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Professor: Adilson Wagner Gandu

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Apresentação em tema: "Professor: Adilson Wagner Gandu"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Adilson Wagner Gandu E-mail: adwgandu@model.iag.usp.br
IAG – Departamento de Ciências Atmosféricas  Disciplina: ACA Meteorologia para Licenciatura - Professor: Adilson Wagner Gandu Fone: ou (Secretaria) Sala: no. 332 no Bloco Principal do IAG

2 Aulas : 3as feiras, das 19h10m às 20h50m Local : Sala 14 – Bloco da Admininstração do IAG
Objetivos Dar ao aluno conceitos fundamentais sobre a atmosfera da Terra, seus processos físicos e noções de meteorologia, necessários a um professor de ciências (ensino fundamental e médio)

3 Programa Conceitos básicos sobre a estrutura vertical e a composição química da atmosfera terrestre. Principais variáveis meteorológicas e seus métodos de medição: temperatura, umidade, precipitação, pressão atmosférica e radiação solar. A energia na atmosfera: balanço de energia. Ciclo da água na atmosfera. Principais técnicas empregadas para a observação meteorológica. Nebulosidade e visibilidade.

4 Bibliografia AHRENS, D.C., 1985 – “Meteorology Today”
WALLACE, J.M. and HOBBS, P.V., 2006 – “Atmospheric Science: An Introductory Survey” Outros sites

5 ORGANIZAÇÕES METEOROLÓGICAS
INMET – Instituto Nacional de Meteorologia CPTEC – Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos SBMET – Sociedade Brasileira de Meteorologia OMM (WMO) – Organização Meteorológica Mundial

6 ENSINO DE METEOROLOGIA
Investigando a Terra – Meteorologia (IAG/USP) MACA – Meio Ambiente e Ciência Atmosféricas (CPTEC/INPE) download do Guia do Professor Meteorologia Básica – Profa. Alice Marlene Grimm (UFPr) Meteorologia e Climatologia – Prof. Mario A. V. Silva download alternativo do livro download do programa de aulas Teachers’Domain: Home Page COMET – MetEd: K-12 and the Public I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra – UNICAMP 2007 Terræ Didatica, do Inst. Geociências da Unicamp

7 Aprovação Avaliação Média Final ≥ 5 e Freqüência ≥ 70 %
2 provas (datas a serem marcadas), + 1 prova substitutiva Listas de exercícios Trabalho (projeto) Aprovação Média Final ≥ 5 e Freqüência ≥ 70 % MF = 0,2*ME + 0,3*NT + 0,5*MP, se MP ≥ 5 ou MF = MP, se MP < 5 Onde: ME – média das listas de exercícios NT – nota do trabalho MP – média das 2 melhores provas

8 1ª. Questão: O que nós estamos fazendo aqui?
(o que você espera do curso?; o que você espera da disciplina?; o que você espera de você?) USP  lança 1º curso de licenciatura em Geociências e Educação Ambiental OBJETIVOS E ÁREAS DE ATUAÇÃO O curso formará educadores (ambientais) para atuação diversificada tanto no ensino escolar como não escolar: Ensino fundamental, médio e técnico, em disciplinas na área de Ciências da Natureza e em programas interdisciplinares de Educação Ambiental. Empresas, organizações não governamentais, museus, centros educacionais e culturais, bibliotecas, associações civis e entidades diversas, em atividades de divulgação científica, de educação ambiental e planejamento de ações com preocupações ecológicas.

9 Ciências Naturais 2ª. Questão:
disciplinas : Biologia, Química, Física, Astronomia, Geologia etc. METEOROLOGIA 2ª. Questão: O que é a “meteorologia”? (o que estuda?; qual a importância geral e especifica para o curso; quais são suas “bases”, teórica e metodológica?)


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