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Conceito O ciclo de vida de um produto é um conceito (ou modelo) que descreve a evolução de um produto ou serviço no mercado dividindo-a em em quatro fases,

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1 Conceito O ciclo de vida de um produto é um conceito (ou modelo) que descreve a evolução de um produto ou serviço no mercado dividindo-a em em quatro fases, cada uma das quais com características específicas e, por isso, com orientações estratégicas diferentes, são elas: Introdução - Período logo após o lançamento do produto e que se caracteriza por um lento crescimento das vendas, poucas empresas em competição e, geralmente, um elevado risco e baixo retorno financeiro para as empresas. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na inovação e na qualidade.

2 Crescimento - Período que se caracteriza por um crescimento exponencial da procura acompanhada de uma tendência de massificação do produto ou serviço e uma melhoria substancial da rentabilidade das empresas. É um período também caracterizado por uma grande volatilidade competitiva com nuitas empresas a entrarem e a sairem do mercado. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na qualidade, na redução de custos, nos canais de distribuição e no lançamento de novas versões do produto para conquista de quota de mercado.

3 Maturidade - Neste período o ritmo de crescimento das vendas dá sinais de abrandamento e intensificam-se fortemente os níveis concorrenciais entre as empresas, visíveis nas frequentes guerras de preço e publicidade. As principais apostas estratégicas são o lançamento de novos produtos e serviços complementares com o objectivo de conseguir diferenciar a oferta e conquistar o domínio em determinados segmentos de mercado. Continua a aposta na colocação da ênfase nos baixos custos e agora também na comunicação.

4 Declínio - Neste período a procura entra em derrapagem, os lucros sofrem uma rápida erosão e um número elevado de empresas abandona o mercado. A aposta estratégica é agora manter apenas as variedades de produtos mais competitivos abandonando os restantes.

5 O projeto do produto O projeto tradicional de um produto visa satisfazer às necessidades de utilização do produto pelo consumidor e não leva em conta seu destino após o uso ou os impactos decorrentes de seu ciclo de vida.

6 Do projeto ao produto Os projetistas, para estarem em posição de melhor contribuir com o surgimento de produtos ambientalmente amigáveis, devem conhecer o fluxo total dos materiais, desde a extração até a disposição final; desenvolver métodos e ferramentas para o projeto para o meio ambiente; pesquisar materiais que facilitem a reciclagem; desenvolver novas tecnologias e sistemas de produção.

7 Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
Avaliação do Ciclo de Vida é uma técnica para avaliação dos aspectos ambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, compreendendo as etapas que vão desde a retirada da natureza das matérias-primas elementares que entram no processo produtivo até a disposição do produto final. A ACV é uma ferramenta muito utilizada para implantação de políticas públicas, ecodesign, rotulatagem de produtos (rótulo ambiental) como forma de diferenciação na competitividade.

8 Etapas do ACV As principais fases da ACV de um produto são:
Definição de objetivo e escopo: principais razões para a realização do estudo e o seu público alvo. Análise do inventário: são efetuadas a coleta e a quantificação de todas as variáveis envolvidas durante o ciclo de vida do produto, processo ou atividade. Avaliação de impacto: A avaliação dos impactos ambientais visa determinar a intensidade com que os aspectos ambientais alteram o meio ambiente. Interpretação: os resultados obtidos nas fases de inventário e avaliação de impacto são analisados de acordo com o objetivo e o escopo previamente definidos para o estudo.

9 Características do ACV
Ferramenta de apoio à tomada de decisões: - gera informações; - não resolve problemas. Avalia impactos associados à função do produto. Única que compara desempenho ambiental de produtos. Limitações do ACV Falta de metodologia consolidada. Critérios subjetivos para tomada de decisões. Falta de modelos para avaliação de impactos. Grande número de dados.

10 DfE O Projeto para o Ambiente (Design for the Environment - DfE) é uma ferramenta da Ecologia Industrial e deve examinar todo o ciclo de vida do produto para propor alterações no projeto de forma a minimizar o impacto ambiental do produto desde sua fabricação até seu descarte.

11 DfE e Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
1.  considerar ambientalmente todo o ciclo de vida do produto; 2.  escolher os materiais mais adequados, naturais ou não; 3.  considerar o consumo de energia, maximizando o uso de fontes renováveis de energias; 4. aumentar a vida do produto; 5. usar o mínimo de material e evitar a utilização de materiais escassos;

12 DfE e Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
6.  usar produtos recicláveis ou reutilizáveis, reduzindo ou eliminando o uso de materiais virgens; 7.  reduzir ou eliminar o uso de materiais tóxicos, inflamáveis e explosivos durante o ciclo de vida; 8.  reduzir ou eliminar o armazenamento e emissão de materiais perigosos; 9. reduzir ou eliminar o uso de materiais ligados à degradação da camada de ozônio e às mudanças climáticas durante o ciclo de vida; 10. melhorar a logística  de distribuição minimizando a necessidade de transporte.

13 Logística reversa e ciclo de vida do produto
O Processo Logístico Reverso é definido como o planejamento, implementação e controle de fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar o valor agregado ao produto ou realizar um descarte adequado. Esse processo gera materiais reaproveitáveis que podem retornar ao processo tradicional de suprimento, produção e distribuição, como mostra a figura.

14 Canais de distribuição reversos
REUSO – reutilização de produtos que ainda não tiveram sua vida útil finada. DESMANCHE – sistema de revalorização de um produto duravél de pós-consumo. RECICLAGEM – canal reverso de revalorização através de reincorporação de produtos ao ciclo produtivo.

15 Custos dos impactos ambientais
Custos devidos a disposição final – são os custos que estão associados aos custos de disposição final do lixo urbano em aterros, coleta seletiva ou incineração, ineficiência dos processos industriais, etc. Custos de reposição dos recursos utilizados – referem-se aos custos não considerados dos recursos, renováveis ou não, que foram efetivamente utilizados na produção do bem.


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