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COMPORTAMENTO DA FIRMA E ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO DA FIRMA E ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO DA FIRMA E ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA
Parte 5 COMPORTAMENTO DA FIRMA E ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA

2 Concorrência Monopolística
17 Concorrência Monopolística

3 Concorrência monopolística
Competição imperfeita inclui aquelas estruturas de mercado que ficam entre a concorrência perfeita e o monopólio.

4 Os quatro tipos de estruturas de mercado
Número de firmas Uma firma Poucas firmas Muitas firmas Tipos de produto Produtos diferenciados Produtos identicos Livros Filmes Concorrência monopolística Concorrência Soja Leite perfeita Água tratada Petróleo Monopólio Automóveis Medicamentos Oligopólio Copyright © South-Western

5 Concorrência monopolística
Tipos de mercados imperfeitamente competitivos: Concorrência monopolística Muitas firmas vendendo produtos que são semelhantes, porém não idênticos. Oligopólio Poucos vendedores oferecendo produtos semilares ou idênticos aos outros vendedores.

6 Concorrência monopolística
Esses mercados tem algumas características da concorrência perfeita e algumas do monopólio.

7 Concorrência monopolística
Atributos da concorrência monopolística: Muitos vendedores. Produtos diferenciados. Livre entrada e saída das firmas do mercado.

8 Concorrência monopolística
Muitos vendedores Existem muitas firmas competindo pelo mesmo grupo de consumidores. Por exemplo:livros, CDs, jogos de computadores, restaurantes, aulas de piano, biscoitos, mobília, etc.

9 Concorrência monopolística
Diferenciação de produtos Cada firma produz um bem que é levemente diferente daquele produzido por outras firmas. Por isso, em vez de ser uma mera tomadora de preços, ela se defronta com uma curva de demanda negativamente inclinada.

10 Concorrência monopolística
Livre entrada e saída. As firmas podem entrar e sair do mercado sem restrições. O número de firmas no mercado tende a ajustar-se ao nível de lucro econômico zero.

11 Concorrência com produtos diferenciados
A firma em concorrência monopolística no curto prazo. No curto prazo a existência de lucro econômico encoraja a entrada de novas firma no mercado. Então: Se aumenta a quantidade ofertada, diminui a demanda das firmas que já estavam no mercado. A curva de demanda tende a deslocar-se para a esquerda. A demanda como um todo diminui e os lucros tendem a declinar

12 Figura 1 Concorrência monopolística no curto prazo;
(a) As firmas tem lucro econômico Preço CMg CMT Demanda RMg Quantidade de maximização dos lucros Preço Custo médio total Lucro Quantidade Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning

13 Concorrência com produtos diferenciados
A firma em concorrencia monopolística no curto prazo. Os prejuízos econômicos de curto prazo encorajam as firmas a saírem do mercado. Então: Diminui a quantidade ofertada dos bens. Aumenta a demanda para firmas que permanecem no mercado. A curva de demanda se desloca para a direita. Aumentam os lucros das firmas que permanecem no mercado

14 Figura 1 Concorrência monopolista no curto prazo
(b) A firma tem prejuízo Preço CMg CTM Prejuízo Quantidade que minimiza o prejuízo Custo total médio Demanda Preço RMg Quantidade Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning

15 O equilíbrio no longo prazo
As firmas continuarão entrando e saindo do mercado até o ponto em que todas elas tenham lucro econômico zero.

16 Figura 2 Concorrência monopolista no longo prazo
Preço CMg CTM Demanda RMg Quantidade que maximiza os lucros P = CTM Quantidade Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning

17 O equilíbrio de longo prazo
Características fundamentais da concorrência monopolística: Como no monopólio, O preço excede o custo marginal; A maximização dos lucros exige que a receita marginal seja igual ao custo marginal; A curva de demanda negativamente inclinada torna a receita marginal menor que o preço. Como na concorrência perfeita: o preço é igual ao custo total médio. A livre entrada e saída de firmas do mercaco faz com que o lucro econômico seja igual a zero.

