página de resultados e preencha o quadro abaixo. Edição Padrões de Desempenho Estudantil Baixo Intermediário Recomendado Avançado 2013 2014 2016 Os percentuais de estudantes nos padrões mais baixos têm diminuído, aumentado ou mantiveram-se estáveis ao longo do tempo? Qual é o padrão em que se encontra o maior número de estudantes? Observando o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho, é possível dizer que os estudantes desta escola apresentaram: ( ) Melhora gradativa ( ) Estabilidade no desempenho ( ) Queda no desempenho Junto à equipe pedagógica, levante possíveis hipóteses para esses resultados. Que estratégias podem ser utilizadas para aqueles estudantes que estão nos padrões mais baixos? AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

52 Em relação aos padrões de desempenho...
Podemos... Não podemos...

53 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
O tipo de intervenção mais adequado para os estudantes, de acordo com o padrão de desempenho BAIXO Recuperação INTERMEDIÁRIO Reforço RECOMENDADO Aprofundamento AVANÇADO Desafio AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

54 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

55 Característica dos estudantes no padrão de desempenho Baixo
Os estudantes que se encontram neste Padrão demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à etapa de escolaridade, de acordo com a Matriz de Referência. Nos testes, tendem a acertar apenas aqueles itens que avaliam as habilidades consideradas basilares, respondidos corretamente pela maior parte dos estudantes e, portanto, com maior percentual de acertos. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

56 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Um estudante de 5º ano com desempenho de até 175 (padrão Baixo) na escala de Proficiência de Matemática é capaz de... Corresponder pontos dados em uma reta numérica, graduada de 2 em 2 ou de 5 em 5 unidades, ao número natural composto por até 3 algarismos que eles representam. Identificar a localização de um objeto situado entre outros dois. Executar adição ou subtração de números naturais de até 3 algarismos sem reagrupamento. Localizar informações, relativas ao maior elemento, em gráficos de colunas. Localizar informações apresentados em gráficos de colunas, associando as informações dos eixos. Determinar a área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas por meio de contagem. Resolver problemas do cotidiano envolvendo adição de pequenas quantias de dinheiro. Localizar informações, relativas ao menor elemento, em gráficos de colunas. Localizar informações em tabelas simples. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

57 Exemplo de item que pode ser resolvido por um estudante neste padrão
Esse item avalia a habilidade de os estudantes resolverem problemas do cotidiano envolvendo adição de quantias em dinheiro, expressas na forma decimal. Para resolvê-lo, os estudantes precisam atentar para os preços dos produtos comprados por João e, com o objetivo de determinar quanto ele pagou nessa compra, devem efetuar a soma desses valores, R$ 32,80 + R$ 5,90, e concluir que João pagou pela compra realizada a quantia de R$ 38,70. Logo, aqueles que optaram pela alternativa C, possivelmente, desenvolveram a habilidade avaliada pelo item. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

58 Característica dos estudantes no padrão de desempenho Recomendado
Os estudantes que alcançaram este Padrão de Desempenho demonstram o desenvolvimento das habilidades básicas e essenciais para a etapa de escolaridade avaliada, baseadas na Matriz de Referência. Demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização, ao responder aos itens que exigem maior domínio quantitativo e qualitativo de competências, em consonância com a sua etapa de escolaridade. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

59 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Um estudante de 5º ano com desempenho entre 225 a 275 (padrão Intermediário) na escala dede Proficiência de Matemática é capaz de... Localizar um ponto entre outros dois fixados, apresentados em uma figura composta por vários outros pontos. Reconhecer a planificação de um cubo entre um conjunto de planificações apresentadas. Determinar a área de uma região retangular representado em uma malha quadriculada. Determinar o horário final de um evento a partir do horário de início, dado em horas e minutos, e de um intervalo dado em quantidade de minutos superior a uma hora. Resolver problemas envolvendo conversão de litro para mililitro. Converter mais de uma hora inteira em minutos. Estimar a altura de um determinado objeto com referência aos dados fornecidos por uma régua graduada em centímetros. Determinar o resultado da subtração, com recursos à ordem superior, entre números naturais de até cinco ordens, utilizando as ideias de retirar e comparar. Determinar o resultado da multiplicação de um número inteiro por um número representado na forma decimal, em contexto envolvendo o sistema monetário. Determinar o resultado da divisão de números naturais formados por 3 algarismos, por um número de uma ordem, usando noção de agrupamento. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

60 Exemplo de item que pode ser resolvido por um estudante neste padrão
Esse item avalia a habilidade de os estudantes resolverem problemas envolvendo o cálculo da área de um retângulo desenhado em uma malha quadriculada. Para resolvê-lo, os estudantes devem perceber que, na malha quadriculada apresentada, cada quadradinho tem lado equivalente a 1 m, ou seja, a área de cada quadradinho corresponde a 1 m², que é a unidade de área mencionada no comando. Na sequência, eles podem proceder com a contagem dos quadradinhos, um a um, ou utilizar a configuração retangular para obter a quantidade de metros quadrados que correspondem à área do portão. Alguns estudantes, já em um nível mais avançado, podem, ainda, utilizar a malha quadriculada para extrair as medidas das dimensões do retângulo, 4 m e 3 m. Em seguida, devem efetuar o cálculo da medida da área do retângulo como produto desses valores, obtendo 4 x 2 = 12 m². Os estudantes que assinalaram a alternativa A, possivelmente, consolidaram a habilidade avaliada nesse item.

61 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

62

63 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
AÇÕES PEDAGÓGICAS ? AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

64 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Muito obrigada! AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS


Carregar ppt "RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google