A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8°ano C.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8°ano C."— Transcrição da apresentação:

1 8°ano C

2 Localização O cerrado é localizado em grande parte da região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

3 Clima Possui clima tropical úmido, clima quente, semi - úmido, verão com chuvas, inverno muito seco e nos períodos de estiagem o solo fica bastante ressecado. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC.

4 Hidrografia Devido a sua geografia de planaltos na porção central no Brasil, o bioma é uma das mais importantes fontes de água para o país. Não é à toa que o Cerrado é conhecido como o berço das águas do Brasil.  O cerrado é cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Bacia de São Francisco, Bacia da Prata e Bacia de Tocantins, por essa causa é chamado de berço das águas. E nele também está localizado parte do Aquífero Guarani. As chapadas e planaltos da região dividem a água entre algumas bacias hidrográficas. O cerrado se conecta com regiões de outros locais por corredores hidrográficos (rios perenes com regime tropical), as cheias acontecem no verão e as vazantes no inverno.

5 Fauna O cerrado é um bioma brasileiro com rica biodiversidade. São cerca de 10 mil espécies vegetais e, aproximadamente, espécies animais. Muitas destas espécies são encontradas apenas no cerrado (espécies endêmicas). Tamanduá-bandeira Galito Lobo-guara

6 Flora

7 Características: árvores pequenas, com tronco retorcido e casca grossa, o cerrado possui várias formações vegetais diferentes, que vão desde campos limpos, onde só existem gramíneas e raramente pequenos arbustos até formações florestais bem peculiares como as veredas e seus frondosos buritis. Veredas Fruto do pequizeiro Pequizeiro

8 .  Importância social e econômica do Cerrado (população e recursos naturais )
O espaço geográfico ocupado pelo bioma desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano, fenômeno apelidado de “efeito guarda-chuva”.

9 O Cerrado fornece recursos naturais como os frutos que são bastante comercializados. Espécies como o pequi, a gueroba, o baru, a mangaba,etc, utilizadas pelas comunidades locais e geram renda com pequeno impacto no bioma Cerrado. No Cerrado um setor forte na economia é a agropecuária. Na região do Cerrado se pratica a agricultura, em especial a produção de grãos, além disso, abriga o maior rebanho bovino.

10 O uso econômico das plantas nativas pelas populações locais normalmente se dá pelo extrativismo.  Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta e extração de produtos naturais, sejam estes de origem animal, vegetal ou mineral, onde os recursos úteis são retirados diretamente da sua área de ocorrência natural para produzir bens Mais 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do Pequizeiro (Caryocar brasiliensis), Buriti (Mauritia flexuosa) e Mangabeira (Hancornia speciosa) e as sementes do Barú (Dypteryx alata).

11 Efeitos da ação antrópica sobre o bioma
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana. Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causado por garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água (bloqueio por terra) Nos últimos anos, contudo, a expansão da agricultura e da pecuária representa o maior fator de risco para o Cerrado.

12 As duas principais ameaças à biodiversidade do Cerrado estão relacionadas a duas atividades econômicas: a monocultura intensiva de grãos e a pecuária extensiva de baixa tecnologia. O uso de técnicas de aproveitamento intensivo dos solos tem provocado, há anos, o esgotamento dos recursos locais. A utilização indiscriminada de agrotóxicos e fertilizantes tem contaminado também o solo e a água. Os poucos blocos de vegetação nativa ainda inalterada no Cerrado devem ser considerados prioritários para implementação de áreas protegidas, já que apenas 0,85% do Cerrado encontra-se oficialmente em unidades de conservação.

13 Estudos realizados pelo Programa Cerrado, da CI-Brasil, indicaram que o bioma corre o risco de desaparecer até 2030, já que o desmatamento chega a 1,5%, ou seja, três milhões de hectares/ano. Isso equivale a 2,6 campos de futebol/minuto. Somente 19,15% corresponde a áreas nas quais a vegetação original ainda está em bom estado.

14 Aranha-de-teia-de-solo (Anapistula guyri).
Com a ameaça que o bioma sofre, os animais em extinção no Cerrado correm um risco maior. Acontece que algumas das espécies da fauna e da flora são encontradas somente na região e não podem ser vistas em outros biomas. São as chamadas espécies endêmicas, como é o caso, por exemplo, dos animais: Quenquém (Acromyrmex diasi) Aranha-de-teia-de-solo (Anapistula guyri).  

15 Projetos e ações de sustentabilidade no Cerrado
“Semeando o Bioma Cerrado” Oo objetivo é estimular que a cadeia produtiva de sementes e mudas florestais de espécies nativas a se adapte à legislação e adote modelos eficientes de produção para viabilizar programas, projetos e ações que promovam o desenvolvimento sustentável.

16 “Águas do Cerrado” Desenvolvido pelo Instituto de Permacultura: Organização, Ecovilas e Meio Ambiente (Ipoema) com apoio financeiro da Petrobras e, agora, cooperação técnica da Embrapa. Lançado em abril de 2014, é resultado de um processo participativo que envolve 80 famílias dos assentamentos de Reforma Agrária, em Goiás. O principal objetivo é atuar na recuperação de 35 nascentes, sete córregos e um rio.

17 “Programa Cerrado Sustentável”
Tem como objetivo principal a promoção da conservação, a restauração, a recuperação e o manejo sustentável de ecossistemas naturais, bem como a valorização e o reconhecimento de suas populações tradicionais, buscando condições para reverter os impactos socioambientais negativos do processo de ocupação do Bioma Cerrado.

18 Referências bibliográficas:
ambiente-conheca-algumas-iniciativas-de-preservacao-cerrado-brasileiro/ cerrado.jpg   ma/


Carregar ppt "8°ano C."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google