18 Concorrência monopolística versus concorrência perfeita.
Existem duas importantes diferenças entre a concorrência monopolística e a concorrência perfeita: Capacidade ociosa Markup

19 Concorrência monopolista versus concorrência perfeita.
Capacidade ociosa. Na concorrência perfeita não existe capacidade ociosa no longo prazo. A livre entrada das firmas competitivas resulta na produção no ponto em que o custo total médio é minimizado, ou seja a escala eficiente de produção da firma. Na concorrência monopolista existe capacidade ociosa no longo prazo. Na concorrência monopolista a produçãoé menor que a escala eficiente de produção.

20 Figura 3 Concorrênia monopolista versus concorrência perfeita.
(a) Concorrência monopolista (b) Concorrência perfeita Preço Preço CMg CTM CMg CTM Demanda RMg P Quantidade produzida escala eficiente P = CMg RMg (curva de demanda) Quantidade produzida = escala eficiente Quantidade Quantidade Capacidade ociosa Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning

21 Concorrência monopolística versus concorrência perfeita.
Markup acima do custo marginal. Para a firma perfeitamente competitiva o preço é igual ao custo marginal. Para a firma monopolisticamente competitiva o preço é superior ao custo marginal. Porque o preço é maior que o custo marginal, a venda de uma unidade adicional ao preço dado, incrementa o lucro da firma em concorrência monopolista.

22 Figura 3 Concorrência monopolista versus concorrência perfeita
(b) Concorrência perfeita Preço Preço CMg CTM CMg CTM Markup Demanda RMg P Quantidade produzida P = CMg RMg (curva de demanda) Quantidade produzida Custo Marginal Quantidade Quantity Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning

23 Concorrência monopolística e bem-estar econômico
A concorrência monopolista não tem todas as características desejáveis da concorrência perfeita.

24 Concorrência monopolística e bem estar econômico
Existe um peso morto causado pelo markup sobre o custo marginal em concorrência monopolística. O custo administrativo de tentar regular o preço de todas as firmas em concorrência monopolística inviabiliza a regulação.

25 Concorrência monopolística e bem estar econômico
Outra forma pela qual a concorrência monopolística pode ser ineficiente em termos sociais é que o número de firmas em geral não é o ideal, podem existir firmas em excesso ou firmas em quantidade insuficiente.

26 Concorrência monopolística e bem-estar econômico
Externalidade da entrada de novas firmas incluem: externalidades dos novos produtos. externalidades de redução de mercados.

27 Concorrência monopolística e bem estar econômico
Externalidades de novos produtos Os consumidores podem realizar um novo excedente do consumidor pela introdução de novos produtos no mercado, logo para os consumidores é uma externalidade positiva. A perda de mercado dos vendedores antigos. Com a introdução de novos produtos as firmas antigas perdem mercado, logo para elas é uma externalidade negativa.

28 PUBLICIDADE Quando as firmas vendem produtos diferenciados e cobram preços acima do custo marginal, cada firma tem incentivos para fazer publicidade para atrair compradores para o seu produto.

29 PUBLICIDADE As firmas que vendem produtos diferenciados em geral gastam em torno de 10 a 20 por cento de suas receitas em publicidade. No Brasil estima-se gastos em publicidade em torno de 300 bilhões de Reais por ano.

30 PUBLICIDADE Críticos da publidade argumentam que as firmas manipulam os gostos e preferências dos consumidores. Argumentam também que a publicade atrapalha a concorrência criando diferenças artificiais entre os produtos que realmente não existem.

31 PUBLICIDADE Os defensores argumentam que a publicidade fornece mais informações aos consumidores. Argumentam também que a publicidade incrementa a concorrência pela oferta de uma maior variedade produtos e preços. A disposição a gastar em publicidade pelas firmas pode sinalizar para os consumidores a qualidade do produto oferecido.

32 Produtos de marca Os críticos argumentam que os produtos de marca induzem os consumidores a perceber diferenças que realmente não existem entre os bens.

33 Produtos de marca Alguns economistas argumentam que os produtos de marca podem ser um caminho para os consumidores estarem certos de comprar produtos de alta qualidade. Fornecendo informações sobre a qualidade do produto. Incentivando as firmas a manter a alta qualidade do produto.


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